Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000001vt6 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3106 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, ,RS, 2014 |
id |
UFSM_72ba9968ed06b0383d3ee0d3249668b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/3106 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolarTeachers continuing education: challenge for school supervisionGestão democráticaFormação continuada de professoresSupervisor escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, ,RS, 2014The continued education of teachers requires even more collective action, in which the supervisor team of the school plays an important role in the processes that involves its elaboration. That is why, it was proposed to understand the relationship of the school staff supervisor in the organization and implementation of the Continuing Education Project in a state public school in the city of Venancio Aires / RS. In order to comply the questioning and identify the role of the supervisor team of the school in preparing the Continuing Education Project, this qualitative search had as instrument of data collection the application of a questionnaire with open questions, covering the themes: democratic governance; the improvement of teachers and employees; high quality education. Data analysis was performed through the content analysis (CA). From the analysis on it was realized that the collaborators of the study understand the need for reflection about the listed aspects as related challenges to continuing education with the whole school community, from the different segments that compose it. It was concluded that the dynamics surrounding the Continuing Education, developed in the school lacks an attentive, sensitive, ethical and responsible look to the collective organization of school, and also reflect on the key aspects that will be the guiding of transformative processes during the training.A formação continuada de professores exige cada vez mais uma ação coletiva, na qual os supervisores da escola desempenham importante papel nos processos que envolvem sua elaboração. Por esta razão, propôs-se compreender a relação do(s) supervisor(es) da escola na organização e implementação do Projeto de Formação Continuada em uma escola da rede pública estadual do município de Venâncio Aires / RS. A fim de atender a problematização e identificar o papel do(s) supervisor(es) da escola na elaboração do Projeto de Formação Continuada, esta pesquisa qualitativa teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com perguntas abertas, contemplando as temáticas: gestão democrática; formação de professores e funcionários; educação de qualidade. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo (AC). A partir da análise percebeu-se que os colaboradores do estudo compreendem a necessidade de reflexão sobre os aspectos elencados como desafios relacionados à formação continuada com toda a comunidade escolar, dos diferentes segmentos que a compõem. Concluiu-se que a dinâmica que envolve a Formação Continuada, desenvolvida na escola, carece um olhar atento, sensível, ético e responsável ao coletivo da organização escolar, e também refletir quanto aos aspectos fundamentais que serão os norteadores dos processos transformadores nos momentos de formação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoKrum, Myrian CunhaIansen, Marilda Alves2017-07-17T12:22:34Z2017-07-17T12:22:34Z2014-11-292014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3106ark:/26339/0013000001vt6porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-07-17T12:22:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/3106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-07-17T12:22:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar Teachers continuing education: challenge for school supervision |
title |
Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar |
spellingShingle |
Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar Iansen, Marilda Alves Gestão democrática Formação continuada de professores Supervisor escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar |
title_full |
Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar |
title_fullStr |
Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar |
title_sort |
Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar |
author |
Iansen, Marilda Alves |
author_facet |
Iansen, Marilda Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Krum, Myrian Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iansen, Marilda Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Formação continuada de professores Supervisor escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gestão democrática Formação continuada de professores Supervisor escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, ,RS, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-29 2014 2017-07-17T12:22:34Z 2017-07-17T12:22:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3106 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000001vt6 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3106 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000001vt6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172266003005440 |