Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000k6ns |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15274 |
Resumo: | Situated within the realm of Applied Linguistics and supported by the interdisciplinary perspective of Critical Genre Analysis (MEURER, 2002; MOTTA-ROTH, 2005), this qualitative research of interpretative perspective and ethnographic orientation (ERICKSON, 1990) investigates the discourses of participants of a Community of Practice (CoP) of Robotics at a university of Southern Brazil about its academic literacy practices. Linked to the project “Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima na produção de conhecimento” (MOTTA-ROTH, 2013), which seeks to build knowledge about academic literacies from the observation of knowledge production practices in situated communities, this study aims to analyze the discourse of participants of a Robotics CoP on the role of academic literacy practices in their professional training and in the constitution and maintenance of the CoP itself. To carry out this analysis, we describe the system of activities and the system of genre that constitute these activities. Our data are composed of notes and field diaries, audios transcribed from meetings and their respective registers, answers to questionnaires and interviews with the student participants. We argue that written textual production is constitutive of the system of activities despite the naturalized discourse of its participants indicating that the CoP is essentially focused on practical knowledge, dissociated from theoretical elaboration, research and writing processes. |
id |
UFSM_e87de334c2bc483d12cb8e7b2a883ce1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/15274 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robóticaAcademic literacies and legitimate peripheral participation in a community of practice of roboticsLetramentos acadêmicosRobóticaComunidade de práticaAcademic literaciesRoboticsCommunity of practiceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSituated within the realm of Applied Linguistics and supported by the interdisciplinary perspective of Critical Genre Analysis (MEURER, 2002; MOTTA-ROTH, 2005), this qualitative research of interpretative perspective and ethnographic orientation (ERICKSON, 1990) investigates the discourses of participants of a Community of Practice (CoP) of Robotics at a university of Southern Brazil about its academic literacy practices. Linked to the project “Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima na produção de conhecimento” (MOTTA-ROTH, 2013), which seeks to build knowledge about academic literacies from the observation of knowledge production practices in situated communities, this study aims to analyze the discourse of participants of a Robotics CoP on the role of academic literacy practices in their professional training and in the constitution and maintenance of the CoP itself. To carry out this analysis, we describe the system of activities and the system of genre that constitute these activities. Our data are composed of notes and field diaries, audios transcribed from meetings and their respective registers, answers to questionnaires and interviews with the student participants. We argue that written textual production is constitutive of the system of activities despite the naturalized discourse of its participants indicating that the CoP is essentially focused on practical knowledge, dissociated from theoretical elaboration, research and writing processes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESInscrita na Linguística Aplicada e amparada na perspectiva interdisciplinar da Análise Crítica de Gênero (MEURER, 2002; MOTTA-ROTH, 2005), esta pesquisa qualitativa de perspectiva interpretativista e de orientação etnográfica (ERICKSON, 1990) investiga os discursos de participantes de uma Comunidade de Prática (CdP) de Robótica de uma universidade do sul do Brasil sobre suas práticas de letramentos acadêmicos. Vinculado ao projeto “Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima na produção de conhecimento” (MOTTA-ROTH, 2013), que investiga práticas de letramentos acadêmicos a partir da observação de práticas de produção de conhecimento em CdP particulares, este trabalho tem o objetivo de analisar o discurso de participantes de uma CdP de Robótica sobre o papel das práticas de letramentos acadêmicos na sua formação profissional e na constituição e manutenção da própria CdP. Para realizarmos essa análise, descrevemos o sistema de atividades e o sistema de gêneros constitutivos dessas atividades. Nossos dados são compostos por notas e diários de campo, áudios transcritos de reuniões e seus respectivos registros (atas das reuniões elaboradas pelos participantes), respostas a questionários e entrevistas. Argumentamos que a produção textual escrita é constitutiva do sistema de atividades sociais acadêmicas cotidianas da CdP ECOR, apesar do discurso naturalizado de seus participantes sinalizar que a Cdp é essencialmente voltada ao conhecimento prático, dissociada da elaboração teórica, da pesquisa e de processos de escrita.Universidade Federal de Santa MariaBrasilLetrasUFSMPrograma de Pós-Graduação em LetrasCentro de Artes e LetrasRoth, Désirée Mottahttp://lattes.cnpq.br/1041903940850268Alves Filho, Franciscohttp://lattes.cnpq.br/4022387879551766Rios, Guilherme Veigahttp://lattes.cnpq.br/2272993237239437Hendges, Graciela Rabuskehttp://lattes.cnpq.br/9058747002590961Marcuzzo, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/0111290356352068Selbach, Helena Vitalina2019-01-09T14:45:02Z2019-01-09T14:45:02Z2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15274ark:/26339/001300000k6nsporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-10T05:02:31Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15274Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-10T05:02:31Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica Academic literacies and legitimate peripheral participation in a community of practice of robotics |
title |
Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica |
spellingShingle |
Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica Selbach, Helena Vitalina Letramentos acadêmicos Robótica Comunidade de prática Academic literacies Robotics Community of practice CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica |
title_full |
Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica |
title_fullStr |
Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica |
title_full_unstemmed |
Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica |
title_sort |
Letramentos acadêmicos e participação periférica legítima em uma comunidade de prática de robótica |
author |
Selbach, Helena Vitalina |
author_facet |
Selbach, Helena Vitalina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roth, Désirée Motta http://lattes.cnpq.br/1041903940850268 Alves Filho, Francisco http://lattes.cnpq.br/4022387879551766 Rios, Guilherme Veiga http://lattes.cnpq.br/2272993237239437 Hendges, Graciela Rabuske http://lattes.cnpq.br/9058747002590961 Marcuzzo, Patrícia http://lattes.cnpq.br/0111290356352068 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Selbach, Helena Vitalina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos acadêmicos Robótica Comunidade de prática Academic literacies Robotics Community of practice CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Letramentos acadêmicos Robótica Comunidade de prática Academic literacies Robotics Community of practice CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Situated within the realm of Applied Linguistics and supported by the interdisciplinary perspective of Critical Genre Analysis (MEURER, 2002; MOTTA-ROTH, 2005), this qualitative research of interpretative perspective and ethnographic orientation (ERICKSON, 1990) investigates the discourses of participants of a Community of Practice (CoP) of Robotics at a university of Southern Brazil about its academic literacy practices. Linked to the project “Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima na produção de conhecimento” (MOTTA-ROTH, 2013), which seeks to build knowledge about academic literacies from the observation of knowledge production practices in situated communities, this study aims to analyze the discourse of participants of a Robotics CoP on the role of academic literacy practices in their professional training and in the constitution and maintenance of the CoP itself. To carry out this analysis, we describe the system of activities and the system of genre that constitute these activities. Our data are composed of notes and field diaries, audios transcribed from meetings and their respective registers, answers to questionnaires and interviews with the student participants. We argue that written textual production is constitutive of the system of activities despite the naturalized discourse of its participants indicating that the CoP is essentially focused on practical knowledge, dissociated from theoretical elaboration, research and writing processes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-30 2019-01-09T14:45:02Z 2019-01-09T14:45:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15274 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000k6ns |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15274 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000k6ns |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Letras UFSM Programa de Pós-Graduação em Letras Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Letras UFSM Programa de Pós-Graduação em Letras Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172354568880128 |