MEDIA VIOLENCE USES AND GRATIFICATIONS: what we know about the reasons for exposure and its effects on receptor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Carriço Ferreira, Raquel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira Santana, Dhione
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15031
Resumo: Estudos constatam o crescimento quantitativo e “qualitativo” da violência nas mídias, como o que aponta que 80% dos conteúdos são violentos[1]. Mas mensagens violentas tornam sua audiência também violenta? Essa indagação tem sido objeto de investigação de tradições que privilegiam os “efeitos” sobre o comportamento do indivíduo. Para o possível efeito, entretanto, as motivações do receptor, bem como suas características particulares ao selecionar conteúdos violentos devem ser examinadas. Nesse sentido, realizamos uma revisão de literatura  dos estudos de Usos e Gratificações que exploram o desenvolvimento do comportamento violento. Para além das características fundamentais para desenvolver tais comportamentos, categorizamos os fatores para a exposição à violência: 1. Hábito; 2.Gerenciamento do Humor; 3.Integração Pessoal e 4.Interação Social. Muito embora os motivos e a exposição à violência das mídias sejam consistentes com o desenvolvimento de comportamentos agressivos, esses não são os predecessores mais significativos associados a tal comportamento.   [1] Ver WEAVER (2011).
id UFT-8_a54e2bec70aeb6396b7fa0c47c5bf3d2
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/15031
network_acronym_str UFT-8
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling MEDIA VIOLENCE USES AND GRATIFICATIONS: what we know about the reasons for exposure and its effects on receptorUSOS Y GRATIFICACIONES DE LA VIOLENCIA EN LOS MEDIOS: lo que sabemos sobre las razones de la exposición y sus efectos en el receptorUSOS E GRATIFICAÇÕES DA VIOLÊNCIA NA MÍDIA: o que sabemos sobre os motivos para a exposição e seus efeitos no receptorViolência na mídia. Audiência e recepçãoUsos e GratificaçõesRevisão de literaturaComunicaçãoViolênciaUsos e GratificaçõesEstudos constatam o crescimento quantitativo e “qualitativo” da violência nas mídias, como o que aponta que 80% dos conteúdos são violentos[1]. Mas mensagens violentas tornam sua audiência também violenta? Essa indagação tem sido objeto de investigação de tradições que privilegiam os “efeitos” sobre o comportamento do indivíduo. Para o possível efeito, entretanto, as motivações do receptor, bem como suas características particulares ao selecionar conteúdos violentos devem ser examinadas. Nesse sentido, realizamos uma revisão de literatura  dos estudos de Usos e Gratificações que exploram o desenvolvimento do comportamento violento. Para além das características fundamentais para desenvolver tais comportamentos, categorizamos os fatores para a exposição à violência: 1. Hábito; 2.Gerenciamento do Humor; 3.Integração Pessoal e 4.Interação Social. Muito embora os motivos e a exposição à violência das mídias sejam consistentes com o desenvolvimento de comportamentos agressivos, esses não são os predecessores mais significativos associados a tal comportamento.   [1] Ver WEAVER (2011).Universidade Federal do Tocantins - UFT2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1503110.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a12ptObservatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a12ptObservatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a12ptObservatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a12ptRevista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a12pt2447-426610.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15031/22021https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15031/22022MundialCopyright (c) 2023 Revista Observatório http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques Carriço Ferreira, RaquelOliveira Santana, Dhione2024-01-01T00:20:03Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/15031Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oaigilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||2447-42662447-4266opendoar:2024-01-01T00:20:03Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIA VIOLENCE USES AND GRATIFICATIONS: what we know about the reasons for exposure and its effects on receptor
USOS Y GRATIFICACIONES DE LA VIOLENCIA EN LOS MEDIOS: lo que sabemos sobre las razones de la exposición y sus efectos en el receptor
USOS E GRATIFICAÇÕES DA VIOLÊNCIA NA MÍDIA: o que sabemos sobre os motivos para a exposição e seus efeitos no receptor
title MEDIA VIOLENCE USES AND GRATIFICATIONS: what we know about the reasons for exposure and its effects on receptor
spellingShingle MEDIA VIOLENCE USES AND GRATIFICATIONS: what we know about the reasons for exposure and its effects on receptor
Marques Carriço Ferreira, Raquel
Violência na mídia
. Audiência e recepção
Usos e Gratificações
Revisão de literatura
Comunicação
Violência
Usos e Gratificações
title_short MEDIA VIOLENCE USES AND GRATIFICATIONS: what we know about the reasons for exposure and its effects on receptor
title_full MEDIA VIOLENCE USES AND GRATIFICATIONS: what we know about the reasons for exposure and its effects on receptor
title_fullStr MEDIA VIOLENCE USES AND GRATIFICATIONS: what we know about the reasons for exposure and its effects on receptor
title_full_unstemmed MEDIA VIOLENCE USES AND GRATIFICATIONS: what we know about the reasons for exposure and its effects on receptor
title_sort MEDIA VIOLENCE USES AND GRATIFICATIONS: what we know about the reasons for exposure and its effects on receptor
author Marques Carriço Ferreira, Raquel
author_facet Marques Carriço Ferreira, Raquel
Oliveira Santana, Dhione
author_role author
author2 Oliveira Santana, Dhione
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Carriço Ferreira, Raquel
Oliveira Santana, Dhione
dc.subject.por.fl_str_mv Violência na mídia
. Audiência e recepção
Usos e Gratificações
Revisão de literatura
Comunicação
Violência
Usos e Gratificações
topic Violência na mídia
. Audiência e recepção
Usos e Gratificações
Revisão de literatura
Comunicação
Violência
Usos e Gratificações
description Estudos constatam o crescimento quantitativo e “qualitativo” da violência nas mídias, como o que aponta que 80% dos conteúdos são violentos[1]. Mas mensagens violentas tornam sua audiência também violenta? Essa indagação tem sido objeto de investigação de tradições que privilegiam os “efeitos” sobre o comportamento do indivíduo. Para o possível efeito, entretanto, as motivações do receptor, bem como suas características particulares ao selecionar conteúdos violentos devem ser examinadas. Nesse sentido, realizamos uma revisão de literatura  dos estudos de Usos e Gratificações que exploram o desenvolvimento do comportamento violento. Para além das características fundamentais para desenvolver tais comportamentos, categorizamos os fatores para a exposição à violência: 1. Hábito; 2.Gerenciamento do Humor; 3.Integração Pessoal e 4.Interação Social. Muito embora os motivos e a exposição à violência das mídias sejam consistentes com o desenvolvimento de comportamentos agressivos, esses não são os predecessores mais significativos associados a tal comportamento.   [1] Ver WEAVER (2011).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15031
10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a12pt
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15031
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a12pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15031/22021
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15031/22022
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Observatório
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mundial
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a12pt
Observatorio Magazine; Vol. 9 Núm. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a12pt
Observatoire Journal; Vol. 9 No. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a12pt
Revista Observatório ; v. 9 n. 1 (2023): Teaching, Training and New Communication and Information Technologies / Ensino, Formação e Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação; a12pt
2447-4266
10.20873/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv gilsonportouft@gmail.com||gilsonporto@uft.edu.br||
_version_ 1797174751184027648