LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas localizadas no município de Dourados - MS sobre a leitura dos romances clássicos. Com o objetivo de preservarmos a identidade das instituições, denominamos as escolas como A e B, sendo que a escola A pertence à rede pública de ensino e a escola B à rede privada. Como método de investigação, aplicamos questionários com questões fechadas e abertas aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Este material nos permitiu uma abordagem da situação atual da leitura dos romances clássicos. A partir desses dados e, pautados em alguns estudiosos do tema, foi possível descrever a realidade de forma ampla a fim de evidenciar o que esses jovens leitores, estudantes do ensino médio, têm a nos dizer, sobre suas leituras ou não leituras dos romances clássicos brasileiros. |
id |
URI-2_c0ffbd0f2b034ecbaab4141b33860c49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/2548 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIOLiteraturaLeitura. Literatura. Clássicos brasileiros. Estudo de caso.Literatura, Leitura e ensinoEste artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas localizadas no município de Dourados - MS sobre a leitura dos romances clássicos. Com o objetivo de preservarmos a identidade das instituições, denominamos as escolas como A e B, sendo que a escola A pertence à rede pública de ensino e a escola B à rede privada. Como método de investigação, aplicamos questionários com questões fechadas e abertas aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Este material nos permitiu uma abordagem da situação atual da leitura dos romances clássicos. A partir desses dados e, pautados em alguns estudiosos do tema, foi possível descrever a realidade de forma ampla a fim de evidenciar o que esses jovens leitores, estudantes do ensino médio, têm a nos dizer, sobre suas leituras ou não leituras dos romances clássicos brasileiros.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSampaio, Emilio DaviPeron, Eliza da Silva Martins2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativa e bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 166-183Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 166-1831984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548/2933Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-25T19:12:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2548Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2020-05-25T19:12:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO |
title |
LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO Sampaio, Emilio Davi Literatura Leitura. Literatura. Clássicos brasileiros. Estudo de caso. Literatura, Leitura e ensino |
title_short |
LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
LITERATURA: UM ESTUDO DE CASO DA LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO |
author |
Sampaio, Emilio Davi |
author_facet |
Sampaio, Emilio Davi Peron, Eliza da Silva Martins |
author_role |
author |
author2 |
Peron, Eliza da Silva Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Emilio Davi Peron, Eliza da Silva Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Leitura. Literatura. Clássicos brasileiros. Estudo de caso. Literatura, Leitura e ensino |
topic |
Literatura Leitura. Literatura. Clássicos brasileiros. Estudo de caso. Literatura, Leitura e ensino |
description |
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas localizadas no município de Dourados - MS sobre a leitura dos romances clássicos. Com o objetivo de preservarmos a identidade das instituições, denominamos as escolas como A e B, sendo que a escola A pertence à rede pública de ensino e a escola B à rede privada. Como método de investigação, aplicamos questionários com questões fechadas e abertas aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Este material nos permitiu uma abordagem da situação atual da leitura dos romances clássicos. A partir desses dados e, pautados em alguns estudiosos do tema, foi possível descrever a realidade de forma ampla a fim de evidenciar o que esses jovens leitores, estudantes do ensino médio, têm a nos dizer, sobre suas leituras ou não leituras dos romances clássicos brasileiros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativa e bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2548/2933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 166-183 Revista Língua&Literatura; v. 21, n. 38 (2019): Ensino de Línguas Estrangeiras e uso de Tecnologias; 166-183 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565259849728 |