A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000506k |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1217 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_7738916e511237d2b4660cece8459f39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1217 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativaThe affectivity in the process of teaching / learning: the Importance of a participatory managementRelação professor gestor/alunoAfetividadeAprendizagemMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.This research analyzed how the affective Influences on the development of teaching / learning looking for so few alternatives to remedy these learning difficulties. Through a qualitative approach, I used as an instrument of data collections questionnaires answered by ten (10) administrators teachers and forty ( 40 ) students. The arguments presented by these were analyzed by Analysis of Contents which we might list two categories: the role of emotion in the classroom and teacher relationship manager / student; affection career choice. These two categories were worked from the findings made by teachers managers. In the findings made by students, I was able to establish some characteristics of teacher manager. The analysis of the information was made respecting the correctness of answers, with this revealing itself several meanings, by showing them that the relations of affection, love and dedication make a difference in learning.Esta pesquisa buscou verificar como a afetividade influência no desenvolvimento do ensino/aprendizagem escolar, procurando assim, algumas alternativas para “sanar” as dificuldades de aprendizagem. Através de uma abordagem qualitativa, utilizei como instrumento de coletas de dados questionários, respondidos por dez (10) professoras gestoras e quarenta (40) educandos. As considerações apresentadas por estes foram analisadas através da Análise de Conteúdo as quais pode-se elencar duas categorias: 1- O papel da afetividade na sala de aula e na relação professor gestor/educando; 2-A afetividade na escolha profissional. Estas duas categorias foram trabalhadas a partir das constatações feitas pelos educandos e pelas professoras gestoras. Nas constatações feitas pelos educandos, pode-se estabelecer algumas características do professor gestor. A análise das informações foi realizada, respeitando a veracidade das respostas, revelando com isso, vários significados, mostrando através delas que as relações de afeto, amor e dedicação fazem a diferença na aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoBaptaglin, Leila AdrianaBalbinotte, Claudete Josselaine Foletto2016-01-20T10:37:24Z2016-01-20T10:37:24Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1217ark:/26339/001300000506kporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:14Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:14Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa The affectivity in the process of teaching / learning: the Importance of a participatory management |
title |
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa |
spellingShingle |
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa Balbinotte, Claudete Josselaine Foletto Relação professor gestor/aluno Afetividade Aprendizagem |
title_short |
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa |
title_full |
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa |
title_fullStr |
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa |
title_full_unstemmed |
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa |
title_sort |
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa |
author |
Balbinotte, Claudete Josselaine Foletto |
author_facet |
Balbinotte, Claudete Josselaine Foletto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptaglin, Leila Adriana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balbinotte, Claudete Josselaine Foletto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor gestor/aluno Afetividade Aprendizagem |
topic |
Relação professor gestor/aluno Afetividade Aprendizagem |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2016-01-20T10:37:24Z 2016-01-20T10:37:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1217 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000506k |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1217 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000506k |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172284678144000 |