Ensaio sobre EIS AICE:: proposição e estratégia para pesquisar em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corazza, Sandra Mara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27109
Resumo: Ensaio sobre EIS AICE: proposição e estratégia para pesquisar em educação Resumo: Ensaio que intervém tanto no teórico como no prático de um fora do pensamento da pesquisa em educação. Mediante a estratégia metodológica do desvio, de uma pedagogia de formação da incerteza e de empréstimos da filosofia da diferença, da epistemologia científica e das teorias da tradução transcriadora, sugere duas proposições: 1) podemos limitar a direção do trabalho educacional de ensinar, escrever, orientar, pesquisar, a ocupar Espaços, fazer Imagens e nos confrontar com Signos, expressos na unidade EIS; 2) EIS que não remetem ao que é representado, mas àquilo que nos põe diante da presença de quatro conceitos: Autor, Infantil, Currículo e Educador, expressos pela unidade AICE. Mediante uma posição combinatória e correlacional do bloco EIS AICE, fala o tempo todo de texto; isto é, de um discurso que não se deixa compreender na economia uniforme de nenhuma verdade estatal do pensamento.Palavras-chave: Filosofia; Educação; Diferença. An essay about EIS AICE: proposition and strategy to research in education Abstract: This essay intervenes in both the theoretical and the practical from outside the thought of research in education. By means of the methodological strategy of deviation, an uncertainty education pedagogy and borrowings from the philosophy of difference, the scientific epistemology and theories of transcreative translation, suggests two propositions: 1) we can limit the direction of the educational work of teaching, writing, advising, researching, to occupy Spaces, make Images and have us to confront Signs, as expressed in the SIS unit; 2) SIS do not lead to what is represented, but to what puts us in the presence of four concepts: Author, Children, Curriculum and Educator, as expressed by the ACCE unit. Through a combinatory and correlational positioning of the SIS AICE block, is all about text, i.e. it addresses a discourse that cannot be understood from the uniform economy of any state truth of thought.Keywords: Philosophy; Education; Difference. Ensayo sobre EIS AICE: proposición y estratégia para investigar en educación Resumen: Ensayo que interviene tanto en lo teórico como en lo práctico de um afuera del pensamiento de la investigación en educación. Mediante la estratégia metodológica del desvío, da pedagogía de formación de la incertidumbre y de préstamos de la filosofía de la diferencia, de la epistemología científica y de la traducción transcreadora, sugiere dos proposiciones: 1) podemos limitar la dirección del trabajo educacional de enseñar, escribir, orientar, investigar, a ocupar Espacios, hacer Imágenes y confrontarnos con Signos, expresados en la unidad EIS; 2) EIS que no remiten a lo que es representado, pero a aquello que nos pone delante de la presencia de cuatro conceptos: Autor, Infantil, Currículo y Educador, expresados por la unidad AICE. Mediante una posición combinatoria y correlacional del bloque, habla todo el tiempo de texto; es decir, de un discurso que no se deja comprender en la economía uniforme de ninguna verdad estatal del pensamiento.Palabras clave: Filosofía; Educación; Diferencia. Data de registro: 17/07/2014 Data de aceite: 01/09/2016
id UFU-2_18a67e656f4c60ba1a777540cb180a60
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27109
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Ensaio sobre EIS AICE:: proposição e estratégia para pesquisar em educaçãoFilosofiaEducaçãoDiferençaEnsaio sobre EIS AICE: proposição e estratégia para pesquisar em educação Resumo: Ensaio que intervém tanto no teórico como no prático de um fora do pensamento da pesquisa em educação. Mediante a estratégia metodológica do desvio, de uma pedagogia de formação da incerteza e de empréstimos da filosofia da diferença, da epistemologia científica e das teorias da tradução transcriadora, sugere duas proposições: 1) podemos limitar a direção do trabalho educacional de ensinar, escrever, orientar, pesquisar, a ocupar Espaços, fazer Imagens e nos confrontar com Signos, expressos na unidade EIS; 2) EIS que não remetem ao que é representado, mas àquilo que nos põe diante da presença de quatro conceitos: Autor, Infantil, Currículo e Educador, expressos pela unidade AICE. Mediante uma posição combinatória e correlacional do bloco EIS AICE, fala o tempo todo de texto; isto é, de um discurso que não se deixa compreender na economia uniforme de nenhuma verdade estatal do pensamento.Palavras-chave: Filosofia; Educação; Diferença. An essay about EIS AICE: proposition and strategy to research in education Abstract: This essay intervenes in both the theoretical and the practical from outside the thought of research in education. By means of the methodological strategy of deviation, an uncertainty education pedagogy and borrowings from the philosophy of difference, the scientific epistemology and theories of transcreative translation, suggests two propositions: 1) we can limit the direction of the educational work of teaching, writing, advising, researching, to occupy Spaces, make Images and have us to confront Signs, as expressed in the SIS unit; 2) SIS do not lead to what is represented, but to what puts us in the presence of four concepts: Author, Children, Curriculum and Educator, as expressed by the ACCE unit. Through a combinatory and correlational positioning of the SIS AICE block, is all about text, i.e. it addresses a discourse that cannot be understood from the uniform economy of any state truth of thought.Keywords: Philosophy; Education; Difference. Ensayo sobre EIS AICE: proposición y estratégia para investigar en educación Resumen: Ensayo que interviene tanto en lo teórico como en lo práctico de um afuera del pensamiento de la investigación en educación. Mediante la estratégia metodológica del desvío, da pedagogía de formación de la incertidumbre y de préstamos de la filosofía de la diferencia, de la epistemología científica y de la traducción transcreadora, sugiere dos proposiciones: 1) podemos limitar la dirección del trabajo educacional de enseñar, escribir, orientar, investigar, a ocupar Espacios, hacer Imágenes y confrontarnos con Signos, expresados en la unidad EIS; 2) EIS que no remiten a lo que es representado, pero a aquello que nos pone delante de la presencia de cuatro conceptos: Autor, Infantil, Currículo y Educador, expresados por la unidad AICE. Mediante una posición combinatoria y correlacional del bloque, habla todo el tiempo de texto; es decir, de un discurso que no se deja comprender en la economía uniforme de ninguna verdad estatal del pensamiento.Palabras clave: Filosofía; Educación; Diferencia. Data de registro: 17/07/2014 Data de aceite: 01/09/2016EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2710910.