CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/620 |
Resumo: | Bernard Charlot investiga a fundo as condições do ensino no tocante aos seus aspectos gerais, pondo em xeque o problema crucial das categorias e dos modos de pesquisa relativos ao fenômeno ‘fracasso escolar’. Charlot não admite mais o deslocamento da pesquisa para um foco que não deva ser orientado a conclusões errôneas e, principalmente, preconceituosas. No subtítulo, Elementos de uma teoria, são dadas as condições de um novo panorama na relação com o saber não mais os tão antiquadamente garantidos por uma ‘tradição’ de pesquisa. A proposta de Charlot visa não somente à dimensão de um saber específico, mas á generalidade do saber que envolva redes que não podem ser desmanchadas e desconsideradas nesse novo modo de encarar o aprendizado e sua formulação pelos sujeitos que nele estão envolvidos. [...] Palavras-chave: Filosofia; Bernard Charlot; Da Relação com o Saber; |
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