Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iansen, Marilda Alves
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000001vt6
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3106
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, ,RS, 2014
id UFSM_72ba9968ed06b0383d3ee0d3249668b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/3106
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolarTeachers continuing education: challenge for school supervisionGestão democráticaFormação continuada de professoresSupervisor escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, ,RS, 2014The continued education of teachers requires even more collective action, in which the supervisor team of the school plays an important role in the processes that involves its elaboration. That is why, it was proposed to understand the relationship of the school staff supervisor in the organization and implementation of the Continuing Education Project in a state public school in the city of Venancio Aires / RS. In order to comply the questioning and identify the role of the supervisor team of the school in preparing the Continuing Education Project, this qualitative search had as instrument of data collection the application of a questionnaire with open questions, covering the themes: democratic governance; the improvement of teachers and employees; high quality education. Data analysis was performed through the content analysis (CA). From the analysis on it was realized that the collaborators of the study understand the need for reflection about the listed aspects as related challenges to continuing education with the whole school community, from the different segments that compose it. It was concluded that the dynamics surrounding the Continuing Education, developed in the school lacks an attentive, sensitive, ethical and responsible look to the collective organization of school, and also reflect on the key aspects that will be the guiding of transformative processes during the training.A formação continuada de professores exige cada vez mais uma ação coletiva, na qual os supervisores da escola desempenham importante papel nos processos que envolvem sua elaboração. Por esta razão, propôs-se compreender a relação do(s) supervisor(es) da escola na organização e implementação do Projeto de Formação Continuada em uma escola da rede pública estadual do município de Venâncio Aires / RS. A fim de atender a problematização e identificar o papel do(s) supervisor(es) da escola na elaboração do Projeto de Formação Continuada, esta pesquisa qualitativa teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com perguntas abertas, contemplando as temáticas: gestão democrática; formação de professores e funcionários; educação de qualidade. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo (AC). A partir da análise percebeu-se que os colaboradores do estudo compreendem a necessidade de reflexão sobre os aspectos elencados como desafios relacionados à formação continuada com toda a comunidade escolar, dos diferentes segmentos que a compõem. Concluiu-se que a dinâmica que envolve a Formação Continuada, desenvolvida na escola, carece um olhar atento, sensível, ético e responsável ao coletivo da organização escolar, e também refletir quanto aos aspectos fundamentais que serão os norteadores dos processos transformadores nos momentos de formação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoKrum, Myrian CunhaIansen, Marilda Alves2017-07-17T12:22:34Z2017-07-17T12:22:34Z2014-11-292014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3106ark:/26339/0013000001vt6porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-07-17T12:22:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/3106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-17T12:22:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
Teachers continuing education: challenge for school supervision
title Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
spellingShingle Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
Iansen, Marilda Alves
Gestão democrática
Formação continuada de professores
Supervisor escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
title_full Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
title_fullStr Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
title_sort Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
author Iansen, Marilda Alves
author_facet Iansen, Marilda Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krum, Myrian Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Iansen, Marilda Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Formação continuada de professores
Supervisor escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Formação continuada de professores
Supervisor escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, ,RS, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-29
2014
2017-07-17T12:22:34Z
2017-07-17T12:22:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3106
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000001vt6
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3106
identifier_str_mv ark:/26339/0013000001vt6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172266003005440