A gamificação no ensino e aprendizagem da matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Danrley Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/5161
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem como objetivo investigar se o desenvolvimento de atividades gamificadas criadas por discentes da disciplina de “Tecnologia da Informação e da Comunicação no Ensino da Matemática I” do curso de Licenciatura em Matemática contribui para o ensino e a aprendizagem da matemática na formação inicial de professores. Essas produções foram construídas com o software Schatch, ele é uma ferramenta para iniciar o estudo de programação. Em suas produções os discentes usaram elementos de jogos digitais para poder então criarem atividades gamificadas, as quais aqui chamamos de Objetos de Aprendizagem Digital (OAD). No desenvolvimento desses objetos os discentes foram livres para usarem a imaginação. Nossa abordagem de investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma metodologia de Estudo de Caso e como instrumentos de coleta de dados usamos um questionário e uma entrevista. Diante de nosso referencial teórico ao analisarmos os três OAD dos discentes, encontramos em dois elementos que nos possibilitaram chamá-los de atividade gamificada educativa educativa, a outra não se encaixou nas características. Por essa pesquisa, mostramos um pouco de como unir a tecnologia digital e a Educação é importante. Essa união se faz necessária, pois o digital está presente no cotidiano da sociedade e concluímos que é possível a usarmos para ensinar e aprender matemática.
id UFT_ea4d3c464934afd9ab3ddf36f3654a48
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/5161
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling LIMA, Danrley CostaALVES, Deive Barbosa2023-03-21T00:35:44Z2023-03-21T00:35:44Z2023-03-20LIMA, Danrley Costa. A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2017. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.http://hdl.handle.net/11612/5161Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem como objetivo investigar se o desenvolvimento de atividades gamificadas criadas por discentes da disciplina de “Tecnologia da Informação e da Comunicação no Ensino da Matemática I” do curso de Licenciatura em Matemática contribui para o ensino e a aprendizagem da matemática na formação inicial de professores. Essas produções foram construídas com o software Schatch, ele é uma ferramenta para iniciar o estudo de programação. Em suas produções os discentes usaram elementos de jogos digitais para poder então criarem atividades gamificadas, as quais aqui chamamos de Objetos de Aprendizagem Digital (OAD). No desenvolvimento desses objetos os discentes foram livres para usarem a imaginação. Nossa abordagem de investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma metodologia de Estudo de Caso e como instrumentos de coleta de dados usamos um questionário e uma entrevista. Diante de nosso referencial teórico ao analisarmos os três OAD dos discentes, encontramos em dois elementos que nos possibilitaram chamá-los de atividade gamificada educativa educativa, a outra não se encaixou nas características. Por essa pesquisa, mostramos um pouco de como unir a tecnologia digital e a Educação é importante. Essa união se faz necessária, pois o digital está presente no cotidiano da sociedade e concluímos que é possível a usarmos para ensinar e aprender matemática.This research was carried out at the Federal University of Tocantins (UFT), aiming to investigate whether the development of gamification activities created by students of the discipline of "Information and Communication Technology in Mathematics I" of the Mathematics Degree course contributes to the teaching and learning of mathematics in initial teacher education. These productions were built with Schatch software; it is a tool to start the programming study. In their productions, the students used elements of digital games to be able to create gamification activities, which we call Digital Learning Objects (OAD). In the development of these objects, the students were free to use their imagination. Our research approach was the qualitative research, with a methodology of Case Study and as instruments of data collection; we used a questionnaire and an interview. Facing our theoretical reference when analyzing the three OAD of the students, we found in two elements that enabled us to call them educational activity, the other did not fit the characteristics. For this research, we show a bit of how to unite digital technology and Education is important. This union is necessary because the digital is present in the daily life of society and we conclude that it is possible to use it to teach and to learn mathematics.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAGamificação,Jogos Digitais,Tecnologia Digitais,Objetos de Aprendizagem Digitais,Gamification,Digital Games,Digital Technology,Digital Learning Objects.A gamificação no ensino e aprendizagem da matemática.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALDANRLEY COSTA LIMA - TCC - MATEMÁTICA.pdfDANRLEY COSTA LIMA - TCC - MATEMÁTICA.pdfapplication/pdf1721930http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5161/1/DANRLEY%20COSTA%20LIMA%20-%20TCC%20-%20MATEM%c3%81TICA.pdf811060062674cca0ac4babddc21ec339MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5161/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTDANRLEY COSTA LIMA - TCC - MATEMÁTICA.pdf.txtDANRLEY COSTA LIMA - TCC - MATEMÁTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain76313http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5161/3/DANRLEY%20COSTA%20LIMA%20-%20TCC%20-%20MATEM%c3%81TICA.pdf.txt1a53543f80b14e8679e2543623698200MD53THUMBNAILDANRLEY COSTA LIMA - TCC - MATEMÁTICA.pdf.jpgDANRLEY COSTA LIMA - TCC - MATEMÁTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5161/4/DANRLEY%20COSTA%20LIMA%20-%20TCC%20-%20MATEM%c3%81TICA.pdf.jpgf307762d5fc540c51a3329a789cc8694MD5411612/51612023-03-21 03:01:47.187oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-03-21T06:01:47Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gamificação no ensino e aprendizagem da matemática.
