Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruppenthal, Raquel
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000mjmk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15479
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
id UFSM_79c801b0016945a24392576050a0154b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15479
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RSPerceptions on evaluation: a case study with 8th and 9th years of fundamental education in a public school of Ibirubá - RSAvaliaçãoEnsino fundamentalParticipaçãoEvaluationElementary schoolParticipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.The educational process aims at the integral formation of individuals for participation in life in society. In this sense, classroom management, which encompasses all activities of planning, implementation, evaluation can contribute to the implementation of a culture of participation in school management. Concepts concerning the purpose of evaluation range from measuring and quantifying learning to a cognitive instrument of emancipation of the individual. Thus the present work aims to know the perceptions of 8th and 9th grade elementary school students about the evaluation. For this, a questionnaire with four questions was used, answered by 44 students, which was applied during part of the class period and later, the answers were transcribed and analyzed according to Content Analysis (BARDIN, 2011). The results point out that for the students the evaluation presents itself as an instrument to verify the learning, the knowledge and the capacities, which represents a traditional conception. Few were the answers that indicated the evaluation as a diagnostic tool or strategy to regulate the own development, which would be a conception next to the emancipatory evaluation. The main evaluative resource mentioned by most students is evidence, while self-assessment was not mentioned. It is pointed out as perspectives the possibility of implementing evaluative activities from a perspective of autonomy, as well as the need to approach the subject together with the initial and continued formation of teachers.O processo educativo almeja a formação integral dos indivíduos para a participação na vida em sociedade. Nesse sentido, a gestão da sala de aula, que compreende todas as atividades de planejamento, implementação, da avaliação podem contribuir para a efetivação de uma cultura de participação na gestão escolar. As concepções relativas a finalidade da avaliação vão desde medir e quantificar a aprendizagem até um instrumento cognitivo de emancipação do indivíduo. Assim o presente trabalho objetiva conhecer as percepções de alunos de 8° e 9° anos do Ensino Fundamental sobre a avaliação. Para tanto, utilizou-se de um questionário com quatro perguntas, respondido por 44 estudantes que foi aplicado durante parte do período de aula e posteriormente, as respostas foram transcritas e analisadas conforme Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que para os alunos a avaliação apresenta-se como um instrumento para verificar a aprendizagem, o conhecimento e as capacidades, o que representa uma concepção tradicional. Poucas foram as respostas que indicaram a avaliação como uma ferramenta de diagnóstico ou estratégia para regular o próprio desenvolvimento, o que seria uma concepção próxima a avaliação emancipatória. O principal recurso avaliativo mencionado pela maioria dos estudantes são as provas, enquanto a autoavaliação não foi mencionada. Apontam-se como perspectivas a possibilidade de implementar atividades avaliativas sob uma perspectiva de autonomia, bem como a necessidade de abordar a temática junto a formação inicial e continuada de professores.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoBandeira, Belkis SouzaRuppenthal, Raquel2019-01-30T09:49:03Z2019-01-30T09:49:03Z2018-12-012018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15479ark:/26339/001300000mjmkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-31T05:03:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-31T05:03:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RS
Perceptions on evaluation: a case study with 8th and 9th years of fundamental education in a public school of Ibirubá - RS
title Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RS
spellingShingle Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RS
Ruppenthal, Raquel
Avaliação
Ensino fundamental
Participação
Evaluation
Elementary school
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RS
title_full Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RS
title_fullStr Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RS
title_full_unstemmed Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RS
title_sort Percepções sobre a avaliação: um estudo de caso com alunos de 8° e 9° anos do ensino fundamental em uma escola pública de Ibirubá - RS
author Ruppenthal, Raquel
author_facet Ruppenthal, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bandeira, Belkis Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruppenthal, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ensino fundamental
Participação
Evaluation
Elementary school
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Avaliação
Ensino fundamental
Participação
Evaluation
Elementary school
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
2018
2019-01-30T09:49:03Z
2019-01-30T09:49:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15479
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000mjmk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15479
identifier_str_mv ark:/26339/001300000mjmk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172362511843328