Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa , Marily Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos, Melo Júnior, Arlindo Lins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação do Campo
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894
Resumo: O ano de 2020 tem dentre seus registros a Pandemia do novo coronavírus (COVID 19) - uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves – que também atingiu ferozmente os povos do campo, reacendendo a desigualdade e que impacta pela devassidão. Nosso agradecimento a todos que lutaram veementemente por seu povo, suas terras, suas identidades, quer professor, trabalhador rural, alunos, pais ou lideranças. De modo singular, unimo-nos a Revista Brasileira de Educação do Campo e apresentamos esse dossiê que aborda a Educação Especial e a Educação do Campo. A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar que perpassa todos seus níveis e modalidades e que deve ser ofertada preferencialmente na rede regular de ensino para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Já a Educação do Campo destina-se ao atendimento das populações do campo, como: agricultores familiares, assalariados, assentados da Reforma Agrária, remanescentes de quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, indígenas e tantos outros que vivem do e no campo. A interface entre Educação Especial e Educação do Campo, sobretudo, no que tange à formação e trabalho docente impõe a comunidade acadêmica o desafio de pensar a educação de sujeitos cujas demandas sociais foram recentemente colocadas nas agendas públicas. Os artigos desse dossiê foram organizados de maneira encadeada a fim de que se somem em conhecimento e experiências. Ao todo são onze artigos desta instigante temática que perpassa pela formação de professores, currículo, prática pedagógica e as políticas educacionais da educação básica ao superior.
id UFT-5_92e3e3b076a3b91fd738ca3c9c3383c4
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9894
network_acronym_str UFT-5
network_name_str Revista Brasileira de Educação do Campo
repository_id_str
spelling Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interfaceThematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interfaceDossier temático: La formación y el trabajo de enseñanza sobre el terreno y la educación especial: una interfaz necesariaThematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interfaceDossiê Temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial: uma interface necessáriaO ano de 2020 tem dentre seus registros a Pandemia do novo coronavírus (COVID 19) - uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves – que também atingiu ferozmente os povos do campo, reacendendo a desigualdade e que impacta pela devassidão. Nosso agradecimento a todos que lutaram veementemente por seu povo, suas terras, suas identidades, quer professor, trabalhador rural, alunos, pais ou lideranças. De modo singular, unimo-nos a Revista Brasileira de Educação do Campo e apresentamos esse dossiê que aborda a Educação Especial e a Educação do Campo. A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar que perpassa todos seus níveis e modalidades e que deve ser ofertada preferencialmente na rede regular de ensino para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Já a Educação do Campo destina-se ao atendimento das populações do campo, como: agricultores familiares, assalariados, assentados da Reforma Agrária, remanescentes de quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, indígenas e tantos outros que vivem do e no campo. A interface entre Educação Especial e Educação do Campo, sobretudo, no que tange à formação e trabalho docente impõe a comunidade acadêmica o desafio de pensar a educação de sujeitos cujas demandas sociais foram recentemente colocadas nas agendas públicas. Os artigos desse dossiê foram organizados de maneira encadeada a fim de que se somem em conhecimento e experiências. Ao todo são onze artigos desta instigante temática que perpassa pela formação de professores, currículo, prática pedagógica e as políticas educacionais da educação básica ao superior.Universidade Federal do Tocantins2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/989410.20873/uft.rbec.e9894Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e98942525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894/17048https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894/17049Copyright (c) 2020 Marily Oliveira Barbosa , Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Arlindo Lins de Melo Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa , Marily Oliveira Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos Melo Júnior, Arlindo Lins de 2020-08-10T16:14:02Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9894Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2020-08-10T16:14:02Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
Dossier temático: La formación y el trabajo de enseñanza sobre el terreno y la educación especial: una interfaz necesaria
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
Dossiê Temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial: uma interface necessária
title Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
spellingShingle Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
Barbosa , Marily Oliveira
title_short Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
title_full Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
title_fullStr Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
title_full_unstemmed Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
title_sort Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
author Barbosa , Marily Oliveira
author_facet Barbosa , Marily Oliveira
Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos
Melo Júnior, Arlindo Lins de
author_role author
author2 Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos
Melo Júnior, Arlindo Lins de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa , Marily Oliveira
Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos
Melo Júnior, Arlindo Lins de
description O ano de 2020 tem dentre seus registros a Pandemia do novo coronavírus (COVID 19) - uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves – que também atingiu ferozmente os povos do campo, reacendendo a desigualdade e que impacta pela devassidão. Nosso agradecimento a todos que lutaram veementemente por seu povo, suas terras, suas identidades, quer professor, trabalhador rural, alunos, pais ou lideranças. De modo singular, unimo-nos a Revista Brasileira de Educação do Campo e apresentamos esse dossiê que aborda a Educação Especial e a Educação do Campo. A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar que perpassa todos seus níveis e modalidades e que deve ser ofertada preferencialmente na rede regular de ensino para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Já a Educação do Campo destina-se ao atendimento das populações do campo, como: agricultores familiares, assalariados, assentados da Reforma Agrária, remanescentes de quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, indígenas e tantos outros que vivem do e no campo. A interface entre Educação Especial e Educação do Campo, sobretudo, no que tange à formação e trabalho docente impõe a comunidade acadêmica o desafio de pensar a educação de sujeitos cujas demandas sociais foram recentemente colocadas nas agendas públicas. Os artigos desse dossiê foram organizados de maneira encadeada a fim de que se somem em conhecimento e experiências. Ao todo são onze artigos desta instigante temática que perpassa pela formação de professores, currículo, prática pedagógica e as políticas educacionais da educação básica ao superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894
10.20873/uft.rbec.e9894
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894
identifier_str_mv 10.20873/uft.rbec.e9894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894/17048
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894/17049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894
Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894
Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894
Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894
2525-4863
reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Brasileira de Educação do Campo
collection Revista Brasileira de Educação do Campo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br
_version_ 1798319758779613184