Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas sobre alfabetização de jovens e adultos e tem como objetivo refletir sobre como estão sendo efetivadas as práticas metodológicas com esse grupo em fase de alfabetização e mostrar os pressupostos teóricos de Paulo Freire, em se tratando do ensino e aprendizagem nessa faixa etária, que conduz a uma educação libertadora. Inicialmente, o texto aborda as características dessa clientela escolar. Em seguida, é feita uma exposição sobre métodos e práticas de alfabetização realizadas, atualmente, com esses educandos, não condizentes com uma educação transformadora. Por fim, traz as propostas metodológicas idealizadas por Paulo Freire para a alfabetização nessa idade. A temática em questão já é ressaltada em pesquisas no âmbito da educação popular, porém a abrangência de investigações nessa área se faz necessária, tendo em vista ampliar saberes e clarificar a visão dos educadores para a realidade atual. A finalidade desta investigação é propor mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem já arraigadas no pensamento dos trabalhadores da educação, em todos os níveis de ensino, mais precisamente nos que atuam na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo mostrou a possibilidade de realizar um trabalho diferenciado, levando-se em conta as características do aluno adulto, articulando o ensino com suas vivências e contexto de atividades pessoais, profissionais e escolares. |
id |
UFU-13_0d7403171bdae6d231b95bce998a37d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24764 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.EJAAlfabetizaçãoEnsino-AprendizagemPaulo FreireEste trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas sobre alfabetização de jovens e adultos e tem como objetivo refletir sobre como estão sendo efetivadas as práticas metodológicas com esse grupo em fase de alfabetização e mostrar os pressupostos teóricos de Paulo Freire, em se tratando do ensino e aprendizagem nessa faixa etária, que conduz a uma educação libertadora. Inicialmente, o texto aborda as características dessa clientela escolar. Em seguida, é feita uma exposição sobre métodos e práticas de alfabetização realizadas, atualmente, com esses educandos, não condizentes com uma educação transformadora. Por fim, traz as propostas metodológicas idealizadas por Paulo Freire para a alfabetização nessa idade. A temática em questão já é ressaltada em pesquisas no âmbito da educação popular, porém a abrangência de investigações nessa área se faz necessária, tendo em vista ampliar saberes e clarificar a visão dos educadores para a realidade atual. A finalidade desta investigação é propor mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem já arraigadas no pensamento dos trabalhadores da educação, em todos os níveis de ensino, mais precisamente nos que atuam na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo mostrou a possibilidade de realizar um trabalho diferenciado, levando-se em conta as características do aluno adulto, articulando o ensino com suas vivências e contexto de atividades pessoais, profissionais e escolares.Universidade Federal de Uberlândia2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2476410.14393/rep-v13n22014-art11Revista de Educação Popular; v. 13 n. 2 (2014): Revista de Educação Popular; 152-1601982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764/15928https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira de Jesús, SôniaVieira, Moabe2023-03-29T17:45:16Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24764Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T17:45:16Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. |
title |
Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. Ferreira de Jesús, Sônia EJA Alfabetização Ensino-Aprendizagem Paulo Freire |
title_short |
Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. |
title_full |
Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. |
title_sort |
Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire. |
author |
Ferreira de Jesús, Sônia |
author_facet |
Ferreira de Jesús, Sônia Vieira, Moabe |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Moabe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira de Jesús, Sônia Vieira, Moabe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Alfabetização Ensino-Aprendizagem Paulo Freire |
topic |
EJA Alfabetização Ensino-Aprendizagem Paulo Freire |
description |
Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas sobre alfabetização de jovens e adultos e tem como objetivo refletir sobre como estão sendo efetivadas as práticas metodológicas com esse grupo em fase de alfabetização e mostrar os pressupostos teóricos de Paulo Freire, em se tratando do ensino e aprendizagem nessa faixa etária, que conduz a uma educação libertadora. Inicialmente, o texto aborda as características dessa clientela escolar. Em seguida, é feita uma exposição sobre métodos e práticas de alfabetização realizadas, atualmente, com esses educandos, não condizentes com uma educação transformadora. Por fim, traz as propostas metodológicas idealizadas por Paulo Freire para a alfabetização nessa idade. A temática em questão já é ressaltada em pesquisas no âmbito da educação popular, porém a abrangência de investigações nessa área se faz necessária, tendo em vista ampliar saberes e clarificar a visão dos educadores para a realidade atual. A finalidade desta investigação é propor mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem já arraigadas no pensamento dos trabalhadores da educação, em todos os níveis de ensino, mais precisamente nos que atuam na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo mostrou a possibilidade de realizar um trabalho diferenciado, levando-se em conta as características do aluno adulto, articulando o ensino com suas vivências e contexto de atividades pessoais, profissionais e escolares. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764 10.14393/rep-v13n22014-art11 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v13n22014-art11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764/15928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 13 n. 2 (2014): Revista de Educação Popular; 152-160 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897381253120 |