O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonioli, Camyla
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000tm4c
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12764
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.
id UFSM_50b2bae6fa6d7f4d98d058f26b4fa89d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12764
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotaçãoThe participatory management in a host institution aiming high abilities/giftedness children identificationAltas habilidades/superdotaçãoIdentificaçãoGestão participativaInstituição de acolhimentoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.The dynamic reality manifested in a host institution goes beyond the circumstances of people's lives on site: also involves the labor relations of the professionals who work with the human diversity and for the maintenance of these institutions. Realizing that the host institution is a teaching space, we should emphasize that the theoretical guidelines and the practical actions are well defined in a Political Pedagogical Project, which is a common element present in school spaces. Realizing that the host institution is a teaching space, the Political Pedagogical Project defines the theoretical guidelines and the practical actions, which is a common element in school sites, and it is important to emphasize. At present, the special education as a teaching modality and social rights, works with a wide target audience, which includes high abilities/giftedness children. Directly related to the high abilities/giftedness, in this study we use the procedures defined in Pérez de Freitas (2012) for the identification of children assisted by host institutions. This research was motivated by the following question: To what extent the participative management of a host institution is active in the task of identifying high abilities/giftedness children? The participatory management is understood as a force that moves work actions and as a continuing training of a professional group, that appreciates the shared and the democratic responsibilities. The objective of this study is analyze the participatory management in a host institution aiming to the identification of high abilities/giftedness children. The study was accomplished in a host institution at Erechim, RS, Southern Brazil. The study's participants were two caregivers, two social mothers (according to the Brazilian legislation: women who dedicate their lives to helping the homeless children), an educator and the host institution manager. Through the participant’s involvement in the identification procedures, in this work we have identified three high abilities/giftedness children. An important step on the identification process was the clarifications and the participants' interest to learn more about high abilities/giftedness.A realidade dinâmica manifestada em uma Instituição de Acolhimento perpassa as situações das vidas das pessoas presentes no local como também as relações de trabalho dos profissionais que atuam junto à diversidade humana e para manutenção deste espaço. Compreendendo que tal Instituição é um espaço de ensino, é importante destacar os encaminhamentos teóricos e as ações práticas são descritas em um Projeto Político Pedagógico, este é um elemento comum presente nos espaços escolares. No momento presente, a educação especial enquanto modalidade de ensino e direito social, abraça um público de trabalho e dentro deste estão as crianças com altas habilidades/superdotação. Diretamente ligado ao tema das altas habilidades/superdotação, neste estudo são aplicados os instrumentos de Freitas e Pérez (2012) quanto a identificação de um público de crianças acolhidas institucionalmente sendo a manifestação de pesquisa movida pelo problema: em que medida a gestão participativa de uma Instituição de Acolhimento é atuante no trabalho de identificação de crianças com altas habilidades/superdotação? A gestão participativa é compreendida como uma força que move ações de trabalho e formação continuada de um grupo profissional que preza pelas responsabilidades compartilhadas e democráticas. Assim, o objetivo do estudo é conhecer o trabalho da gestão participativa de uma Instituição de Acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação. O estudo foi realizado em uma Instituição de Acolhimento da cidade de Erechim/RS, sendo participantes duas cuidadoras, duas mães sociais, uma educadora e a coordenadora da Instituição. Por intermédio do trabalho compartilhado dos participantes e o envolvimento no preenchimento dos instrumentos de identificação, foi possível identificar três crianças com altas habilidades/superdotação. Parte importante do processo de identificação foi os esclarecimentos e os interesses dos participantes em saber mais sobre a temática das altas habilidades/superdotação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoFreitas, Soraia NapoleãoAntonioli, Camyla2018-03-20T15:06:23Z2018-03-20T15:06:23Z2014-12-042014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12764ark:/26339/001300000tm4cporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-03-20T15:06:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-03-20T15:06:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
The participatory management in a host institution aiming high abilities/giftedness children identification
title O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
spellingShingle O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
Antonioli, Camyla
Altas habilidades/superdotação
Identificação
Gestão participativa
Instituição de acolhimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
title_full O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
title_fullStr O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
title_sort O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
author Antonioli, Camyla
author_facet Antonioli, Camyla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonioli, Camyla
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades/superdotação
Identificação
Gestão participativa
Instituição de acolhimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Altas habilidades/superdotação
Identificação
Gestão participativa
Instituição de acolhimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04
2014
2018-03-20T15:06:23Z
2018-03-20T15:06:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12764
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000tm4c
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12764
identifier_str_mv ark:/26339/001300000tm4c
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172396914573312