A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva, Anderson Cristiano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12188
Resumo: Há alguns anos iniciou-se uma cobrança sobre os professores de línguas para um ensino que privilegie as contribuições teóricas advindas de Bakhtin, porém percebemos que alguns preceitos postulados por esse autor ainda não são bem apreendidos nas escolas de Ensino Básico. Assim, o objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de responsividade, tentando aproximar a teoria bakhtiniana ao contexto pedagógico dos professores de Educação Básica. Para tanto, como referencial teórico-metodológico, analisamos três tiras de humor à luz da Análise Dialógica do Discurso. À guisa de conclusão, ao se falar em responsividade, precisamos considerar a relação entre os diversos elementos dos enunciados que interferem na constituição de sentidos.
id UFU-12_a74d987ded1aced32cf813a4fe355344
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12188
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humorenunciadogênero tirinhasresponsividadeHá alguns anos iniciou-se uma cobrança sobre os professores de línguas para um ensino que privilegie as contribuições teóricas advindas de Bakhtin, porém percebemos que alguns preceitos postulados por esse autor ainda não são bem apreendidos nas escolas de Ensino Básico. Assim, o objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de responsividade, tentando aproximar a teoria bakhtiniana ao contexto pedagógico dos professores de Educação Básica. Para tanto, como referencial teórico-metodológico, analisamos três tiras de humor à luz da Análise Dialógica do Discurso. À guisa de conclusão, ao se falar em responsividade, precisamos considerar a relação entre os diversos elementos dos enunciados que interferem na constituição de sentidos. PP/UFU2011-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1218810.14393/DL9-v5n1a2011-8Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 No. 1 (2011): Número Atemático; 110-124Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 Núm. 1 (2011): Número Atemático; 110-124Domínios de Lingu@gem; v. 5 n. 1 (2011): Número Atemático; 110-1241980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12188/8058Copyright (c) 2011 Anderson Cristiano Da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva, Anderson Cristiano2022-09-15T18:39:20Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12188Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-15T18:39:20Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor
title A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor
spellingShingle A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor
Da Silva, Anderson Cristiano
enunciado
gênero tirinhas
responsividade
title_short A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor
title_full A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor
title_fullStr A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor
title_full_unstemmed A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor
title_sort A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor
author Da Silva, Anderson Cristiano
author_facet Da Silva, Anderson Cristiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva, Anderson Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv enunciado
gênero tirinhas
responsividade
topic enunciado
gênero tirinhas
responsividade
description Há alguns anos iniciou-se uma cobrança sobre os professores de línguas para um ensino que privilegie as contribuições teóricas advindas de Bakhtin, porém percebemos que alguns preceitos postulados por esse autor ainda não são bem apreendidos nas escolas de Ensino Básico. Assim, o objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de responsividade, tentando aproximar a teoria bakhtiniana ao contexto pedagógico dos professores de Educação Básica. Para tanto, como referencial teórico-metodológico, analisamos três tiras de humor à luz da Análise Dialógica do Discurso. À guisa de conclusão, ao se falar em responsividade, precisamos considerar a relação entre os diversos elementos dos enunciados que interferem na constituição de sentidos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12188
10.14393/DL9-v5n1a2011-8
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12188
identifier_str_mv 10.14393/DL9-v5n1a2011-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12188/8058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Anderson Cristiano Da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Anderson Cristiano Da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 No. 1 (2011): Número Atemático; 110-124
Domínios de Lingu@gem; Vol. 5 Núm. 1 (2011): Número Atemático; 110-124
Domínios de Lingu@gem; v. 5 n. 1 (2011): Número Atemático; 110-124
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713167753216