Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ruhama Ariella Sabião
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Ensino em Revista
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935
Resumo: This article presents a proposal for evaluating learning in the discipline of History, for Elementary School Final Years, associated with the Project-Based Learning (PBL) methodology (BENDER, 2014). The qualitative research, with a bibliographic approach, had as theoretical assumptions the writings of Fernandes (2009), Depresbiteris and Tavares (2009), Black (2009), Roldão and Ferro (2015), Brandalise (2020), among others, which contributed to the foundation of the Evaluation of/for learning, that is, summative and formative evaluation. In the discipline of History, it was considered that PBL can enhance the evaluation of learning as a participatory and dialogic process, in which teachers and students can experience the teaching-evaluation-learning integration.
id UFU-8_1f2f8a9f60caa7fd4be6fce1780ec22e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/62935
network_acronym_str UFU-8
network_name_str Ensino em Revista
repository_id_str
spelling Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)Evaluación del aprendizaje en Historia: una propuesta para el aprendizaje basado en proyectos (ABP)Avaliação das aprendizagens em História: uma proposta para Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)Avaliação das AprendizagensAvaliação da/para as aprendizagensAprendizagem Baseada em Projetos (ABP)Ensino de HysteriaLearning EvaluationEvaluation of/for learningProject-Based Learning (PBjL)History teachingEvaluación del aprendizajeEvaluación de/para el aprendizajeAprendizaje basado en proyectos (ABP)Enseñanza de la historiaThis article presents a proposal for evaluating learning in the discipline of History, for Elementary School Final Years, associated with the Project-Based Learning (PBL) methodology (BENDER, 2014). The qualitative research, with a bibliographic approach, had as theoretical assumptions the writings of Fernandes (2009), Depresbiteris and Tavares (2009), Black (2009), Roldão and Ferro (2015), Brandalise (2020), among others, which contributed to the foundation of the Evaluation of/for learning, that is, summative and formative evaluation. In the discipline of History, it was considered that PBL can enhance the evaluation of learning as a participatory and dialogic process, in which teachers and students can experience the teaching-evaluation-learning integration.Este artículo presenta una propuesta de evaluación de aprendizajes en la disciplina de Historia, para los Últimos Años de Educación Primaria, asociada a la metodología de Aprendizaje Basado en Proyectos (PBL) (BENDER, 2014). La investigación cualitativa, con enfoque bibliográfico, tuvo como supuestos teóricos los escritos de Fernandes (2009), Depresbiteris y Tavares (2009), Black (2009), Roldão y Ferro (2015), Brandalise (2020), entre otros, que contribuyeron a la fundamento de la Evaluación de / para el aprendizaje, es decir, evaluación sumativa y formativa. En la disciplina de Historia, se consideró que el ABP puede potenciar la evaluación de aprendizajes como un proceso participativo y dialógico, en el que docentes y alumnos pueden experimentar la integración enseñanza-evaluación-aprendizaje.Neste artigo apresenta-se uma proposta de avaliação das aprendizagens na disciplina de História, para o Ensino Fundamental Anos Finais, associada à metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) (BENDER, 2014). A pesquisa qualitativa, de abordagem bibliográfica, teve como pressupostos teóricos os escritos de Fernandes (2009), Depresbiteris e Tavares (2009), Black (2009), Roldão e Ferro (2015), Brandalise (2020), dentre outros, que contribuíram para a fundamentação da Avaliação da/para a aprendizagem, ou seja, a avaliação somativa e formativa. Na disciplina de História, considerou-se que a ABP pode potencializar a avaliação das aprendizagens como um processo participativo e dialógico, no qual professores e alunos podem vivenciar a integração ensino-avaliação-aprendizagem.Neste artigo apresenta-se uma proposta de avaliação das aprendizagens na disciplina de História, para o Ensino Fundamental Anos Finais, associada à metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) (BENDER, 2014). A pesquisa qualitativa, de abordagem bibliográfica teve como pressupostos teóricos os escritos de Fernandes (2009), Depresbiteris (2009), Black (2009), Roldão e Ferro (2015), Brandalise (2020), dentre outros, que contribuíram para a fundamentação da Avaliação da/para a aprendizagem, ou seja, a avaliação somativa e formativa. Na disciplina de História, considerou-se que a ABP pode potencializar a avaliação das aprendizagens como um processo participativo e dialógico, no qual professores e alunos podem vivenciar a integração