A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000f7c6 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4718 |
Resumo: | The present study aims to determine the perception of undergraduate students on the communication channels of a Federal Institution of Higher Education. Within this perspective, there is the case of the Federal University of Maranhão (UFMA) that develops through its Office of Communication (ASCOM-UFMA) a range of actions and communication products targeted to their public and produced from different nuclei form the sector. Descriptively, it was decided to survey employing a two-step approach. First the method of measurement Familiarity-Receptivity as a way to assess how familiar and favorable is the image of the media IFES. In addition, the measurement of image content objects through semantic differential scale, analyzing dimensions of connotative meaning. The results show, in general, a good image of medias for public students, but also, specifically, serve as indicators for the development and / or maintenance of organizational communication strategies from each of the studied medias. |
id |
UFSM_b1516d2631e1c3509424e1f42a202c6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/4718 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superiorThe perception on the media in a federal intitution of higher educationComunicação organizacionalImagem organizacionalEstratégias de comunicaçãoOrganizational communicationOrganizational imageCommunication strategiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOThe present study aims to determine the perception of undergraduate students on the communication channels of a Federal Institution of Higher Education. Within this perspective, there is the case of the Federal University of Maranhão (UFMA) that develops through its Office of Communication (ASCOM-UFMA) a range of actions and communication products targeted to their public and produced from different nuclei form the sector. Descriptively, it was decided to survey employing a two-step approach. First the method of measurement Familiarity-Receptivity as a way to assess how familiar and favorable is the image of the media IFES. In addition, the measurement of image content objects through semantic differential scale, analyzing dimensions of connotative meaning. The results show, in general, a good image of medias for public students, but also, specifically, serve as indicators for the development and / or maintenance of organizational communication strategies from each of the studied medias.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente estudo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos de graduação sobre os canais de comunicação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Dentro dessa perspectiva, tem-se o caso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que desenvolve por intermédio de sua Assessoria de Comunicação (ASCOM-UFMA) uma gama de ações e produtos comunicacionais direcionados para seus públicos e produzidos a partir de diferentes núcleos que compõem o setor. De modo descritivo, optou-se por um levantamento do tipo survey, empregando-se uma abordagem em duas etapas. Primeiramente o método de mensuração Familiaridade-Receptividade como forma de avaliar o quão familiar e favorável é a imagem dos veículos de comunicação da IFES. Complementarmente, a mensuração do conteúdo da imagem dos objetos por meio da escala de diferencial semântico, analisando dimensões de significado conotativo. Os resultados encontrados apontam, de modo geral, uma boa imagem dos veículos para o público de alunos, como também, especificamente, servem de indicadores para o desenvolvimento e/ou manutenção de estratégias de comunicação organizacional a partir de cada um dos veículos estudados.Universidade Federal de Santa MariaBRAdministraçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoScherer, Flavia Lucianehttp://lattes.cnpq.br/4607383855380646Gomes, Clandia Maffinihttp://lattes.cnpq.br/2010827580929023Lisbôa Filho, Flavi Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9962424591141586Silva Junior, Carlos Benedito Alves da2017-04-072017-04-072014-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA JUNIOR, Carlos Benedito Alves da. The perception on the media in a federal intitution of higher education. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4718ark:/26339/001300000f7c6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-01-28T12:29:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/4718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-28T12:29:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior The perception on the media in a federal intitution of higher education |
title |
A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior |
spellingShingle |
A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior Silva Junior, Carlos Benedito Alves da Comunicação organizacional Imagem organizacional Estratégias de comunicação Organizational communication Organizational image Communication strategies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior |
title_full |
A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior |
title_fullStr |
A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior |
title_full_unstemmed |
A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior |
title_sort |
A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior |
author |
Silva Junior, Carlos Benedito Alves da |
author_facet |
Silva Junior, Carlos Benedito Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scherer, Flavia Luciane http://lattes.cnpq.br/4607383855380646 Gomes, Clandia Maffini http://lattes.cnpq.br/2010827580929023 Lisbôa Filho, Flavi Ferreira http://lattes.cnpq.br/9962424591141586 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Carlos Benedito Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Imagem organizacional Estratégias de comunicação Organizational communication Organizational image Communication strategies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Comunicação organizacional Imagem organizacional Estratégias de comunicação Organizational communication Organizational image Communication strategies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
The present study aims to determine the perception of undergraduate students on the communication channels of a Federal Institution of Higher Education. Within this perspective, there is the case of the Federal University of Maranhão (UFMA) that develops through its Office of Communication (ASCOM-UFMA) a range of actions and communication products targeted to their public and produced from different nuclei form the sector. Descriptively, it was decided to survey employing a two-step approach. First the method of measurement Familiarity-Receptivity as a way to assess how familiar and favorable is the image of the media IFES. In addition, the measurement of image content objects through semantic differential scale, analyzing dimensions of connotative meaning. The results show, in general, a good image of medias for public students, but also, specifically, serve as indicators for the development and / or maintenance of organizational communication strategies from each of the studied medias. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-14 2017-04-07 2017-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA JUNIOR, Carlos Benedito Alves da. The perception on the media in a federal intitution of higher education. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4718 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000f7c6 |
identifier_str_mv |
SILVA JUNIOR, Carlos Benedito Alves da. The perception on the media in a federal intitution of higher education. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. ark:/26339/001300000f7c6 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Administração UFSM Programa de Pós-Graduação em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Administração UFSM Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172332032884736 |