Armazenamento de buriti em pó: efeito da embalagem nas características físicas e químicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Marinalva das Neves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Figueiredo, Rossana Maria Feitosa de, Queiroz, Alexandre José de Melo, Oliveira, Emanuel Neto Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bioscience journal (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21854
Resumo: A secagem é um dos métodos mais utilizados na conservação de alimentos, principalmente frutos, que quando associado a uma embalagem adequada pode conservar as características do produto por longos períodos. Objetivou-se com o estudo avaliar o efeito de diferentes embalagens (polietileno e laminada) nas características físicas e químicas de buriti em pó obtido por secagem em estufa (50, 60 e 70 ºC) e armazenados a temperatura ambiente por 90 dias. A secagem da polpa de buriti foi realizada em estufa com circulação de ar, nas temperaturas de 50, 60 e 70 ºC em camada fina (4 mm). Após a secagem as amostras foram trituradas em moinho de facas e acondicionadas em dois tipos de embalagens (polietileno de baixa densidade e laminada). As embalagens contendo o pó de buriti foram termosseladas e armazenadas por um período de 90 dias à temperatura (26 ºC) e umidade relativa (78%) ambiente. Após o processamento e a cada 15 dias foram realizadas análises físicas e químicas do pó (teor de água, acidez total titulável, sólidos solúveis totais, pH, açúcares redutores, luminosidade, intensidade de vermelho e intensidade de amarelo). As amostras apresentaram aumento no teor de água e redução nos valores de pH, sólidos solúveis totais, acidez total e açúcares redutores para todas as temperaturas de secagem em ambas as embalagens utilizadas no armazenamento. Não se observou diferença significativa entre os valores de luminosidade, intensidade de vermelho e intensidade de amarelo em todo o período de armazenamento. A embalagem laminada foi mais eficiente na manutenção da estabilidade das amostras, no tocante aos parâmetros de teor de água e acidez total titulável.
id UFU-14_ef0096eeff919fc21e8714b6518f7965
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21854
network_acronym_str UFU-14
network_name_str Bioscience journal (Online)
repository_id_str
spelling Armazenamento de buriti em pó: efeito da embalagem nas características físicas e químicas Agricultural SciencesA secagem é um dos métodos mais utilizados na conservação de alimentos, principalmente frutos, que quando associado a uma embalagem adequada pode conservar as características do produto por longos períodos. Objetivou-se com o estudo avaliar o efeito de diferentes embalagens (polietileno e laminada) nas características físicas e químicas de buriti em pó obtido por secagem em estufa (50, 60 e 70 ºC) e armazenados a temperatura ambiente por 90 dias. A secagem da polpa de buriti foi realizada em estufa com circulação de ar, nas temperaturas de 50, 60 e 70 ºC em camada fina (4 mm). Após a secagem as amostras foram trituradas em moinho de facas e acondicionadas em dois tipos de embalagens (polietileno de baixa densidade e laminada). As embalagens contendo o pó de buriti foram termosseladas e armazenadas por um período de 90 dias à temperatura (26 ºC) e umidade relativa (78%) ambiente. Após o processamento e a cada 15 dias foram realizadas análises físicas e químicas do pó (teor de água, acidez total titulável, sólidos solúveis totais, pH, açúcares redutores, luminosidade, intensidade de vermelho e intensidade de amarelo). As amostras apresentaram aumento no teor de água e redução nos valores de pH, sólidos solúveis totais, acidez total e açúcares redutores para todas as temperaturas de secagem em ambas as embalagens utilizadas no armazenamento. Não se observou diferença significativa entre os valores de luminosidade, intensidade de vermelho e intensidade de amarelo em todo o período de armazenamento. A embalagem laminada foi mais eficiente na manutenção da estabilidade das amostras, no tocante aos parâmetros de teor de água e acidez total titulável.EDUFU2013-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21854Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 5 (2013): Sept./Oct.; 1092-1100Bioscience Journal ; v. 29 n. 5 (2013): Sept./Oct.; 1092-11001981-3163reponame:Bioscience journal (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21854/13002Brazil; ContemporaryCopyright (c) 2013 Marinalva das Neves Loureiro, Rossana Maria Feitosa de Figueiredo, Alexandre José de Melo Queiroz, Emanuel Neto Alves de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro, Marinalva das NevesFigueiredo, Rossana Maria Feitosa deQueiroz, Alexandre José de MeloOliveira, Emanuel Neto Alves de2022-06-07T11:36:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21854Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournalPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/oaibiosciencej@ufu.br||1981-31631516-3725opendoar:2022-06-07T11:36:49Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Armazenamento de buriti em pó: efeito da embalagem nas características físicas e químicas
title Armazenamento de buriti em pó: efeito da embalagem nas características físicas e químicas
spellingShingle Armazenamento de buriti em pó: efeito da embalagem nas características físicas e químicas
Loureiro, Marinalva das Neves
Agricultural Sciences
title_short Armazenamento de buriti em pó: efeito da embalagem nas características físicas e químicas
title_full Armazenamento de buriti em pó: efeito da embalagem nas características físicas e químicas
title_fullStr Armazenamento de buriti em pó: efeito da embalagem nas características físicas e químicas
title_full_unstemmed Armazenamento de buriti em pó: efeito da embalagem nas características físicas e químicas
title_sort Armazenamento de buriti em pó: efeito da embalagem nas características físicas e químicas
author Loureiro, Marinalva das Neves
author_facet Loureiro, Marinalva das Neves
Figueiredo, Rossana Maria Feitosa de
Queiroz, Alexandre José de Melo
Oliveira, Emanuel Neto Alves de
author_role author
author2 Figueiredo, Rossana Maria Feitosa de
Queiroz, Alexandre José de Melo
Oliveira, Emanuel Neto Alves de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Marinalva das Neves
Figueiredo, Rossana Maria Feitosa de
Queiroz, Alexandre José de Melo
Oliveira, Emanuel Neto Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultural Sciences
topic Agricultural Sciences
description A secagem é um dos métodos mais utilizados na conservação de alimentos, principalmente frutos, que quando associado a uma embalagem adequada pode conservar as características do produto por longos períodos. Objetivou-se com o estudo avaliar o efeito de diferentes embalagens (polietileno e laminada) nas características físicas e químicas de buriti em pó obtido por secagem em estufa (50, 60 e 70 ºC) e armazenados a temperatura ambiente por 90 dias. A secagem da polpa de buriti foi realizada em estufa com circulação de ar, nas temperaturas de 50, 60 e 70 ºC em camada fina (4 mm). Após a secagem as amostras foram trituradas em moinho de facas e acondicionadas em dois tipos de embalagens (polietileno de baixa densidade e laminada). As embalagens contendo o pó de buriti foram termosseladas e armazenadas por um período de 90 dias à temperatura (26 ºC) e umidade relativa (78%) ambiente. Após o processamento e a cada 15 dias foram realizadas análises físicas e químicas do pó (teor de água, acidez total titulável, sólidos solúveis totais, pH, açúcares redutores, luminosidade, intensidade de vermelho e intensidade de amarelo). As amostras apresentaram aumento no teor de água e redução nos valores de pH, sólidos solúveis totais, acidez total e açúcares redutores para todas as temperaturas de secagem em ambas as embalagens utilizadas no armazenamento. Não se observou diferença significativa entre os valores de luminosidade, intensidade de vermelho e intensidade de amarelo em todo o período de armazenamento. A embalagem laminada foi mais eficiente na manutenção da estabilidade das amostras, no tocante aos parâmetros de teor de água e acidez total titulável.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21854
url https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21854/13002
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Bioscience Journal ; Vol. 29 No. 5 (2013): Sept./Oct.; 1092-1100
Bioscience Journal ; v. 29 n. 5 (2013): Sept./Oct.; 1092-1100
1981-3163
reponame:Bioscience journal (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Bioscience journal (Online)
collection Bioscience journal (Online)
repository.name.fl_str_mv Bioscience journal (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv biosciencej@ufu.br||
_version_ 1797069073709793280