A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/5350 |
Resumo: | Nos dias atuais de surgiram varias formas de investimentos, em vários tipos de organizações, fato esse que pode ser visto como uma alternativa econômica global. Portanto, o objetivo deste artigo é demonstrar a importância do marketing para as cooperativas de crédito, uma vez que tal investimento pode ajuda-las a se manterem no mercado por mais tempo. Segundo Nickels e Wood (1999), o marketing pode ser visto como um método por meio do qual se busca criar e manter bons relacionamentos com os clientes e todos os grupos de interesse, chamados de stakeholders. Neste estudo buscou-se, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar a importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de crédito. Por meio desta revisão, percebeu-se que a grande maioria não investe em marketing, apesar de ter grande potencial de crescimento e de a sociedade não ter conhecimento dos diferenciais desse segmento. |
id |
UFT_db8ab696f54e64f9a0d6261c78a0b75d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/5350 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Apoliane Matos Apoliane MatosSantos, Rumeninng Abrantes dos2023-05-02T21:29:57Z2023-05-02T21:29:57Z2023-05-02MENDES,Apoliane Matos. A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016http://hdl.handle.net/11612/5350Nos dias atuais de surgiram varias formas de investimentos, em vários tipos de organizações, fato esse que pode ser visto como uma alternativa econômica global. Portanto, o objetivo deste artigo é demonstrar a importância do marketing para as cooperativas de crédito, uma vez que tal investimento pode ajuda-las a se manterem no mercado por mais tempo. Segundo Nickels e Wood (1999), o marketing pode ser visto como um método por meio do qual se busca criar e manter bons relacionamentos com os clientes e todos os grupos de interesse, chamados de stakeholders. Neste estudo buscou-se, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar a importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de crédito. Por meio desta revisão, percebeu-se que a grande maioria não investe em marketing, apesar de ter grande potencial de crescimento e de a sociedade não ter conhecimento dos diferenciais desse segmento.Nowadays emerged from various forms of investment in various types of organizations, a fact that can be seen as a global economic alternative. Therefore, the purpose of this article is to demonstrate the importance of marketing for credit unions, since such investment can help them to stay on the market longer. According Nickels and Wood (1999), marketing can be seen as a method by which it seeks to create and maintain good relationships with customers and all stakeholders, called stakeholders. In this study we sought, through a literature review, analyze the importance of relationship marketing for credit unions. Through this review, it was noted that the vast majority does not invest in marketing, despite having great potential for growth and the company does not have knowledge of differential in this segment.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVASAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCooperativa.Cooperativismo de Crédito.Marketing.Marketing de Relacionamento.A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdfAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdfapplication/pdf351503http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/1/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf651db5e2763bb4a2906d4f1f0c5aa697MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.txtAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.txtExtracted texttext/plain40267http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/3/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.txt811ff532b10293254d83d9723433f3f6MD53THUMBNAILAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.jpgAPOLIANE MATOS MENDES - TCC - COOPERATIVISMO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1315http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/4/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.jpgeeb44054fff53fcbe79bdd8e54b87589MD5411612/53502023-05-03 03:01:58.66oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-05-03T06:01:58Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. |
title |
A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. |
spellingShingle |
A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. Mendes, Apoliane Matos Apoliane Matos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Cooperativa. Cooperativismo de Crédito. Marketing. Marketing de Relacionamento. |
title_short |
A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. |
title_full |
A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. |
title_fullStr |
A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. |
title_full_unstemmed |
A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. |
title_sort |
A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. |
author |
Mendes, Apoliane Matos Apoliane Matos |
author_facet |
Mendes, Apoliane Matos Apoliane Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Apoliane Matos Apoliane Matos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Rumeninng Abrantes dos |
contributor_str_mv |
Santos, Rumeninng Abrantes dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Cooperativa. Cooperativismo de Crédito. Marketing. Marketing de Relacionamento. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperativa. Cooperativismo de Crédito. Marketing. Marketing de Relacionamento. |
description |
Nos dias atuais de surgiram varias formas de investimentos, em vários tipos de organizações, fato esse que pode ser visto como uma alternativa econômica global. Portanto, o objetivo deste artigo é demonstrar a importância do marketing para as cooperativas de crédito, uma vez que tal investimento pode ajuda-las a se manterem no mercado por mais tempo. Segundo Nickels e Wood (1999), o marketing pode ser visto como um método por meio do qual se busca criar e manter bons relacionamentos com os clientes e todos os grupos de interesse, chamados de stakeholders. Neste estudo buscou-se, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar a importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de crédito. Por meio desta revisão, percebeu-se que a grande maioria não investe em marketing, apesar de ter grande potencial de crescimento e de a sociedade não ter conhecimento dos diferenciais desse segmento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-02T21:29:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-02T21:29:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENDES,Apoliane Matos. A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/5350 |
identifier_str_mv |
MENDES,Apoliane Matos. A importância do marketing de relacionamento para as cooperativas de créditos: uma revisão. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/5350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso livre. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso livre. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS Araguaína Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS Araguaína Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/1/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/3/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5350/4/APOLIANE%20MATOS%20MENDES%20-%20TCC%20-%20COOPERATIVISMO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
651db5e2763bb4a2906d4f1f0c5aa697 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 811ff532b10293254d83d9723433f3f6 eeb44054fff53fcbe79bdd8e54b87589 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1802111571724337152 |