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p233a262Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 233-2621982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27109/21320Copyright (c) 2017 Sandra Mara Corazzainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorazza, Sandra Mara2021-10-21T14:30:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27109Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-10-21T14:30:49Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio sobre EIS AICE:: proposição e estratégia para pesquisar em educação
title Ensaio sobre EIS AICE:: proposição e estratégia para pesquisar em educação
spellingShingle Ensaio sobre EIS AICE:: proposição e estratégia para pesquisar em educação
Corazza, Sandra Mara
Filosofia
Educação
Diferença
title_short Ensaio sobre EIS AICE:: proposição e estratégia para pesquisar em educação
title_full Ensaio sobre EIS AICE:: proposição e estratégia para pesquisar em educação
title_fullStr Ensaio sobre EIS AICE:: proposição e estratégia para pesquisar em educação
title_full_unstemmed Ensaio sobre EIS AICE:: proposição e estratégia para pesquisar em educação
title_sort Ensaio sobre EIS AICE:: proposição e estratégia para pesquisar em educação
author Corazza, Sandra Mara
author_facet Corazza, Sandra Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Educação
Diferença
topic Filosofia
Educação
Diferença
description Ensaio sobre EIS AICE: proposição e estratégia para pesquisar em educação Resumo: Ensaio que intervém tanto no teórico como no prático de um fora do pensamento da pesquisa em educação. Mediante a estratégia metodológica do desvio, de uma pedagogia de formação da incerteza e de empréstimos da filosofia da diferença, da epistemologia científica e das teorias da tradução transcriadora, sugere duas proposições: 1) podemos limitar a direção do trabalho educacional de ensinar, escrever, orientar, pesquisar, a ocupar Espaços, fazer Imagens e nos confrontar com Signos, expressos na unidade EIS; 2) EIS que não remetem ao que é representado, mas àquilo que nos põe diante da presença de quatro conceitos: Autor, Infantil, Currículo e Educador, expressos pela unidade AICE. Mediante uma posição combinatória e correlacional do bloco EIS AICE, fala o tempo todo de texto; isto é, de um discurso que não se deixa compreender na economia uniforme de nenhuma verdade estatal do pensamento.Palavras-chave: Filosofia; Educação; Diferença. An essay about EIS AICE: proposition and strategy to research in education Abstract: This essay intervenes in both the theoretical and the practical from outside the thought of research in education. By means of the methodological strategy of deviation, an uncertainty education pedagogy and borrowings from the philosophy of difference, the scientific epistemology and theories of transcreative translation, suggests two propositions: 1) we can limit the direction of the educational work of teaching, writing, advising, researching, to occupy Spaces, make Images and have us to confront Signs, as expressed in the SIS unit; 2) SIS do not lead to what is represented, but to what puts us in the presence of four concepts: Author, Children, Curriculum and Educator, as expressed by the ACCE unit. Through a combinatory and correlational positioning of the SIS AICE block, is all about text, i.e. it addresses a discourse that cannot be understood from the uniform economy of any state truth of thought.Keywords: Philosophy; Education; Difference. Ensayo sobre EIS AICE: proposición y estratégia para investigar en educación Resumen: Ensayo que interviene tanto en lo teórico como en lo práctico de um afuera del pensamiento de la investigación en educación. Mediante la estratégia metodológica del desvío, da pedagogía de formación de la incertidumbre y de préstamos de la filosofía de la diferencia, de la epistemología científica y de la traducción transcreadora, sugiere dos proposiciones: 1) podemos limitar la dirección del trabajo educacional de enseñar, escribir, orientar, investigar, a ocupar Espacios, hacer Imágenes y confrontarnos con Signos, expresados en la unidad EIS; 2) EIS que no remiten a lo que es representado, pero a aquello que nos pone delante de la presencia de cuatro conceptos: Autor, Infantil, Currículo y Educador, expresados por la unidad AICE. Mediante una posición combinatoria y correlacional del bloque, habla todo el tiempo de texto; es decir, de un discurso que no se deja comprender en la economía uniforme de ninguna verdad estatal del pensamiento.Palabras clave: Filosofía; Educación; Diferencia. Data de registro: 17/07/2014 Data de aceite: 01/09/2016
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27109
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p233a262
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27109
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p233a262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27109/21320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sandra Mara Corazza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sandra Mara Corazza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 233-262
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355381825634304