A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Gisele Lángaro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Ana Claudia Silveira, Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de, Munhoz, Juliane Marçal, Stefenon, Valdir Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Monografias Ambientais
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6193
Resumo: This paper addresses the issue of life quality in the school environment as an importantcomponent of the citizen building. The survey was conducted in a public elementary school in SãoGabriel-RS. The data were collected through written questionnaires, aiming to investigate howaware the students are of their role in the society and of the fact that they can interfere to improvetheir reality. From the collected data it was developed a task in which the students were theprotagonists in the school reality changing process. From this task it was concluded that when thestudents are involved in the process they understand better their reality and that they are able toact in order to improve it. Listening to what the students have to tell is not only clarifying to theschool teachers and principal, but also the students themselves understand better their reality andstart figuring out how much they can act to improve it.
id UFSM-3_053108829dc118a1957ce484014c9ab4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6193
network_acronym_str UFSM-3
network_name_str Revista Monografias Ambientais
repository_id_str
spelling A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidadeBasic educationSchool realityCitizenshipEducação básicaRealidade escolarCidadaniaThis paper addresses the issue of life quality in the school environment as an importantcomponent of the citizen building. The survey was conducted in a public elementary school in SãoGabriel-RS. The data were collected through written questionnaires, aiming to investigate howaware the students are of their role in the society and of the fact that they can interfere to improvetheir reality. From the collected data it was developed a task in which the students were theprotagonists in the school reality changing process. From this task it was concluded that when thestudents are involved in the process they understand better their reality and that they are able toact in order to improve it. Listening to what the students have to tell is not only clarifying to theschool teachers and principal, but also the students themselves understand better their reality andstart figuring out how much they can act to improve it.O presente artigo acerca-se da temática qualidade de vida no ambiente escolar como aspecto componente da formação do cidadão. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Ensino Fundamental de São Gabriel- RS. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários, tendo como objetivo averiguar o quão consciente os alunos estão de seu papel na sociedade e de que podem intervir para melhorar a sua realidade. A partir dos dados coletados foi desenvolvida atividade na qual os alunos foram colocados como protagonistas no processo de transformação da realidade escolar. A partir dessa atividade, inferiu-se que ao se sentirem envolvidos neste processo de mudança, os educandos passam a compreender a sua realidade e que podem agir para transformá-la. Ouvir o que os alunos têm a dizer não só é esclarecedor para o corpo docente e gestor da escola, mas principalmente para que o próprio educando compreenda a sua realidade e perceba o quanto pode agir para transformá-la.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/619310.5902/223613086193Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1858-1869Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1858-18692236-13082236-1308reponame:Revista Monografias Ambientaisinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6193/3693Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Gisele LángaroRibeiro, Ana Claudia SilveiraVilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula deMunhoz, Juliane MarçalStefenon, Valdir Marcos2021-05-07T12:40:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6193Revistahttps://periodicos.ufsm.br/remoaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/remoa/oai||remoa.ufsm@gmail.com2236-13082236-1308opendoar:2021-05-07T12:40:45Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade
title A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade
spellingShingle A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade
Soares, Gisele Lángaro
Basic education
School reality
Citizenship
Educação básica
Realidade escolar
Cidadania
title_short A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade
title_full A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade
title_fullStr A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade
title_full_unstemmed A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade
title_sort A formação do cidadão no ambiente escolar: da conscientização à intervenção na própria realidade
author Soares, Gisele Lángaro
author_facet Soares, Gisele Lángaro
Ribeiro, Ana Claudia Silveira
Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de
Munhoz, Juliane Marçal
Stefenon, Valdir Marcos
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Claudia Silveira
Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de
Munhoz, Juliane Marçal
Stefenon, Valdir Marcos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Gisele Lángaro
Ribeiro, Ana Claudia Silveira
Vilhena, Ticiana Fagundes da Porciuncula de
Munhoz, Juliane Marçal
Stefenon, Valdir Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Basic education
School reality
Citizenship
Educação básica
Realidade escolar
Cidadania
topic Basic education
School reality
Citizenship
Educação básica
Realidade escolar
Cidadania
description This paper addresses the issue of life quality in the school environment as an importantcomponent of the citizen building. The survey was conducted in a public elementary school in SãoGabriel-RS. The data were collected through written questionnaires, aiming to investigate howaware the students are of their role in the society and of the fact that they can interfere to improvetheir reality. From the collected data it was developed a task in which the students were theprotagonists in the school reality changing process. From this task it was concluded that when thestudents are involved in the process they understand better their reality and that they are able toact in order to improve it. Listening to what the students have to tell is not only clarifying to theschool teachers and principal, but also the students themselves understand better their reality andstart figuring out how much they can act to improve it.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6193
10.5902/223613086193
url http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6193
identifier_str_mv 10.5902/223613086193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6193/3693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Monografias Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1858-1869
Revista Monografias Ambientais; REMOA, V. 8, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE - UNIPAMPA - CAMPUS SÃO GABIREL - RS; 1858-1869
2236-1308
2236-1308
reponame:Revista Monografias Ambientais
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Monografias Ambientais
collection Revista Monografias Ambientais
repository.name.fl_str_mv Revista Monografias Ambientais - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||remoa.ufsm@gmail.com
_version_ 1814256513367146496