A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1484 |
Resumo: | A experiência com o texto literário pode não apenas tocar emocionalmente o leitor, como também favorecer um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas de construção desse texto. As práticas de leituras devem ser experimentadas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando a formação de um leitor autônomo. Para tanto, tomamos como ponto de partida os PCN, as LDB, os OCEM e o livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado, entre outros, que tratam da relevância da leitura literária para formação de um cidadão como um todo. A leitura é uma forma ativa de lazer e conhecimentos. Seria, pois, muito importante que a escola procurasse desenvolver no aluno formas ativas de lazer: aquelas que tornam o estudante um indivíduo crítico, criativo, sonhador, mais consciente e produtivo. |
id |
UFT-4_1540f7370481965de1dd3f293a9e6826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1484 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINOclássicosleituraliteraturaensino e língua portuguesa A experiência com o texto literário pode não apenas tocar emocionalmente o leitor, como também favorecer um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas de construção desse texto. As práticas de leituras devem ser experimentadas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando a formação de um leitor autônomo. Para tanto, tomamos como ponto de partida os PCN, as LDB, os OCEM e o livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado, entre outros, que tratam da relevância da leitura literária para formação de um cidadão como um todo. A leitura é uma forma ativa de lazer e conhecimentos. Seria, pois, muito importante que a escola procurasse desenvolver no aluno formas ativas de lazer: aquelas que tornam o estudante um indivíduo crítico, criativo, sonhador, mais consciente e produtivo. Universidade Federal do Norte do Tocantins2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1484EntreLetras; v. 6 n. 1 (2015): Dossiê Ensino de Literatura nas Orientações Curriculares do Ensino Médio; 6-212179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1484/8650Carvalho, Damiana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-25T22:55:02Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/1484Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2021-04-25T22:55:02EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO |
title |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO Carvalho, Damiana Maria clássicos leitura literatura ensino e língua portuguesa |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO |
author |
Carvalho, Damiana Maria |
author_facet |
Carvalho, Damiana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Damiana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
clássicos leitura literatura ensino e língua portuguesa |
topic |
clássicos leitura literatura ensino e língua portuguesa |
description |
A experiência com o texto literário pode não apenas tocar emocionalmente o leitor, como também favorecer um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas de construção desse texto. As práticas de leituras devem ser experimentadas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando a formação de um leitor autônomo. Para tanto, tomamos como ponto de partida os PCN, as LDB, os OCEM e o livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado, entre outros, que tratam da relevância da leitura literária para formação de um cidadão como um todo. A leitura é uma forma ativa de lazer e conhecimentos. Seria, pois, muito importante que a escola procurasse desenvolver no aluno formas ativas de lazer: aquelas que tornam o estudante um indivíduo crítico, criativo, sonhador, mais consciente e produtivo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1484 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1484/8650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 6 n. 1 (2015): Dossiê Ensino de Literatura nas Orientações Curriculares do Ensino Médio; 6-21 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993139449856 |