ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Magda Ribeiro de França
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FORNO, Letícia Fleig Dal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3539
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a necessidade do ensino colaborativo, que se traduz em uma parceria entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum, e assim oferecer subsídio teórico sobre o ensino colaborativo. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. A pesquisa é relevante uma vez que evidencia a necessidade da redefinição de papéis dos professores do ensino especial e comum, pontuando questões como: o planejamento conjunto, as especificidades do trabalho pedagógico em sala de aula, a partilha de conhecimentos, e demais ações no contexto educacional que poderão resultar em um novo modelo de atendimento à escolarização dos educandos público alvo da educação especial. Como resultado deste trabalho destaca- se o quanto, ainda, é preciso ser evidenciado os desafios e benefícios do ensino colaborativo à inclusão escolar e que este ensino se caracteriza como premissa necessária à inclusão responsável.
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