A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615
Resumo: Muito se tem discutido sobre a formação de professores, mas poucas iniciativas com mudanças substantivas para essa formação têm sido implementadas. O esquema de formação híbrido que se consolidou no país mostra-se quase impermeável à construção de espaços específicos para a formação de professores tendo-se a educação e seus aspectos fundamentais como referente curricular básico. O que se oferece é um verniz superficial de formação pedagógica, especialmente nas licenciaturas, que não pode ser considerado como realmente uma formação de profissionais para atuar em escolas. Presentemente os debates sobre esta questão estão mobilizando muito os profissionais da educação, e, o que se necessita é, a partir de ideias e ideais defendidos, criar condições concretas para um novo tipo de formação para a docência na educação básica. Ousar mudar de fato não é uma questão simples nos contextos de nossas instituições. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Profissionais da educação.
id UFU-2_4a1645cad923272620c188b437eb28f4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/615
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.EducaçãoFormação de professoresProfissionais da educaçãoMuito se tem discutido sobre a formação de professores, mas poucas iniciativas com mudanças substantivas para essa formação têm sido implementadas. O esquema de formação híbrido que se consolidou no país mostra-se quase impermeável à construção de espaços específicos para a formação de professores tendo-se a educação e seus aspectos fundamentais como referente curricular básico. O que se oferece é um verniz superficial de formação pedagógica, especialmente nas licenciaturas, que não pode ser considerado como realmente uma formação de profissionais para atuar em escolas. Presentemente os debates sobre esta questão estão mobilizando muito os profissionais da educação, e, o que se necessita é, a partir de ideias e ideais defendidos, criar condições concretas para um novo tipo de formação para a docência na educação básica. Ousar mudar de fato não é uma questão simples nos contextos de nossas instituições. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Profissionais da educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/61510.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 241-2521982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615/560Copyright (c) 2016 Bernadete Gattihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti, Bernardete2023-06-30T13:55:20Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/615Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T13:55:20Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.
title A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.
spellingShingle A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.
Gatti, Bernardete
Educação
Formação de professores
Profissionais da educação
title_short A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.
title_full A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.
title_fullStr A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.
title_full_unstemmed A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.
title_sort A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.
author Gatti, Bernardete
author_facet Gatti, Bernardete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Profissionais da educação
topic Educação
Formação de professores
Profissionais da educação
description Muito se tem discutido sobre a formação de professores, mas poucas iniciativas com mudanças substantivas para essa formação têm sido implementadas. O esquema de formação híbrido que se consolidou no país mostra-se quase impermeável à construção de espaços específicos para a formação de professores tendo-se a educação e seus aspectos fundamentais como referente curricular básico. O que se oferece é um verniz superficial de formação pedagógica, especialmente nas licenciaturas, que não pode ser considerado como realmente uma formação de profissionais para atuar em escolas. Presentemente os debates sobre esta questão estão mobilizando muito os profissionais da educação, e, o que se necessita é, a partir de ideias e ideais defendidos, criar condições concretas para um novo tipo de formação para a docência na educação básica. Ousar mudar de fato não é uma questão simples nos contextos de nossas instituições. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Profissionais da educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615
10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615/560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Bernadete Gatti
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Bernadete Gatti
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 241-252
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231138136064