Music School of Maranhão - Emem: a historical-organizational case study in order to propose current administrative actions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zorzal, Ricieri Carlini
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Ana Neuza Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/25295
Resumo: This work aspires to propose administrative actions within a public music school called Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem. Methodologically, it was conducted a historicalorganizational case study with quali-quantitatives procedures such as documentary research, audio recorded interviews and questionnaire. Lastly, this work points up administrative actions to support the Emem's development in three different fronts: its administrative relationship with the Maranhão's public educational department; collegiate decisions; and pedagogical actions.Key-words: Music School of Maranhão, historical-organizational case study, school management.
id UFSM-7_e1a6bd697ecc81c3db3ee6c19636f844
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25295
network_acronym_str UFSM-7
network_name_str Revista de Gestão e Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Music School of Maranhão - Emem: a historical-organizational case study in order to propose current administrative actionsEscola de Música do Estado do Maranhão - Emem: um estudo de caso histórico-organizacional para a proposição de ações administrativasThis work aspires to propose administrative actions within a public music school called Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem. Methodologically, it was conducted a historicalorganizational case study with quali-quantitatives procedures such as documentary research, audio recorded interviews and questionnaire. Lastly, this work points up administrative actions to support the Emem's development in three different fronts: its administrative relationship with the Maranhão's public educational department; collegiate decisions; and pedagogical actions.Key-words: Music School of Maranhão, historical-organizational case study, school management.O presente trabalho tem por objetivo propor ações no âmbito da gestão escolar em uma instituição pública de ensino de música em nível fundamental e médio que possam incidir sobre índice de evasão identificado nessa instituição. Para tanto, elegeu-se a Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem - como objeto de estudo e adotou-se o estudo de caso histórico-organizacional com viés quali-quantitativo como abordagem metodológica. Dessa forma, procedeu-se a uma pesquisa documental, a gravação em áudio de entrevistas conduzidas junto ao corpo docente e ao corpo técnico-administrativo, bem como a aplicação de um questionário junto ao corpo discente da instituição. Por fim, elencam-se sugestões de ações no âmbito da gestão escolar em três dimensões: a relação administrativa com as instâncias superiores decisões no âmbito do colegiado acadêmico e ações no campo pedagógico.Palavras-chave: Escola de Música do Estado do Maranhão, estudo de caso histórico-organizacional, gestão escolar.Universidade Federal de Santa Maria2017-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/2529510.5902/2318133825295Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 6, n. 12, maio/ago., 2017; 43-58Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 6, n. 12, maio/ago., 2017; 43-582318-13382176-2171reponame:Revista de Gestão e Avaliação Educacionalinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/25295/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Gestão e Avaliação Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZorzal, Ricieri CarliniFerreira, Ana Neuza Araújo2018-07-08T18:44:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25295Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regaePUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/regae/oai||revistaregae@gmail.com2318-13382176-2171opendoar:2018-07-08T18:44:27Revista de Gestão e Avaliação Educacional - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Music School of Maranhão - Emem: a historical-organizational case study in order to propose current administrative actions
Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem: um estudo de caso histórico-organizacional para a proposição de ações administrativas
title Music School of Maranhão - Emem: a historical-organizational case study in order to propose current administrative actions
spellingShingle Music School of Maranhão - Emem: a historical-organizational case study in order to propose current administrative actions
Zorzal, Ricieri Carlini
title_short Music School of Maranhão - Emem: a historical-organizational case study in order to propose current administrative actions
title_full Music School of Maranhão - Emem: a historical-organizational case study in order to propose current administrative actions
title_fullStr Music School of Maranhão - Emem: a historical-organizational case study in order to propose current administrative actions
title_full_unstemmed Music School of Maranhão - Emem: a historical-organizational case study in order to propose current administrative actions
title_sort Music School of Maranhão - Emem: a historical-organizational case study in order to propose current administrative actions
author Zorzal, Ricieri Carlini
author_facet Zorzal, Ricieri Carlini
Ferreira, Ana Neuza Araújo
author_role author
author2 Ferreira, Ana Neuza Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zorzal, Ricieri Carlini
Ferreira, Ana Neuza Araújo
description This work aspires to propose administrative actions within a public music school called Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem. Methodologically, it was conducted a historicalorganizational case study with quali-quantitatives procedures such as documentary research, audio recorded interviews and questionnaire. Lastly, this work points up administrative actions to support the Emem's development in three different fronts: its administrative relationship with the Maranhão's public educational department; collegiate decisions; and pedagogical actions.Key-words: Music School of Maranhão, historical-organizational case study, school management.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/25295
10.5902/2318133825295
url http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/25295
identifier_str_mv 10.5902/2318133825295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/25295/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Gestão e Avaliação Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Gestão e Avaliação Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 6, n. 12, maio/ago., 2017; 43-58
Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 6, n. 12, maio/ago., 2017; 43-58
2318-1338
2176-2171
reponame:Revista de Gestão e Avaliação Educacional
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista de Gestão e Avaliação Educacional
collection Revista de Gestão e Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Revista de Gestão e Avaliação Educacional - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaregae@gmail.com
_version_ 1809281067824185344