O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281 |
Resumo: | O texto relata uma pesquisa que teve como propósito analisar a contribuição da utilização de um ambiente virtual como recurso didático pedagógico complementar em disciplina presencial no curso de Matemática. Tal estratégia tem sido um recurso utilizado em algumas instituições de ensino e se apresenta em sintonia com as tendências em educação que levam em conta os recentes avanços tecnológicos. A proposta de utilização do software e-proinfo, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), suscitou expectativa no sentido de compreender a possibilidade da utilização deste recurso como ambiente de aprendizagem, uma vez que este software já está sendo utilizado em cursos de Educação a Distância em diferentes instituições. Ser um cidadão de uma era de informação desperta curiosidade relacionada às potencialidades das tecnologias e, em especial, da rede mundial de computadores (Internet). O estudo alerta para a compreensão de que não basta estar conectado e ter acesso fácil à informação e conhecimentos, pois o que se apresenta como mais importante é encontrar meios de ser crítico para analisar as informações disponibilizadas. Em todo material coletado durante o desenvolvimento da pesquisa procurou-se encontrar indícios das possibilidades oferecidas pela utilização de uma plataforma de ambiente de comunicação virtual como um recurso para potencializar as ações que fomentam a reflexão em um curso de formação de professores em Matemática. |
id |
UFU-5_fad540e431b3d4ce8dca333c0fd99b7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4281 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICAO texto relata uma pesquisa que teve como propósito analisar a contribuição da utilização de um ambiente virtual como recurso didático pedagógico complementar em disciplina presencial no curso de Matemática. Tal estratégia tem sido um recurso utilizado em algumas instituições de ensino e se apresenta em sintonia com as tendências em educação que levam em conta os recentes avanços tecnológicos. A proposta de utilização do software e-proinfo, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), suscitou expectativa no sentido de compreender a possibilidade da utilização deste recurso como ambiente de aprendizagem, uma vez que este software já está sendo utilizado em cursos de Educação a Distância em diferentes instituições. Ser um cidadão de uma era de informação desperta curiosidade relacionada às potencialidades das tecnologias e, em especial, da rede mundial de computadores (Internet). O estudo alerta para a compreensão de que não basta estar conectado e ter acesso fácil à informação e conhecimentos, pois o que se apresenta como mais importante é encontrar meios de ser crítico para analisar as informações disponibilizadas. Em todo material coletado durante o desenvolvimento da pesquisa procurou-se encontrar indícios das possibilidades oferecidas pela utilização de uma plataforma de ambiente de comunicação virtual como um recurso para potencializar as ações que fomentam a reflexão em um curso de formação de professores em Matemática.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEDUCAÇÃO MATEMaTICA;EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMaTICAapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281Horizonte Científico; VOL 3, Nº 1 (DEZ 2009)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281/3180SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAMMENEZES FREITAS, MARIA TERESA MENEZES FREITASinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4281Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:43Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA |
title |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA |
spellingShingle |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAM |
title_short |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA |
title_full |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA |
title_fullStr |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA |
title_full_unstemmed |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA |
title_sort |
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA |
author |
SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAM |
author_facet |
SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAM MENEZES FREITAS, MARIA TERESA MENEZES FREITAS |
author_role |
author |
author2 |
MENEZES FREITAS, MARIA TERESA MENEZES FREITAS |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAM MENEZES FREITAS, MARIA TERESA MENEZES FREITAS |
description |
O texto relata uma pesquisa que teve como propósito analisar a contribuição da utilização de um ambiente virtual como recurso didático pedagógico complementar em disciplina presencial no curso de Matemática. Tal estratégia tem sido um recurso utilizado em algumas instituições de ensino e se apresenta em sintonia com as tendências em educação que levam em conta os recentes avanços tecnológicos. A proposta de utilização do software e-proinfo, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), suscitou expectativa no sentido de compreender a possibilidade da utilização deste recurso como ambiente de aprendizagem, uma vez que este software já está sendo utilizado em cursos de Educação a Distância em diferentes instituições. Ser um cidadão de uma era de informação desperta curiosidade relacionada às potencialidades das tecnologias e, em especial, da rede mundial de computadores (Internet). O estudo alerta para a compreensão de que não basta estar conectado e ter acesso fácil à informação e conhecimentos, pois o que se apresenta como mais importante é encontrar meios de ser crítico para analisar as informações disponibilizadas. Em todo material coletado durante o desenvolvimento da pesquisa procurou-se encontrar indícios das possibilidades oferecidas pela utilização de uma plataforma de ambiente de comunicação virtual como um recurso para potencializar as ações que fomentam a reflexão em um curso de formação de professores em Matemática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares EDUCAÇÃO MATEMaTICA;EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMaTICA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281/3180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 3, Nº 1 (DEZ 2009) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950536220344320 |