O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237 |
Resumo: | This study aimed to identify the literary production on the use of the Arduino platform as a digital technological resource (RED) for teaching physics concepts in high school. This is an exploratory study carried out in databases of recognized scientific journals in the areas of teaching and exact sciences. From the survey of 32 works that were characterized by the scope of this study, fourteen articles stood out that brought the results of experimental projects developed for the teaching of scientific concepts with the help of Arduino. The results of these studies indicated that the use of this RED in the development of experimental activities in the classroom, in addition to providing autonomy and the development of the student's scientific, critical and creative thinking, also proved to be a technologically viable and economically sustainable resource for low cost, but with quality and versatility equal to or greater than commercial options. |
id |
UFT-8_62918a6d86680e684d944cd2e127717a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/11237 |
network_acronym_str |
UFT-8 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.Ensino de FísicaRecursos Educacionais DigitaisArduinoAtividades Experimentais.ensinoarduinoFísicaThis study aimed to identify the literary production on the use of the Arduino platform as a digital technological resource (RED) for teaching physics concepts in high school. This is an exploratory study carried out in databases of recognized scientific journals in the areas of teaching and exact sciences. From the survey of 32 works that were characterized by the scope of this study, fourteen articles stood out that brought the results of experimental projects developed for the teaching of scientific concepts with the help of Arduino. The results of these studies indicated that the use of this RED in the development of experimental activities in the classroom, in addition to providing autonomy and the development of the student's scientific, critical and creative thinking, also proved to be a technologically viable and economically sustainable resource for low cost, but with quality and versatility equal to or greater than commercial options.Este estudio tuvo como objetivo identificar la producción literaria sobre el uso de la plataforma Arduino como recurso tecnológico digital (RED) para la enseñanza de conceptos de física en la escuela secundaria. Se trata de un estudio exploratorio realizado en bases de datos de reconocidas revistas científicas en las áreas de docencia y ciencias exactas. Del relevamiento de 32 trabajos que se caracterizaron por el alcance de este estudio, se destacaron catorce artículos que trajeron los resultados de proyectos experimentales desarrollados para la enseñanza de conceptos científicos con la ayuda de Arduino. Los resultados de estos estudios indicaron que el uso de esta RED en el desarrollo de actividades experimentales en el aula, además de brindar autonomía y el desarrollo del pensamiento científico, crítico y creativo del estudiante, también resultó ser un recurso tecnológicamente viable y económicamente sostenible. recurso a bajo costo, pero con calidad y versatilidad igual o superior a las opciones comerciales.Este estudo teve por objetivo identificar a produção literária sobre o uso da plataforma Arduino como um recurso tecnológico digital (RED)[1] para o ensino de conceitos da Física no ensino médio. Trata-se de um estudo exploratório realizado em bases de dados de periódicos científicos reconhecidos nas áreas de ensino e ciências exatas. A partir do levantamento de 32 trabalhos que se caracterizavam ao escopo deste estudo, destacaram-se quatorze artigos que traziam os resultados de projetos experimentais desenvolvidos para o ensino de conceitos científicos com o auxílio do Arduino. Os resultados desses estudos indicaram que o uso deste RED no desenvolvimento de atividades experimentais em sala de aula, além de propiciar a autonomia e o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo do estudante, também se revelou como um recurso tecnologicamente viável e economicamente sustentável por ser de baixo custo, mas com qualidade e versatilidade iguais ou superiores às opções comerciais. [1] Conforme definição da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), um recurso educacional digital é, na prática, um arquivo digital utilizado como ferramenta de ensino para apoiar o aprendizado. Pode ser um arquivo de imagem (vídeo, foto, ilustração, animação; ou um arquivo de áudio (música, uma gravação, um som, um toque, audiolivro, podcast, etc); ou um tipo específico de documento (texto, planilha, uma apresentação) ou, ainda, um tipo específico de arquivo associado a uma aplicação especializada (aplicativos de simulação matemática, física, anatomia, etc.). Cf.: http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/cotedu/recursos-educacionais-digitais/tipos-de-recursosUniversidade Federal do Tocantins - UFT2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1123710.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2ptObservatory Journal; Vol. 7 No. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2ptObservatorio Magazine; Vol. 7 Núm. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2ptObservatoire Journal; Vol. 7 No. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2ptRevista Observatório ; v. 7 n. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2pt2447-426610.20873/uft.2447-4266.2021v7n2reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237/19819https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237/19831Copyright (c) 2021 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Castilho, Weimar Lima Oliveira, Denise Gomes Dutra, Marco Vinicius2022-03-26T12:24:20Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/11237Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-26T12:24:20Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. |
title |
O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. |
spellingShingle |
O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. Silva Castilho, Weimar Ensino de Física Recursos Educacionais Digitais Arduino Atividades Experimentais. ensino arduino Física |
title_short |
O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. |
title_full |
O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. |
title_fullStr |
O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. |
title_sort |
O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. |
author |
Silva Castilho, Weimar |
author_facet |
Silva Castilho, Weimar Lima Oliveira, Denise Gomes Dutra, Marco Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Lima Oliveira, Denise Gomes Dutra, Marco Vinicius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Castilho, Weimar Lima Oliveira, Denise Gomes Dutra, Marco Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Recursos Educacionais Digitais Arduino Atividades Experimentais. ensino arduino Física |
topic |
Ensino de Física Recursos Educacionais Digitais Arduino Atividades Experimentais. ensino arduino Física |
description |
This study aimed to identify the literary production on the use of the Arduino platform as a digital technological resource (RED) for teaching physics concepts in high school. This is an exploratory study carried out in databases of recognized scientific journals in the areas of teaching and exact sciences. From the survey of 32 works that were characterized by the scope of this study, fourteen articles stood out that brought the results of experimental projects developed for the teaching of scientific concepts with the help of Arduino. The results of these studies indicated that the use of this RED in the development of experimental activities in the classroom, in addition to providing autonomy and the development of the student's scientific, critical and creative thinking, also proved to be a technologically viable and economically sustainable resource for low cost, but with quality and versatility equal to or greater than commercial options. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237/19819 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237/19831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Observatório |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 7 No. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2pt Observatorio Magazine; Vol. 7 Núm. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2pt Observatoire Journal; Vol. 7 No. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2pt Revista Observatório ; v. 7 n. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2pt 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br|| |
_version_ |
1797174758171738112 |