LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Emilio Davi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Peron, Eliza da Silva Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas localizadas no município de Dourados - MS sobre a leitura dos romances clássicos. Com o objetivo de preservarmos a identidade das instituições, denominamos as escolas como A e B, sendo que a escola A pertence à rede pública de ensino e a escola B à rede privada. Como método de investigação, aplicamos questionários com questões fechadas e abertas aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Este material nos permitiu uma abordagem da situação atual da leitura dos romances clássicos. A partir desses dados e, pautados em alguns estudiosos do tema, foi possível descrever a realidade de forma ampla a fim de evidenciar o que esses jovens leitores, estudantes do ensino médio, têm a nos dizer, sobre suas leituras ou não leituras dos romances clássicos brasileiros.
id URI-2_c0ffbd0f2b034ecbaab4141b33860c49
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2548
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIOLiteraturaLeitura. Literatura. Clássicos brasileiros. Estudo de caso.Literatura, Leitura e ensinoEste artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas localizadas no município de Dourados - MS sobre a leitura dos romances clássicos. Com o objetivo de preservarmos a identidade das instituições, denominamos as escolas como A e B, sendo que a escola A pertence à rede pública de ensino e a escola B à rede privada. Como método de investigação, aplicamos questionários com questões fechadas e abertas aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Este material nos permitiu uma abordagem da situação atual da leitura dos romances clássicos. A partir desses dados e, pautados em alguns estudiosos do tema, foi possível descrever a realidade de forma ampla a fim de evidenciar o que esses jovens leitores, estudantes do ensino médio, têm a nos dizer, sobre suas leituras ou não leituras dos romances clássicos brasileiros.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSampaio, Emilio DaviPeron, Eliza da Silva Martins2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativa e bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 166-183Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 166-1831984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548/2933Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2548Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO
title LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO
Sampaio, Emilio Davi
Literatura
Leitura. Literatura. Clássicos brasileiros. Estudo de caso.
Literatura, Leitura e ensino
title_short LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO
title_full LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO
title_sort LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO
author Sampaio, Emilio Davi
author_facet Sampaio, Emilio Davi
Peron, Eliza da Silva Martins
author_role author
author2 Peron, Eliza da Silva Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Emilio Davi
Peron, Eliza da Silva Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura. Literatura. Clássicos brasileiros. Estudo de caso.
Literatura, Leitura e ensino
topic Literatura
Leitura. Literatura. Clássicos brasileiros. Estudo de caso.
Literatura, Leitura e ensino
description Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas localizadas no município de Dourados - MS sobre a leitura dos romances clássicos. Com o objetivo de preservarmos a identidade das instituições, denominamos as escolas como A e B, sendo que a escola A pertence à rede pública de ensino e a escola B à rede privada. Como método de investigação, aplicamos questionários com questões fechadas e abertas aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Este material nos permitiu uma abordagem da situação atual da leitura dos romances clássicos. A partir desses dados e, pautados em alguns estudiosos do tema, foi possível descrever a realidade de forma ampla a fim de evidenciar o que esses jovens leitores, estudantes do ensino médio, têm a nos dizer, sobre suas leituras ou não leituras dos romances clássicos brasileiros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativa e bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548/2933
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 166-183
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 166-183
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565259849728