A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27563 |
Resumo: | Este artigo refere-se a uma pesquisa sobre indisciplina realizada em uma escola pública de Minas Gerais. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com dez professores do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de investigar a visão dos docentes sobre a indisciplina, sua existência, a influência da sociedade e da escola, bem como as medidas que estas, juntamente com o setor psicopedagógico, têm tomado e poderiam tomar frente a tal situação. Os resultados mostraram que os entrevistados identificaram a existência de indisciplina por parte de alunos na perspectiva docente; porém, cada professor a percebeu de maneiras e intensidades diferenciadas. Verificou-se ainda que os educadores responsabilizam os estudantes e seus familiares por comportamentos considerados inadequados, desconsiderando a multiplicidade de fatores que envolvem a questão. Diante disso, torna-se essencial a intervenção dos psicólogos no contexto escolar, visando romper com os estereótipos e com as atribuições unilaterais sobre a indisciplina, buscando sempre compreendê-la, entendendo seu significado, analisando sua intensidade e importância no processo educativo. |
id |
UFU-11_088eb29c9113f232eca96f72a425ab89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27563 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAISIndisciplinaprofessoresPsicologia EscolarEnsino FundamentalEste artigo refere-se a uma pesquisa sobre indisciplina realizada em uma escola pública de Minas Gerais. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com dez professores do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de investigar a visão dos docentes sobre a indisciplina, sua existência, a influência da sociedade e da escola, bem como as medidas que estas, juntamente com o setor psicopedagógico, têm tomado e poderiam tomar frente a tal situação. Os resultados mostraram que os entrevistados identificaram a existência de indisciplina por parte de alunos na perspectiva docente; porém, cada professor a percebeu de maneiras e intensidades diferenciadas. Verificou-se ainda que os educadores responsabilizam os estudantes e seus familiares por comportamentos considerados inadequados, desconsiderando a multiplicidade de fatores que envolvem a questão. Diante disso, torna-se essencial a intervenção dos psicólogos no contexto escolar, visando romper com os estereótipos e com as atribuições unilaterais sobre a indisciplina, buscando sempre compreendê-la, entendendo seu significado, analisando sua intensidade e importância no processo educativo.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27563Perspectivas em Psicologia; v. 16 n. 2 (2012): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27563/15115Cury, Daniel GonçalvesSousa, Alline Alves deSilva, Silvia Maria Cintra daCastro, Liliane Ochoa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-22T13:08:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27563Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2014-09-22T13:08:09Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS |
title |
A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS |
spellingShingle |
A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS Cury, Daniel Gonçalves Indisciplina professores Psicologia Escolar Ensino Fundamental |
title_short |
A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS |
title_full |
A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS |
title_fullStr |
A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS |
title_full_unstemmed |
A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS |
title_sort |
A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS |
author |
Cury, Daniel Gonçalves |
author_facet |
Cury, Daniel Gonçalves Sousa, Alline Alves de Silva, Silvia Maria Cintra da Castro, Liliane Ochoa de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Alline Alves de Silva, Silvia Maria Cintra da Castro, Liliane Ochoa de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cury, Daniel Gonçalves Sousa, Alline Alves de Silva, Silvia Maria Cintra da Castro, Liliane Ochoa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina professores Psicologia Escolar Ensino Fundamental |
topic |
Indisciplina professores Psicologia Escolar Ensino Fundamental |
description |
Este artigo refere-se a uma pesquisa sobre indisciplina realizada em uma escola pública de Minas Gerais. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com dez professores do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de investigar a visão dos docentes sobre a indisciplina, sua existência, a influência da sociedade e da escola, bem como as medidas que estas, juntamente com o setor psicopedagógico, têm tomado e poderiam tomar frente a tal situação. Os resultados mostraram que os entrevistados identificaram a existência de indisciplina por parte de alunos na perspectiva docente; porém, cada professor a percebeu de maneiras e intensidades diferenciadas. Verificou-se ainda que os educadores responsabilizam os estudantes e seus familiares por comportamentos considerados inadequados, desconsiderando a multiplicidade de fatores que envolvem a questão. Diante disso, torna-se essencial a intervenção dos psicólogos no contexto escolar, visando romper com os estereótipos e com as atribuições unilaterais sobre a indisciplina, buscando sempre compreendê-la, entendendo seu significado, analisando sua intensidade e importância no processo educativo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27563 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/27563/15115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 16 n. 2 (2012): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280073887744 |