O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Castilho, Weimar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima Oliveira, Denise, Gomes Dutra, Marco Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237
Resumo: This study aimed to identify the literary production on the use of the Arduino platform as a digital technological resource (RED) for teaching physics concepts in high school. This is an exploratory study carried out in databases of recognized scientific journals in the areas of teaching and exact sciences. From the survey of 32 works that were characterized by the scope of this study, fourteen articles stood out that brought the results of experimental projects developed for the teaching of scientific concepts with the help of Arduino. The results of these studies indicated that the use of this RED in the development of experimental activities in the classroom, in addition to providing autonomy and the development of the student's scientific, critical and creative thinking, also proved to be a technologically viable and economically sustainable resource for low cost, but with quality and versatility equal to or greater than commercial options.
id UFT-8_62918a6d86680e684d944cd2e127717a
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/11237
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.Ensino de FísicaRecursos Educacionais DigitaisArduinoAtividades Experimentais.ensinoarduinoFísicaThis study aimed to identify the literary production on the use of the Arduino platform as a digital technological resource (RED) for teaching physics concepts in high school. This is an exploratory study carried out in databases of recognized scientific journals in the areas of teaching and exact sciences. From the survey of 32 works that were characterized by the scope of this study, fourteen articles stood out that brought the results of experimental projects developed for the teaching of scientific concepts with the help of Arduino. The results of these studies indicated that the use of this RED in the development of experimental activities in the classroom, in addition to providing autonomy and the development of the student's scientific, critical and creative thinking, also proved to be a technologically viable and economically sustainable resource for low cost, but with quality and versatility equal to or greater than commercial options.Este estudio tuvo como objetivo identificar la producción literaria sobre el uso de la plataforma Arduino como recurso tecnológico digital (RED) para la enseñanza de conceptos de física en la escuela secundaria. Se trata de un estudio exploratorio realizado en bases de datos de reconocidas revistas científicas en las áreas de docencia y ciencias exactas. Del relevamiento de 32 trabajos que se caracterizaron por el alcance de este estudio, se destacaron catorce artículos que trajeron los resultados de proyectos experimentales desarrollados para la enseñanza de conceptos científicos con la ayuda de Arduino. Los resultados de estos estudios indicaron que el uso de esta RED en el desarrollo de actividades experimentales en el aula, además de brindar autonomía y el desarrollo del pensamiento científico, crítico y creativo del estudiante, también resultó ser un recurso tecnológicamente viable y económicamente sostenible. recurso a bajo costo, pero con calidad y versatilidad igual o superior a las opciones comerciales.Este estudo teve por objetivo identificar a produção literária sobre o uso da plataforma Arduino como um recurso tecnológico digital (RED)[1] para o ensino de conceitos da Física no ensino médio. Trata-se de um estudo exploratório realizado em bases de dados de periódicos científicos reconhecidos nas áreas de ensino e ciências exatas. A partir do levantamento de 32 trabalhos que se caracterizavam ao escopo deste estudo, destacaram-se quatorze artigos que traziam os resultados de projetos experimentais desenvolvidos para o ensino de conceitos científicos com o auxílio do Arduino. Os resultados desses estudos indicaram que o uso deste RED no desenvolvimento de atividades experimentais em sala de aula, além de propiciar a autonomia e o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo do estudante, também se revelou como um recurso tecnologicamente viável e economicamente sustentável por ser de baixo custo, mas com qualidade e versatilidade iguais ou superiores às opções comerciais.   [1] Conforme definição da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), um recurso educacional digital é, na prática, um arquivo digital utilizado como ferramenta de ensino para apoiar o aprendizado. Pode ser um arquivo de imagem (vídeo, foto, ilustração, animação; ou um arquivo de áudio (música, uma gravação, um som, um toque, audiolivro, podcast, etc); ou um tipo específico de documento (texto, planilha, uma apresentação) ou, ainda, um tipo específico de arquivo associado a uma aplicação especializada (aplicativos de simulação matemática, física, anatomia, etc.). Cf.: http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/cotedu/recursos-educacionais-digitais/tipos-de-recursosUniversidade Federal do Tocantins - UFT2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1123710.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2ptObservatory Journal; Vol. 7 No. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2ptObservatorio Magazine; Vol. 7 Núm. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2ptObservatoire Journal; Vol. 7 No. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2ptRevista Observatório ; v. 7 n. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2pt2447-426610.20873/uft.2447-4266.2021v7n2reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237/19819https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237/19831Copyright (c) 2021 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Castilho, Weimar Lima Oliveira, Denise Gomes Dutra, Marco Vinicius2022-03-26T12:24:20Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/11237Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2022-03-26T12:24:20Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.
title O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.
spellingShingle O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.
Silva Castilho, Weimar
Ensino de Física
Recursos Educacionais Digitais
Arduino
Atividades Experimentais.
ensino
arduino
Física
title_short O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.
title_full O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.
title_fullStr O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.
title_full_unstemmed O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.
title_sort O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.
author Silva Castilho, Weimar
author_facet Silva Castilho, Weimar
Lima Oliveira, Denise
Gomes Dutra, Marco Vinicius
author_role author
author2 Lima Oliveira, Denise
Gomes Dutra, Marco Vinicius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Castilho, Weimar
Lima Oliveira, Denise
Gomes Dutra, Marco Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Recursos Educacionais Digitais
Arduino
Atividades Experimentais.
ensino
arduino
Física
topic Ensino de Física
Recursos Educacionais Digitais
Arduino
Atividades Experimentais.
ensino
arduino
Física
description This study aimed to identify the literary production on the use of the Arduino platform as a digital technological resource (RED) for teaching physics concepts in high school. This is an exploratory study carried out in databases of recognized scientific journals in the areas of teaching and exact sciences. From the survey of 32 works that were characterized by the scope of this study, fourteen articles stood out that brought the results of experimental projects developed for the teaching of scientific concepts with the help of Arduino. The results of these studies indicated that the use of this RED in the development of experimental activities in the classroom, in addition to providing autonomy and the development of the student's scientific, critical and creative thinking, also proved to be a technologically viable and economically sustainable resource for low cost, but with quality and versatility equal to or greater than commercial options.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237
10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237/19819
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237/19831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 7 No. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2pt
Observatorio Magazine; Vol. 7 Núm. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2pt
Observatoire Journal; Vol. 7 No. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2pt
Revista Observatório ; v. 7 n. 2 (2021): v. 7 n. 2 (2021): Communication, teaching and multiple perspectives / Comunicação, ensino e múltiplo olhares Apr-Jun (2021); a2pt
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174758171738112