Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação do Campo |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894 |
Resumo: | O ano de 2020 tem dentre seus registros a Pandemia do novo coronavírus (COVID 19) - uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves – que também atingiu ferozmente os povos do campo, reacendendo a desigualdade e que impacta pela devassidão. Nosso agradecimento a todos que lutaram veementemente por seu povo, suas terras, suas identidades, quer professor, trabalhador rural, alunos, pais ou lideranças. De modo singular, unimo-nos a Revista Brasileira de Educação do Campo e apresentamos esse dossiê que aborda a Educação Especial e a Educação do Campo. A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar que perpassa todos seus níveis e modalidades e que deve ser ofertada preferencialmente na rede regular de ensino para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Já a Educação do Campo destina-se ao atendimento das populações do campo, como: agricultores familiares, assalariados, assentados da Reforma Agrária, remanescentes de quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, indígenas e tantos outros que vivem do e no campo. A interface entre Educação Especial e Educação do Campo, sobretudo, no que tange à formação e trabalho docente impõe a comunidade acadêmica o desafio de pensar a educação de sujeitos cujas demandas sociais foram recentemente colocadas nas agendas públicas. Os artigos desse dossiê foram organizados de maneira encadeada a fim de que se somem em conhecimento e experiências. Ao todo são onze artigos desta instigante temática que perpassa pela formação de professores, currículo, prática pedagógica e as políticas educacionais da educação básica ao superior. |
id |
UFT-5_92e3e3b076a3b91fd738ca3c9c3383c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9894 |
network_acronym_str |
UFT-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
repository_id_str |
|
spelling |
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interfaceThematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interfaceDossier temático: La formación y el trabajo de enseñanza sobre el terreno y la educación especial: una interfaz necesariaThematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interfaceDossiê Temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial: uma interface necessáriaO ano de 2020 tem dentre seus registros a Pandemia do novo coronavírus (COVID 19) - uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves – que também atingiu ferozmente os povos do campo, reacendendo a desigualdade e que impacta pela devassidão. Nosso agradecimento a todos que lutaram veementemente por seu povo, suas terras, suas identidades, quer professor, trabalhador rural, alunos, pais ou lideranças. De modo singular, unimo-nos a Revista Brasileira de Educação do Campo e apresentamos esse dossiê que aborda a Educação Especial e a Educação do Campo. A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar que perpassa todos seus níveis e modalidades e que deve ser ofertada preferencialmente na rede regular de ensino para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Já a Educação do Campo destina-se ao atendimento das populações do campo, como: agricultores familiares, assalariados, assentados da Reforma Agrária, remanescentes de quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, indígenas e tantos outros que vivem do e no campo. A interface entre Educação Especial e Educação do Campo, sobretudo, no que tange à formação e trabalho docente impõe a comunidade acadêmica o desafio de pensar a educação de sujeitos cujas demandas sociais foram recentemente colocadas nas agendas públicas. Os artigos desse dossiê foram organizados de maneira encadeada a fim de que se somem em conhecimento e experiências. Ao todo são onze artigos desta instigante temática que perpassa pela formação de professores, currículo, prática pedagógica e as políticas educacionais da educação básica ao superior.Universidade Federal do Tocantins2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/989410.20873/uft.rbec.e9894Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e98942525-4863reponame:Revista Brasileira de Educação do Campoinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894/17048https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894/17049Copyright (c) 2020 Marily Oliveira Barbosa , Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Arlindo Lins de Melo Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa , Marily Oliveira Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos Melo Júnior, Arlindo Lins de 2020-08-10T16:14:02Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/9894Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campoPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/oaigustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br2525-48632525-4863opendoar:2020-08-10T16:14:02Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface Dossier temático: La formación y el trabajo de enseñanza sobre el terreno y la educación especial: una interfaz necesaria Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface Dossiê Temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial: uma interface necessária |
title |
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface |
spellingShingle |
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface Barbosa , Marily Oliveira |
title_short |
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface |
title_full |
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface |
title_fullStr |
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface |
title_full_unstemmed |
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface |
title_sort |
Thematic Dossier: Training and Teaching Work in the Countryside and Special Education: a necessary interface |
author |
Barbosa , Marily Oliveira |
author_facet |
Barbosa , Marily Oliveira Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos Melo Júnior, Arlindo Lins de |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos Melo Júnior, Arlindo Lins de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa , Marily Oliveira Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos Melo Júnior, Arlindo Lins de |
description |
O ano de 2020 tem dentre seus registros a Pandemia do novo coronavírus (COVID 19) - uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves – que também atingiu ferozmente os povos do campo, reacendendo a desigualdade e que impacta pela devassidão. Nosso agradecimento a todos que lutaram veementemente por seu povo, suas terras, suas identidades, quer professor, trabalhador rural, alunos, pais ou lideranças. De modo singular, unimo-nos a Revista Brasileira de Educação do Campo e apresentamos esse dossiê que aborda a Educação Especial e a Educação do Campo. A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar que perpassa todos seus níveis e modalidades e que deve ser ofertada preferencialmente na rede regular de ensino para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Já a Educação do Campo destina-se ao atendimento das populações do campo, como: agricultores familiares, assalariados, assentados da Reforma Agrária, remanescentes de quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, indígenas e tantos outros que vivem do e no campo. A interface entre Educação Especial e Educação do Campo, sobretudo, no que tange à formação e trabalho docente impõe a comunidade acadêmica o desafio de pensar a educação de sujeitos cujas demandas sociais foram recentemente colocadas nas agendas públicas. Os artigos desse dossiê foram organizados de maneira encadeada a fim de que se somem em conhecimento e experiências. Ao todo são onze artigos desta instigante temática que perpassa pela formação de professores, currículo, prática pedagógica e as políticas educacionais da educação básica ao superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894 10.20873/uft.rbec.e9894 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.rbec.e9894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894/17048 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/9894/17049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Rural Education; Bd. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894 Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894 Revista Brasileña de Educación Rural; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894 Brazilian Journal of Rural Education; Vol. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894 Revista Brasileira de Educação do Campo; v. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication; e9894 2525-4863 reponame:Revista Brasileira de Educação do Campo instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
collection |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação do Campo - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
gustavo.araujo@uft.edu.br||rbec@uft.edu.br||gustavo.araujo@uft.edu.br|| rbec@uft.edu.br |
_version_ |
1798319758779613184 |