A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70378
Resumo: Este livro compõe a Coleção Educação e Saúde, elaborada por professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os diferentes capítulos da obra levam o leitor a tempos longínquos trazendo-o a meados do século XX. Como foi sendo elaborada e modificada a matemática para o ensino e formação de professores? O tema é atual haja vista os debates que assistimos hoje. Caberia à BNCC orientar a formação de professores? Ou seriam as universidades, em sua autonomia, que deveriam promover, sob referências disciplinares, essa orientação? O tema é antigo, pois antigas são as disputas de poder sobre a definição dos saberes de referência para o ensino e para a formação de professores. Quem deveria ter autoridade para a elaboração de tais saberes? As ciências da educação? Os campos disciplinares em suas diversas áreas? O próprio ensino, por meio do campo profissional da docência? Matemática a ensinar, matemática para ensinar são exemplos do esforço de elaboração teórica com vistas a melhor compreender, no tempo, a matemática das mudanças do ensino e da formação de professores.
id UFSP_2278f5410db70d115a681a6811dc6c88
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70378
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)ProfessoresMatemáticaFormaçãoHistóriaEste livro compõe a Coleção Educação e Saúde, elaborada por professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os diferentes capítulos da obra levam o leitor a tempos longínquos trazendo-o a meados do século XX. Como foi sendo elaborada e modificada a matemática para o ensino e formação de professores? O tema é atual haja vista os debates que assistimos hoje. Caberia à BNCC orientar a formação de professores? Ou seriam as universidades, em sua autonomia, que deveriam promover, sob referências disciplinares, essa orientação? O tema é antigo, pois antigas são as disputas de poder sobre a definição dos saberes de referência para o ensino e para a formação de professores. Quem deveria ter autoridade para a elaboração de tais saberes? As ciências da educação? Os campos disciplinares em suas diversas áreas? O próprio ensino, por meio do campo profissional da docência? Matemática a ensinar, matemática para ensinar são exemplos do esforço de elaboração teórica com vistas a melhor compreender, no tempo, a matemática das mudanças do ensino e da formação de professores.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Paulohttp://lattes.cnpq.br/0648590779429965http://lattes.cnpq.br/7883451343333340Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]2024-01-10T21:29:49Z2024-01-10T21:29:49Z2023info:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion242 p.application/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima. A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960). São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022. 242 p. (Coleção Educação e Saúde, v. 1). ISBN 978-65-85919-02-9978-65-85919-02-9https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70378porColeção Educação e Saúde, v. 1São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T17:26:11Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70378Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T17:26:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)
title A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)
spellingShingle A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Professores
Matemática
Formação
História
title_short A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)
title_full A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)
title_fullStr A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)
title_full_unstemmed A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)
title_sort A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960)
author Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
author_facet Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
author_role author
author2 Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0648590779429965
http://lattes.cnpq.br/7883451343333340
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Bertini, Luciane de Fatima [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Matemática
Formação
História
topic Professores
Matemática
Formação
História
description Este livro compõe a Coleção Educação e Saúde, elaborada por professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os diferentes capítulos da obra levam o leitor a tempos longínquos trazendo-o a meados do século XX. Como foi sendo elaborada e modificada a matemática para o ensino e formação de professores? O tema é atual haja vista os debates que assistimos hoje. Caberia à BNCC orientar a formação de professores? Ou seriam as universidades, em sua autonomia, que deveriam promover, sob referências disciplinares, essa orientação? O tema é antigo, pois antigas são as disputas de poder sobre a definição dos saberes de referência para o ensino e para a formação de professores. Quem deveria ter autoridade para a elaboração de tais saberes? As ciências da educação? Os campos disciplinares em suas diversas áreas? O próprio ensino, por meio do campo profissional da docência? Matemática a ensinar, matemática para ensinar são exemplos do esforço de elaboração teórica com vistas a melhor compreender, no tempo, a matemática das mudanças do ensino e da formação de professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-01-10T21:29:49Z
2024-01-10T21:29:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima. A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960). São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022. 242 p. (Coleção Educação e Saúde, v. 1). ISBN 978-65-85919-02-9
978-65-85919-02-9
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70378
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima. A matemática do ensino: por uma história do saber profissional (1870-1960). São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2022. 242 p. (Coleção Educação e Saúde, v. 1). ISBN 978-65-85919-02-9
978-65-85919-02-9
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção Educação e Saúde, v. 1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 242 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268353945010176