A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615 |
Resumo: | Muito se tem discutido sobre a formação de professores, mas poucas iniciativas com mudanças substantivas para essa formação têm sido implementadas. O esquema de formação híbrido que se consolidou no país mostra-se quase impermeável à construção de espaços específicos para a formação de professores tendo-se a educação e seus aspectos fundamentais como referente curricular básico. O que se oferece é um verniz superficial de formação pedagógica, especialmente nas licenciaturas, que não pode ser considerado como realmente uma formação de profissionais para atuar em escolas. Presentemente os debates sobre esta questão estão mobilizando muito os profissionais da educação, e, o que se necessita é, a partir de ideias e ideais defendidos, criar condições concretas para um novo tipo de formação para a docência na educação básica. Ousar mudar de fato não é uma questão simples nos contextos de nossas instituições. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Profissionais da educação. |
id |
UFU-2_4a1645cad923272620c188b437eb28f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/615 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais.EducaçãoFormação de professoresProfissionais da educaçãoMuito se tem discutido sobre a formação de professores, mas poucas iniciativas com mudanças substantivas para essa formação têm sido implementadas. O esquema de formação híbrido que se consolidou no país mostra-se quase impermeável à construção de espaços específicos para a formação de professores tendo-se a educação e seus aspectos fundamentais como referente curricular básico. O que se oferece é um verniz superficial de formação pedagógica, especialmente nas licenciaturas, que não pode ser considerado como realmente uma formação de profissionais para atuar em escolas. Presentemente os debates sobre esta questão estão mobilizando muito os profissionais da educação, e, o que se necessita é, a partir de ideias e ideais defendidos, criar condições concretas para um novo tipo de formação para a docência na educação básica. Ousar mudar de fato não é uma questão simples nos contextos de nossas instituições. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Profissionais da educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/61510.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 241-2521982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615/560Copyright (c) 2016 Bernadete Gattihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti, Bernardete2023-06-30T13:55:20Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/615Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T13:55:20Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais. |
title |
A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais. |
spellingShingle |
A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais. Gatti, Bernardete Educação Formação de professores Profissionais da educação |
title_short |
A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais. |
title_full |
A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais. |
title_fullStr |
A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais. |
title_full_unstemmed |
A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais. |
title_sort |
A formação de professores: seus desafios, a pesquisa e seus contornos sociais. |
author |
Gatti, Bernardete |
author_facet |
Gatti, Bernardete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Bernardete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores Profissionais da educação |
topic |
Educação Formação de professores Profissionais da educação |
description |
Muito se tem discutido sobre a formação de professores, mas poucas iniciativas com mudanças substantivas para essa formação têm sido implementadas. O esquema de formação híbrido que se consolidou no país mostra-se quase impermeável à construção de espaços específicos para a formação de professores tendo-se a educação e seus aspectos fundamentais como referente curricular básico. O que se oferece é um verniz superficial de formação pedagógica, especialmente nas licenciaturas, que não pode ser considerado como realmente uma formação de profissionais para atuar em escolas. Presentemente os debates sobre esta questão estão mobilizando muito os profissionais da educação, e, o que se necessita é, a partir de ideias e ideais defendidos, criar condições concretas para um novo tipo de formação para a docência na educação básica. Ousar mudar de fato não é uma questão simples nos contextos de nossas instituições. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Profissionais da educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615 10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v17n34a2003-615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/615/560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Bernadete Gatti http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Bernadete Gatti http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 17 n. 34 (2003): v.17 n.34 jul./dez. 2003; 241-252 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231138136064 |