CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709 |
Resumo: | O propósito desse artigo é discutir sobre o que o aprender de crianças nas escolas podem ensinar para professores/as e pesquisadores/as. Analisamos escritas-desenhos de crianças de terceiros e quartos anos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental; analisamos aspectos do cotidiano de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental para entender quando a imaginação e o faz de conta apareciam nas atividades escolares, de que maneira eram abordadas pela professora e como eram relacionadas com ensinar-aprender a escrever; apresentamos também parte das análises de uma pesquisa que realizamos numa Escola Municipal de Educação Infantil, principalmente as conclusões relativas a um álbum de fotografias sobre brincadeiras infantis. As produções infantis ensinaram-nos como as crianças são sujeitos de aprendizados importantes e expressaram aspectos diversos de suas vidas, suas dificuldades, seus desejos, suas compreensões e relações, seus modos de apreender o mundo e dele participar: o aprendizado vivido como aventura.ReferênciasARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.___. Pedagogia do Oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da idade média à época contemporânea no Ocidente. Trad.: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.LAROSSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad.: Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.LISPECTOR, Clarice. Um Sopro de Vida (pulsações). Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1978.MÃœLLER, Fernanda. Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis, trabalho e resistência. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 27, n. 95, p. 553-573, 2006.SARMENTO, Manuel J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Criança. Situação Mundial da Infância 2012. Crianças em um Mundo Urbano. Todos juntos pelas crianças, fevereiro de 2012, disponível em www.childinfo.org/socw2012, acessado em 27 de julho de 2012.VIGOTSKI, Lev Seminovich. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; Pensamento e palavra. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. 2000, p 241- 394; 395- 489.___. O desenvolvimento psicológico na infância; tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1998.VYGOTSKY, Lev Seminovich. A Formação Social da Mente. Trad.: Michael Cole e outros. São Paulo: Martins Fontes. 1989.Data de registro: 31/07/2012Data de aceite: 17/10/2012 |
id |
UFU-2_12584b6530daa09d255dca528c6772f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17709 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)criançasinfânciasensinar-aprender e formação de professoresO propósito desse artigo é discutir sobre o que o aprender de crianças nas escolas podem ensinar para professores/as e pesquisadores/as. Analisamos escritas-desenhos de crianças de terceiros e quartos anos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental; analisamos aspectos do cotidiano de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental para entender quando a imaginação e o faz de conta apareciam nas atividades escolares, de que maneira eram abordadas pela professora e como eram relacionadas com ensinar-aprender a escrever; apresentamos também parte das análises de uma pesquisa que realizamos numa Escola Municipal de Educação Infantil, principalmente as conclusões relativas a um álbum de fotografias sobre brincadeiras infantis. As produções infantis ensinaram-nos como as crianças são sujeitos de aprendizados importantes e expressaram aspectos diversos de suas vidas, suas dificuldades, seus desejos, suas compreensões e relações, seus modos de apreender o mundo e dele participar: o aprendizado vivido como aventura.ReferênciasARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.___. Pedagogia do Oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da idade média à época contemporânea no Ocidente. Trad.: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.LAROSSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad.: Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.LISPECTOR, Clarice. Um Sopro de Vida (pulsações). Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1978.MÃœLLER, Fernanda. Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis, trabalho e resistência. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 27, n. 95, p. 553-573, 2006.SARMENTO, Manuel J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Criança. Situação Mundial da Infância 2012. Crianças em um Mundo Urbano. Todos juntos pelas crianças, fevereiro de 2012, disponível em www.childinfo.org/socw2012, acessado em 27 de julho de 2012.VIGOTSKI, Lev Seminovich. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; Pensamento e palavra. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. 2000, p 241- 394; 395- 489.___. O desenvolvimento psicológico na infância; tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1998.VYGOTSKY, Lev Seminovich. A Formação Social da Mente. Trad.: Michael Cole e outros. São Paulo: Martins Fontes. 1989.Data de registro: 31/07/2012Data de aceite: 17/10/2012 EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709Educação e Filosofia; v. 26 n. 2012Esp (2012): v.26 n. Especial 20121982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709/12348Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha, Gercina Santana Novais, Olenir Maria Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias da Cunha, MyrtesSantana Novais, GercinaMendes, Olenir Maria2021-08-06T18:41:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17709Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-08-06T18:41Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?) |
title |
CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?) |
spellingShingle |
CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?) Dias da Cunha, Myrtes crianças infâncias ensinar-aprender e formação de professores |
title_short |
CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?) |
title_full |
CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?) |
title_fullStr |
CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?) |
title_full_unstemmed |
CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?) |
title_sort |
CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?) |
author |
Dias da Cunha, Myrtes |
author_facet |
Dias da Cunha, Myrtes Santana Novais, Gercina Mendes, Olenir Maria |
author_role |
author |
author2 |
Santana Novais, Gercina Mendes, Olenir Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias da Cunha, Myrtes Santana Novais, Gercina Mendes, Olenir Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crianças infâncias ensinar-aprender e formação de professores |
topic |
crianças infâncias ensinar-aprender e formação de professores |
description |
O propósito desse artigo é discutir sobre o que o aprender de crianças nas escolas podem ensinar para professores/as e pesquisadores/as. Analisamos escritas-desenhos de crianças de terceiros e quartos anos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental; analisamos aspectos do cotidiano de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental para entender quando a imaginação e o faz de conta apareciam nas atividades escolares, de que maneira eram abordadas pela professora e como eram relacionadas com ensinar-aprender a escrever; apresentamos também parte das análises de uma pesquisa que realizamos numa Escola Municipal de Educação Infantil, principalmente as conclusões relativas a um álbum de fotografias sobre brincadeiras infantis. As produções infantis ensinaram-nos como as crianças são sujeitos de aprendizados importantes e expressaram aspectos diversos de suas vidas, suas dificuldades, seus desejos, suas compreensões e relações, seus modos de apreender o mundo e dele participar: o aprendizado vivido como aventura.ReferênciasARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.___. Pedagogia do Oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da idade média à época contemporânea no Ocidente. Trad.: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.LAROSSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad.: Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.LISPECTOR, Clarice. Um Sopro de Vida (pulsações). Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1978.MÃœLLER, Fernanda. Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis, trabalho e resistência. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 27, n. 95, p. 553-573, 2006.SARMENTO, Manuel J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Criança. Situação Mundial da Infância 2012. Crianças em um Mundo Urbano. Todos juntos pelas crianças, fevereiro de 2012, disponível em www.childinfo.org/socw2012, acessado em 27 de julho de 2012.VIGOTSKI, Lev Seminovich. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; Pensamento e palavra. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. 2000, p 241- 394; 395- 489.___. O desenvolvimento psicológico na infância; tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1998.VYGOTSKY, Lev Seminovich. A Formação Social da Mente. Trad.: Michael Cole e outros. São Paulo: Martins Fontes. 1989.Data de registro: 31/07/2012Data de aceite: 17/10/2012 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709/12348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha, Gercina Santana Novais, Olenir Maria Mendes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha, Gercina Santana Novais, Olenir Maria Mendes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 26 n. 2012Esp (2012): v.26 n. Especial 2012 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355383716216832 |