The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Paloma Dias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Axt, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398
Resumo: A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada O presente artigo discute, com base na teoria estética de Mikhail Bakhtin, a produção escrita de professoras da educação infantil, em um contexto de formação continuada em serviço. Nosso objetivo é discutir como a perspectiva estética da linguagem auxilia a pensar o papel da escrita criativa nos percursos de uma formação docente, do ponto de vista da autoria e da relação com a alteridade. Palavras-chave: Formação de professores; Autoria; Estética.  The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education Abstract: Based on the aesthetic theory of Mikhail Bakhtin, the present article discusses the written production from teachers of early childhood education, in the context of an on going formation project. Our goal is to discuss how the aesthetic assists in thinking about writing on the path of a teacher formation, according with authorship and the relation with otherness. Keywords: Teacher education; Authorship; Aesthetic. L'écriture comme activité esthétique des enseignants en formation continue Résumé: Cet article traite, basé sur la théorie esthétique de Mikhail Bakhtin, la production écrite des enseignants de l'éducation infantile dans un contexte de formation continue en service. Notre objectif est discuter comment la perspective esthétique du langage aide à penser le rôle des cours de création littéraire dans une formation des enseignants du point de vue de l'auteur et la relation avec l'altérité. Mots-clés: Formation des enseignants; Auteur; Esthétique. Data de registro: 15/08/2017 Data de aceite: 21/02/2018
id UFU-2_4a34c5c0a21cb27fe6977c6ab8d4333a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/39398
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing educationL'écriture comme activité esthétique des enseignants en formation continueA escrita como atividade estética de professoras em formação continuadaFormação de professoresAutoriaEstéticaA escrita como atividade estética de professoras em formação continuada O presente artigo discute, com base na teoria estética de Mikhail Bakhtin, a produção escrita de professoras da educação infantil, em um contexto de formação continuada em serviço. Nosso objetivo é discutir como a perspectiva estética da linguagem auxilia a pensar o papel da escrita criativa nos percursos de uma formação docente, do ponto de vista da autoria e da relação com a alteridade. Palavras-chave: Formação de professores; Autoria; Estética.  The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education Abstract: Based on the aesthetic theory of Mikhail Bakhtin, the present article discusses the written production from teachers of early childhood education, in the context of an on going formation project. Our goal is to discuss how the aesthetic assists in thinking about writing on the path of a teacher formation, according with authorship and the relation with otherness. Keywords: Teacher education; Authorship; Aesthetic. L'écriture comme activité esthétique des enseignants en formation continue Résumé: Cet article traite, basé sur la théorie esthétique de Mikhail Bakhtin, la production écrite des enseignants de l'éducation infantile dans un contexte de formation continue en service. Notre objectif est discuter comment la perspective esthétique du langage aide à penser le rôle des cours de création littéraire dans une formation des enseignants du point de vue de l'auteur et la relation avec l'altérité. Mots-clés: Formation des enseignants; Auteur; Esthétique. Data de registro: 15/08/2017 Data de aceite: 21/02/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3939810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-04Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1027-10501982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398/38083https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398/38084Copyright (c) 2018 Paloma Dias Silveira, Margarete Axthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Paloma DiasAxt, Margarete2024-02-19T18:36:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/39398Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T18:36:21Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education
L'écriture comme activité esthétique des enseignants en formation continue
A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada
title The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education
spellingShingle The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education
Silveira, Paloma Dias
Formação de professores
Autoria
Estética
title_short The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education
title_full The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education
title_fullStr The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education
title_full_unstemmed The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education
title_sort The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education
author Silveira, Paloma Dias
author_facet Silveira, Paloma Dias
Axt, Margarete
author_role author
author2 Axt, Margarete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Paloma Dias
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Autoria
Estética
topic Formação de professores
Autoria
Estética
description A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada O presente artigo discute, com base na teoria estética de Mikhail Bakhtin, a produção escrita de professoras da educação infantil, em um contexto de formação continuada em serviço. Nosso objetivo é discutir como a perspectiva estética da linguagem auxilia a pensar o papel da escrita criativa nos percursos de uma formação docente, do ponto de vista da autoria e da relação com a alteridade. Palavras-chave: Formação de professores; Autoria; Estética.  The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education Abstract: Based on the aesthetic theory of Mikhail Bakhtin, the present article discusses the written production from teachers of early childhood education, in the context of an on going formation project. Our goal is to discuss how the aesthetic assists in thinking about writing on the path of a teacher formation, according with authorship and the relation with otherness. Keywords: Teacher education; Authorship; Aesthetic. L'écriture comme activité esthétique des enseignants en formation continue Résumé: Cet article traite, basé sur la théorie esthétique de Mikhail Bakhtin, la production écrite des enseignants de l'éducation infantile dans un contexte de formation continue en service. Notre objectif est discuter comment la perspective esthétique du langage aide à penser le rôle des cours de création littéraire dans une formation des enseignants du point de vue de l'auteur et la relation avec l'altérité. Mots-clés: Formation des enseignants; Auteur; Esthétique. Data de registro: 15/08/2017 Data de aceite: 21/02/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-04
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398/38083
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398/38084
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Paloma Dias Silveira, Margarete Axt
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Paloma Dias Silveira, Margarete Axt
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1027-1050
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166123786240