PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42608 |
Resumo: | Nos últimos tempos, medidas e ações foram empreendidas estabelecendo reformas e orientando políticas de formação inicial docente no Brasil. Uma dessas orientações refere-se às Diretrizes Curriculares Nacionais que enfatizam uma nova concepção no modelo de professor pautada na superação da dicotomia entre teoria e prática e, por conseguinte, no diálogo entre disciplinas específicas e disciplinas de caráter pedagógico. É nesse contexto que se institucionaliza a prática como componente curricular. Consideradas essas questões, o presente trabalho constitui-se num recorte teórico de uma pesquisa sobre a formação inicial docente em Geografia a partir da prática como componente curricular, sua relação com o estágio supervisionado e seus reflexos no campo teórico e profissional ao longo desta formação. |
id |
UFU-16_4b6ccecb5c710e2aefddec0ec85017e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/42608 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONSA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS DISCUSSÕES teoria-práticaformação docente em Geografiaestágio supervisionado.theory-practicepractice as a curricular componentteacher training in GeographyNos últimos tempos, medidas e ações foram empreendidas estabelecendo reformas e orientando políticas de formação inicial docente no Brasil. Uma dessas orientações refere-se às Diretrizes Curriculares Nacionais que enfatizam uma nova concepção no modelo de professor pautada na superação da dicotomia entre teoria e prática e, por conseguinte, no diálogo entre disciplinas específicas e disciplinas de caráter pedagógico. É nesse contexto que se institucionaliza a prática como componente curricular. Consideradas essas questões, o presente trabalho constitui-se num recorte teórico de uma pesquisa sobre a formação inicial docente em Geografia a partir da prática como componente curricular, sua relação com o estágio supervisionado e seus reflexos no campo teórico e profissional ao longo desta formação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/4260810.14393/RCG207042608Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 70 (2019): Junho; 215-229Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 70 (2019): Junho; 215-229Caminhos de Geografia; v. 20 n. 70 (2019): Junho; 215-2291678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42608/26626Copyright (c) 2019 VIVIANE CAETANO FERREIRA GOMES, Adriany Ãvila Melo Sampaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Gomes, Viviane CaetanoMelo Sampaio, Adriany Ávila2019-08-28T14:29:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/42608Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-08-28T14:29:18Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS DISCUSSÕES |
title |
PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS |
spellingShingle |
PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS Ferreira Gomes, Viviane Caetano teoria-prática formação docente em Geografia estágio supervisionado. theory-practice practice as a curricular component teacher training in Geography |
title_short |
PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS |
title_full |
PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS |
title_fullStr |
PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS |
title_full_unstemmed |
PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS |
title_sort |
PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS |
author |
Ferreira Gomes, Viviane Caetano |
author_facet |
Ferreira Gomes, Viviane Caetano Melo Sampaio, Adriany Ávila |
author_role |
author |
author2 |
Melo Sampaio, Adriany Ávila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Gomes, Viviane Caetano Melo Sampaio, Adriany Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria-prática formação docente em Geografia estágio supervisionado. theory-practice practice as a curricular component teacher training in Geography |
topic |
teoria-prática formação docente em Geografia estágio supervisionado. theory-practice practice as a curricular component teacher training in Geography |
description |
Nos últimos tempos, medidas e ações foram empreendidas estabelecendo reformas e orientando políticas de formação inicial docente no Brasil. Uma dessas orientações refere-se às Diretrizes Curriculares Nacionais que enfatizam uma nova concepção no modelo de professor pautada na superação da dicotomia entre teoria e prática e, por conseguinte, no diálogo entre disciplinas específicas e disciplinas de caráter pedagógico. É nesse contexto que se institucionaliza a prática como componente curricular. Consideradas essas questões, o presente trabalho constitui-se num recorte teórico de uma pesquisa sobre a formação inicial docente em Geografia a partir da prática como componente curricular, sua relação com o estágio supervisionado e seus reflexos no campo teórico e profissional ao longo desta formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42608 10.14393/RCG207042608 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42608 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG207042608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42608/26626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 VIVIANE CAETANO FERREIRA GOMES, Adriany Ãvila Melo Sampaio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 VIVIANE CAETANO FERREIRA GOMES, Adriany Ãvila Melo Sampaio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 70 (2019): Junho; 215-229 Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 70 (2019): Junho; 215-229 Caminhos de Geografia; v. 20 n. 70 (2019): Junho; 215-229 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067016588230656 |