CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias da Cunha, Myrtes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santana Novais, Gercina, Mendes, Olenir Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709
Resumo: O propósito desse artigo é discutir sobre o que o aprender de crianças nas escolas podem ensinar para professores/as e pesquisadores/as. Analisamos escritas-desenhos de crianças de terceiros e quartos anos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental; analisamos aspectos do cotidiano de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental para entender quando a imaginação e o faz de conta apareciam nas atividades escolares, de que maneira eram abordadas pela professora e como eram relacionadas com ensinar-aprender a escrever; apresentamos também parte das análises de uma pesquisa que realizamos numa Escola Municipal de Educação Infantil, principalmente as conclusões relativas a um álbum de fotografias sobre brincadeiras infantis. As produções infantis ensinaram-nos como as crianças são sujeitos de aprendizados importantes e expressaram aspectos diversos de suas vidas, suas dificuldades, seus desejos, suas compreensões e relações, seus modos de apreender o mundo e dele participar: o aprendizado vivido como aventura.ReferênciasARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.___. Pedagogia do Oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da idade média à época contemporânea no Ocidente. Trad.: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.LAROSSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad.: Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.LISPECTOR, Clarice. Um Sopro de Vida (pulsações). Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1978.MÃœLLER, Fernanda. Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis, trabalho e resistência. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 27, n. 95, p. 553-573, 2006.SARMENTO, Manuel J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Criança. Situação Mundial da Infância 2012. Crianças em um Mundo Urbano. Todos juntos pelas crianças, fevereiro de 2012, disponível em www.childinfo.org/socw2012, acessado em 27 de julho de 2012.VIGOTSKI, Lev Seminovich. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; Pensamento e palavra. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. 2000, p 241- 394; 395- 489.___. O desenvolvimento psicológico na infância; tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1998.VYGOTSKY, Lev Seminovich. A Formação Social da Mente. Trad.: Michael Cole e outros. São Paulo: Martins Fontes. 1989.Data de registro: 31/07/2012Data de aceite: 17/10/2012 
id UFU-2_12584b6530daa09d255dca528c6772f6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17709
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)criançasinfânciasensinar-aprender e formação de professoresO propósito desse artigo é discutir sobre o que o aprender de crianças nas escolas podem ensinar para professores/as e pesquisadores/as. Analisamos escritas-desenhos de crianças de terceiros e quartos anos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental; analisamos aspectos do cotidiano de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental para entender quando a imaginação e o faz de conta apareciam nas atividades escolares, de que maneira eram abordadas pela professora e como eram relacionadas com ensinar-aprender a escrever; apresentamos também parte das análises de uma pesquisa que realizamos numa Escola Municipal de Educação Infantil, principalmente as conclusões relativas a um álbum de fotografias sobre brincadeiras infantis. As produções infantis ensinaram-nos como as crianças são sujeitos de aprendizados importantes e expressaram aspectos diversos de suas vidas, suas dificuldades, seus desejos, suas compreensões e relações, seus modos de apreender o mundo e dele participar: o aprendizado vivido como aventura.ReferênciasARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.___. Pedagogia do Oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da idade média à época contemporânea no Ocidente. Trad.: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.LAROSSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad.: Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.LISPECTOR, Clarice. Um Sopro de Vida (pulsações). Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1978.MÃœLLER, Fernanda. Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis, trabalho e resistência. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 27, n. 95, p. 553-573, 2006.SARMENTO, Manuel J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Criança. Situação Mundial da Infância 2012. Crianças em um Mundo Urbano. Todos juntos pelas crianças, fevereiro de 2012, disponível em www.childinfo.org/socw2012, acessado em 27 de julho de 2012.VIGOTSKI, Lev Seminovich. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; Pensamento e palavra. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. 2000, p 241- 394; 395- 489.___. O desenvolvimento psicológico na infância; tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1998.VYGOTSKY, Lev Seminovich. A Formação Social da Mente. Trad.: Michael Cole e outros. São Paulo: Martins Fontes. 1989.Data de registro: 31/07/2012Data de aceite: 17/10/2012 EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709Educação e Filosofia; v. 26 n. 2012Esp (2012): v.26 n. Especial 20121982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709/12348Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha, Gercina Santana Novais, Olenir Maria Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias da Cunha, MyrtesSantana Novais, GercinaMendes, Olenir Maria2021-08-06T18:41:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17709Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-08-06T18:41Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)
title CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)
spellingShingle CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)
Dias da Cunha, Myrtes
crianças
infâncias
ensinar-aprender e formação de professores
title_short CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)
title_full CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)
title_fullStr CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)
title_full_unstemmed CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)
title_sort CRIANÇAS E ESCOLA: O APRENDIZADO COMO AVENTURA (?)
author Dias da Cunha, Myrtes
author_facet Dias da Cunha, Myrtes
Santana Novais, Gercina
Mendes, Olenir Maria
author_role author
author2 Santana Novais, Gercina
Mendes, Olenir Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias da Cunha, Myrtes
Santana Novais, Gercina
Mendes, Olenir Maria
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
infâncias
ensinar-aprender e formação de professores
topic crianças
infâncias
ensinar-aprender e formação de professores
description O propósito desse artigo é discutir sobre o que o aprender de crianças nas escolas podem ensinar para professores/as e pesquisadores/as. Analisamos escritas-desenhos de crianças de terceiros e quartos anos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental; analisamos aspectos do cotidiano de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental para entender quando a imaginação e o faz de conta apareciam nas atividades escolares, de que maneira eram abordadas pela professora e como eram relacionadas com ensinar-aprender a escrever; apresentamos também parte das análises de uma pesquisa que realizamos numa Escola Municipal de Educação Infantil, principalmente as conclusões relativas a um álbum de fotografias sobre brincadeiras infantis. As produções infantis ensinaram-nos como as crianças são sujeitos de aprendizados importantes e expressaram aspectos diversos de suas vidas, suas dificuldades, seus desejos, suas compreensões e relações, seus modos de apreender o mundo e dele participar: o aprendizado vivido como aventura.ReferênciasARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.___. Pedagogia do Oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da idade média à época contemporânea no Ocidente. Trad.: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.LAROSSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad.: Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.LISPECTOR, Clarice. Um Sopro de Vida (pulsações). Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1978.MÃœLLER, Fernanda. Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis, trabalho e resistência. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 27, n. 95, p. 553-573, 2006.SARMENTO, Manuel J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Criança. Situação Mundial da Infância 2012. Crianças em um Mundo Urbano. Todos juntos pelas crianças, fevereiro de 2012, disponível em www.childinfo.org/socw2012, acessado em 27 de julho de 2012.VIGOTSKI, Lev Seminovich. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; Pensamento e palavra. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. 2000, p 241- 394; 395- 489.___. O desenvolvimento psicológico na infância; tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1998.VYGOTSKY, Lev Seminovich. A Formação Social da Mente. Trad.: Michael Cole e outros. São Paulo: Martins Fontes. 1989.Data de registro: 31/07/2012Data de aceite: 17/10/2012 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17709/12348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha, Gercina Santana Novais, Olenir Maria Mendes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Myrtes Dias da Cunha, Gercina Santana Novais, Olenir Maria Mendes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 26 n. 2012Esp (2012): v.26 n. Especial 2012
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383716216832