Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900 |
Resumo: | O artigo recorre aos escritos de Michel Foucault sobre a análise do discurso, para caracterizar as exigências que se impõem aos intelectuais ao adentrarem uma formação discursiva. Examinam-se as condições requeridas para se ocupar a posição de sujeito do enunciado, bem como as regras subjacentes à formação dos objetos, dos conceitos e à escolha dos temas e teorias, os quais tanto permitem como restringem as possibilidades de formação dos enunciados. A análise incide especificamente sobre os discursos da psicologia destinados aos professores em formação, investigando a hipótese de que, na primeira metade do século XX, o tema do desenvolvimento tratado no âmbito da teoria da recapitulação constituiu uma estratégia recorrente para a formulação de enunciados reconhecidos como verdadeiros. Palavras-chave: Análise do discurso. Formação de professores, psicologia educacional. Estudos foucaultianos. Manuais de ensino. |
id |
UFU-2_38c9f29a70a8ccee1de1426170f7f9f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47900 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimentoAnálise do discursoFormação de professores, psicologia educacionalEstudos foucaultianosManuais de ensinoO artigo recorre aos escritos de Michel Foucault sobre a análise do discurso, para caracterizar as exigências que se impõem aos intelectuais ao adentrarem uma formação discursiva. Examinam-se as condições requeridas para se ocupar a posição de sujeito do enunciado, bem como as regras subjacentes à formação dos objetos, dos conceitos e à escolha dos temas e teorias, os quais tanto permitem como restringem as possibilidades de formação dos enunciados. A análise incide especificamente sobre os discursos da psicologia destinados aos professores em formação, investigando a hipótese de que, na primeira metade do século XX, o tema do desenvolvimento tratado no âmbito da teoria da recapitulação constituiu uma estratégia recorrente para a formulação de enunciados reconhecidos como verdadeiros. Palavras-chave: Análise do discurso. Formação de professores, psicologia educacional. Estudos foucaultianos. Manuais de ensino.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4790010.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47900Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 109-1391982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900/27734https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900/35709Copyright (c) 2019 Ana Laura Godinho de Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ana Laura Godinho de2023-03-22T14:26:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47900Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-22T14:26:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento |
title |
Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento |
spellingShingle |
Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento Lima, Ana Laura Godinho de Análise do discurso Formação de professores, psicologia educacional Estudos foucaultianos Manuais de ensino |
title_short |
Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento |
title_full |
Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento |
title_fullStr |
Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento |
title_sort |
Autores e modos de entrada no discurso: : um exame a partir da psicologia do desenvolvimento |
author |
Lima, Ana Laura Godinho de |
author_facet |
Lima, Ana Laura Godinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ana Laura Godinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Formação de professores, psicologia educacional Estudos foucaultianos Manuais de ensino |
topic |
Análise do discurso Formação de professores, psicologia educacional Estudos foucaultianos Manuais de ensino |
description |
O artigo recorre aos escritos de Michel Foucault sobre a análise do discurso, para caracterizar as exigências que se impõem aos intelectuais ao adentrarem uma formação discursiva. Examinam-se as condições requeridas para se ocupar a posição de sujeito do enunciado, bem como as regras subjacentes à formação dos objetos, dos conceitos e à escolha dos temas e teorias, os quais tanto permitem como restringem as possibilidades de formação dos enunciados. A análise incide especificamente sobre os discursos da psicologia destinados aos professores em formação, investigando a hipótese de que, na primeira metade do século XX, o tema do desenvolvimento tratado no âmbito da teoria da recapitulação constituiu uma estratégia recorrente para a formulação de enunciados reconhecidos como verdadeiros. Palavras-chave: Análise do discurso. Formação de professores, psicologia educacional. Estudos foucaultianos. Manuais de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47900 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900/27734 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47900/35709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Laura Godinho de Lima http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Laura Godinho de Lima http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 109-139 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233881210880 |