A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70378 |
Resumo: | Este livro compõe a Coleção Educação e Saúde, elaborada por professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os diferentes capítulos da obra levam o leitor a tempos longínquos trazendo-o a meados do século XX. Como foi sendo elaborada e modificada a matemática para o ensino e formação de professores? O tema é atual haja vista os debates que assistimos hoje. Caberia à BNCC orientar a formação de professores? Ou seriam as universidades, em sua autonomia, que deveriam promover, sob referências disciplinares, essa orientação? O tema é antigo, pois antigas são as disputas de poder sobre a definição dos saberes de referência para o ensino e para a formação de professores. Quem deveria ter autoridade para a elaboração de tais saberes? As ciências da educação? Os campos disciplinares em suas diversas áreas? O próprio ensino, por meio do campo profissional da docência? Matemática a ensinar, matemática para ensinar são exemplos do esforço de elaboração teórica com vistas a melhor compreender, no tempo, a matemática das mudanças do ensino e da formação de professores. |
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