Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzo, Luciana Cordeiro Fernandes
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000308q
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1772
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.
id UFSM_eb62f6fb335574a596a666b78bed8156
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1772
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamentalAtividades escolares em língua inglesaBlogInvestigaçãoAção educacionalArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.This article reports the development of some school activities in English Language mediated by blog with students in 9th grade of Elementary School in EMEF Lourenço Dalla Corte, Santa Maria - RS. The objectives of this study were to investigate the blog as a didactic resource, to verify the potential of this resource to develop reading skills and textual production in students and to observe the interest, participation and interaction among students when they work with this technological tool during English Language classes. The methodological concept used was the educational Action – Research in which the teacher investigates his/her own teaching practice, when he/ she plans, implements, observes and reformulates the school activities in order to enhance teaching and learning. Moreover, at the end of activities, the students answered a questionnaire in which they could express their own point of view in relation to the activities mediated by the blog. According to the observations and reflections accomplished about the classes, as well as in relation to students' answers to the questionnaire applied at the end of the activities, it could be concluded that the English school activities mediated by the blog as a didactic resource were significant for most students, because besides they present motivation and interest, once they interacted with each other through their posts and comments in the blog, they looked for the knowledge of the discipline that they did not, or they did not remember asking for the teacher's help, searching the vocabulary in the dictionary and the Internet, and reviewing the contents already studied in class. In this way, they developed reading and writing skills in English Language when they produced their own texts and they read and commented on their classmates' texts. Thus, it also could be conclude that the potential of blog as a didactic resource may be suitable for the development of reading and writing skills, since there are effective interaction and participation of those involved.Este artigo relata o desenvolvimento de algumas atividades escolares de Língua Inglesa mediadas pelo blog com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF Lourenço Dalla Corte, em Santa Maria - RS. Os objetivos deste estudo foram investigar o blog como recurso didático, verificar o potencial desse recurso para desenvolver a habilidade de leitura e de produção textual nos alunos e observar o interesse, a participação e a interação entre os alunos ao trabalharem com essa ferramenta tecnológica durante as aulas de Língua Inglesa. A concepção metodológica empregada foi a Investigação - Ação Educacional, em que o professor investiga a própria prática docente, ao planejar, implementar, observar e reformular as atividades escolares, a fim de potencializar o ensino-aprendizagem. Além disso, no final das atividades, os alunos responderam a um questionário em que puderam expressar o próprio ponto de vista com relação às atividades mediadas pelo blog. De acordo com as observações e reflexões realizadas sobre as aulas, bem como em relação às respostas dos alunos ao questionário aplicado no final das atividades, concluiu-se que as atividades escolares de Língua Inglesa mediadas pelo blog como recurso didático foram significativas para a maioria dos alunos. Pois além de apresentarem motivação e interesse, a aprendizagem ocorreu de forma satisfatória, uma vez que eles interagiram entre si, por meio de postagens e comentários no blog, buscaram o conhecimento da disciplina que não tinham, ou não lembravam, pedindo ajuda da professora, pesquisando o vocabulário no dicionário e na Internet e revisando os conteúdos já vistos em aula. Assim, desenvolveram as habilidades de leitura e escrita em Língua Inglesa no momento em liam e comentavam os textos dos colegas e que produziam seus próprios textos. Nesse sentido, também se observou que o potencial do blog como recurso didático pode ser satisfatório para o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura, desde que haja interação e participação efetivas dos envolvidos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de TecnologiaFruet, Fabiane Sarmento OliveiraFrizzo, Luciana Cordeiro Fernandes2016-06-22T13:37:06Z2016-06-22T13:37:06Z20122012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1772ark:/26339/001300000308qporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-01T11:33:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-01T11:33:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
title Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
Frizzo, Luciana Cordeiro Fernandes
Atividades escolares em língua inglesa
Blog
Investigação
Ação educacional
title_short Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
title_full Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
title_sort Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
author Frizzo, Luciana Cordeiro Fernandes
author_facet Frizzo, Luciana Cordeiro Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzo, Luciana Cordeiro Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades escolares em língua inglesa
Blog
Investigação
Ação educacional
topic Atividades escolares em língua inglesa
Blog
Investigação
Ação educacional
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2016-06-22T13:37:06Z
2016-06-22T13:37:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1772
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000308q
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1772
identifier_str_mv ark:/26339/001300000308q
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172272698163200