title A gamificação no ensino e aprendizagem da matemática.
spellingShingle A gamificação no ensino e aprendizagem da matemática.
LIMA, Danrley Costa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Gamificação,
Jogos Digitais,
Tecnologia Digitais,
Objetos de Aprendizagem Digitais,
Gamification,
Digital Games,
Digital Technology,
Digital Learning Objects.
title_short A gamificação no ensino e aprendizagem da matemática.
title_full A gamificação no ensino e aprendizagem da matemática.
title_fullStr A gamificação no ensino e aprendizagem da matemática.
title_full_unstemmed A gamificação no ensino e aprendizagem da matemática.
title_sort A gamificação no ensino e aprendizagem da matemática.
author LIMA, Danrley Costa
author_facet LIMA, Danrley Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Danrley Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALVES, Deive Barbosa
contributor_str_mv ALVES, Deive Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Gamificação,
Jogos Digitais,
Tecnologia Digitais,
Objetos de Aprendizagem Digitais,
Gamification,
Digital Games,
Digital Technology,
Digital Learning Objects.
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação,
Jogos Digitais,
Tecnologia Digitais,
Objetos de Aprendizagem Digitais,
Gamification,
Digital Games,
Digital Technology,
Digital Learning Objects.
description Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem como objetivo investigar se o desenvolvimento de atividades gamificadas criadas por discentes da disciplina de “Tecnologia da Informação e da Comunicação no Ensino da Matemática I” do curso de Licenciatura em Matemática contribui para o ensino e a aprendizagem da matemática na formação inicial de professores. Essas produções foram construídas com o software Schatch, ele é uma ferramenta para iniciar o estudo de programação. Em suas produções os discentes usaram elementos de jogos digitais para poder então criarem atividades gamificadas, as quais aqui chamamos de Objetos de Aprendizagem Digital (OAD). No desenvolvimento desses objetos os discentes foram livres para usarem a imaginação. Nossa abordagem de investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma metodologia de Estudo de Caso e como instrumentos de coleta de dados usamos um questionário e uma entrevista. Diante de nosso referencial teórico ao analisarmos os três OAD dos discentes, encontramos em dois elementos que nos possibilitaram chamá-los de atividade gamificada educativa educativa, a outra não se encaixou nas características. Por essa pesquisa, mostramos um pouco de como unir a tecnologia digital e a Educação é importante. Essa união se faz necessária, pois o digital está presente no cotidiano da sociedade e concluímos que é possível a usarmos para ensinar e aprender matemática.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-21T00:35:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-21T00:35:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Danrley Costa. A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2017. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/5161
identifier_str_mv LIMA, Danrley Costa. A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2017. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
url http://hdl.handle.net/11612/5161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso livre.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso livre.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA
Araguaína
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA
Araguaína
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5161/1/DANRLEY%20COSTA%20LIMA%20-%20TCC%20-%20MATEM%c3%81TICA.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5161/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5161/3/DANRLEY%20COSTA%20LIMA%20-%20TCC%20-%20MATEM%c3%81TICA.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/5161/4/DANRLEY%20COSTA%20LIMA%20-%20TCC%20-%20MATEM%c3%81TICA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 811060062674cca0ac4babddc21ec339
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
1a53543f80b14e8679e2543623698200
f307762d5fc540c51a3329a789cc8694
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1813912808535883776