ensino-avaliação-aprendizagem.Universidade Federal de Uberlândia2023-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/6293510.14393/ER-v30a2023-1Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Continuous Publishing; e001Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Publicación continua; e001Ensino em Re-Vista; v. 30 (2023): Publicação Contínua; e0011983-17300104-3757reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporenghttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935/35653https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935/35654Copyright (c) 2023 Ruhama Ariella Sabião Batista, Mary Ângela Teixeira Brandalisehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Ruhama Ariella SabiãoBrandalise, Mary Ângela Teixeira2024-03-04T14:19:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/62935Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2024-03-04T14:19:40Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)
Evaluación del aprendizaje en Historia: una propuesta para el aprendizaje basado en proyectos (ABP)
Avaliação das aprendizagens em História: uma proposta para Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
title Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)
spellingShingle Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)
Batista, Ruhama Ariella Sabião
Avaliação das Aprendizagens
Avaliação da/para as aprendizagens
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
Ensino de Hysteria
Learning Evaluation
Evaluation of/for learning
Project-Based Learning (PBjL)
History teaching
Evaluación del aprendizaje
Evaluación de/para el aprendizaje
Aprendizaje basado en proyectos (ABP)
Enseñanza de la historia
title_short Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)
title_full Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)
title_fullStr Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)
title_full_unstemmed Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)
title_sort Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)
author Batista, Ruhama Ariella Sabião
author_facet Batista, Ruhama Ariella Sabião
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
author_role author
author2 Brandalise, Mary Ângela Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ruhama Ariella Sabião
Brandalise, Mary Ângela Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação das Aprendizagens
Avaliação da/para as aprendizagens
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
Ensino de Hysteria
Learning Evaluation
Evaluation of/for learning
Project-Based Learning (PBjL)
History teaching
Evaluación del aprendizaje
Evaluación de/para el aprendizaje
Aprendizaje basado en proyectos (ABP)
Enseñanza de la historia
topic Avaliação das Aprendizagens
Avaliação da/para as aprendizagens
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
Ensino de Hysteria
Learning Evaluation
Evaluation of/for learning
Project-Based Learning (PBjL)
History teaching
Evaluación del aprendizaje
Evaluación de/para el aprendizaje
Aprendizaje basado en proyectos (ABP)
Enseñanza de la historia
description This article presents a proposal for evaluating learning in the discipline of History, for Elementary School Final Years, associated with the Project-Based Learning (PBL) methodology (BENDER, 2014). The qualitative research, with a bibliographic approach, had as theoretical assumptions the writings of Fernandes (2009), Depresbiteris and Tavares (2009), Black (2009), Roldão and Ferro (2015), Brandalise (2020), among others, which contributed to the foundation of the Evaluation of/for learning, that is, summative and formative evaluation. In the discipline of History, it was considered that PBL can enhance the evaluation of learning as a participatory and dialogic process, in which teachers and students can experience the teaching-evaluation-learning integration.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935
10.14393/ER-v30a2023-1
url https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935
identifier_str_mv 10.14393/ER-v30a2023-1
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935/35653
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935/35654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ruhama Ariella Sabião Batista, Mary Ângela Teixeira Brandalise
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ruhama Ariella Sabião Batista, Mary Ângela Teixeira Brandalise
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Continuous Publishing; e001
Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Publicación continua; e001
Ensino em Re-Vista; v. 30 (2023): Publicação Contínua; e001
1983-1730
0104-3757
reponame:Ensino em Revista
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Ensino em Revista
collection Ensino em Revista
repository.name.fl_str_mv Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ensinoemrevista@gmail.com
_version_ 1799944218638024704