Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Ensino em Revista |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935 |
Resumo: | This article presents a proposal for evaluating learning in the discipline of History, for Elementary School Final Years, associated with the Project-Based Learning (PBL) methodology (BENDER, 2014). The qualitative research, with a bibliographic approach, had as theoretical assumptions the writings of Fernandes (2009), Depresbiteris and Tavares (2009), Black (2009), Roldão and Ferro (2015), Brandalise (2020), among others, which contributed to the foundation of the Evaluation of/for learning, that is, summative and formative evaluation. In the discipline of History, it was considered that PBL can enhance the evaluation of learning as a participatory and dialogic process, in which teachers and students can experience the teaching-evaluation-learning integration. |
id |
UFU-8_1f2f8a9f60caa7fd4be6fce1780ec22e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/62935 |
network_acronym_str |
UFU-8 |
network_name_str |
Ensino em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL)Evaluación del aprendizaje en Historia: una propuesta para el aprendizaje basado en proyectos (ABP)Avaliação das aprendizagens em História: uma proposta para Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)Avaliação das AprendizagensAvaliação da/para as aprendizagensAprendizagem Baseada em Projetos (ABP)Ensino de HysteriaLearning EvaluationEvaluation of/for learningProject-Based Learning (PBjL)History teachingEvaluación del aprendizajeEvaluación de/para el aprendizajeAprendizaje basado en proyectos (ABP)Enseñanza de la historiaThis article presents a proposal for evaluating learning in the discipline of History, for Elementary School Final Years, associated with the Project-Based Learning (PBL) methodology (BENDER, 2014). The qualitative research, with a bibliographic approach, had as theoretical assumptions the writings of Fernandes (2009), Depresbiteris and Tavares (2009), Black (2009), Roldão and Ferro (2015), Brandalise (2020), among others, which contributed to the foundation of the Evaluation of/for learning, that is, summative and formative evaluation. In the discipline of History, it was considered that PBL can enhance the evaluation of learning as a participatory and dialogic process, in which teachers and students can experience the teaching-evaluation-learning integration.Este artículo presenta una propuesta de evaluación de aprendizajes en la disciplina de Historia, para los Últimos Años de Educación Primaria, asociada a la metodología de Aprendizaje Basado en Proyectos (PBL) (BENDER, 2014). La investigación cualitativa, con enfoque bibliográfico, tuvo como supuestos teóricos los escritos de Fernandes (2009), Depresbiteris y Tavares (2009), Black (2009), Roldão y Ferro (2015), Brandalise (2020), entre otros, que contribuyeron a la fundamento de la Evaluación de / para el aprendizaje, es decir, evaluación sumativa y formativa. En la disciplina de Historia, se consideró que el ABP puede potenciar la evaluación de aprendizajes como un proceso participativo y dialógico, en el que docentes y alumnos pueden experimentar la integración enseñanza-evaluación-aprendizaje.Neste artigo apresenta-se uma proposta de avaliação das aprendizagens na disciplina de História, para o Ensino Fundamental Anos Finais, associada à metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) (BENDER, 2014). A pesquisa qualitativa, de abordagem bibliográfica, teve como pressupostos teóricos os escritos de Fernandes (2009), Depresbiteris e Tavares (2009), Black (2009), Roldão e Ferro (2015), Brandalise (2020), dentre outros, que contribuíram para a fundamentação da Avaliação da/para a aprendizagem, ou seja, a avaliação somativa e formativa. Na disciplina de História, considerou-se que a ABP pode potencializar a avaliação das aprendizagens como um processo participativo e dialógico, no qual professores e alunos podem vivenciar a integração ensino-avaliação-aprendizagem.Neste artigo apresenta-se uma proposta de avaliação das aprendizagens na disciplina de História, para o Ensino Fundamental Anos Finais, associada à metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) (BENDER, 2014). A pesquisa qualitativa, de abordagem bibliográfica teve como pressupostos teóricos os escritos de Fernandes (2009), Depresbiteris (2009), Black (2009), Roldão e Ferro (2015), Brandalise (2020), dentre outros, que contribuíram para a fundamentação da Avaliação da/para a aprendizagem, ou seja, a avaliação somativa e formativa. Na disciplina de História, considerou-se que a ABP pode potencializar a avaliação das aprendizagens como um processo participativo e dialógico, no qual professores e alunos podem vivenciar a integração ensino-avaliação-aprendizagem.Universidade Federal de Uberlândia2023-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/6293510.14393/ER-v30a2023-1Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Continuous Publishing; e001Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Publicación continua; e001Ensino em Re-Vista; v. 30 (2023): Publicação Contínua; e0011983-17300104-3757reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporenghttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935/35653https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935/35654Copyright (c) 2023 Ruhama Ariella Sabião Batista, Mary Ângela Teixeira Brandalisehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Ruhama Ariella SabiãoBrandalise, Mary Ângela Teixeira2024-03-04T14:19:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/62935Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2024-03-04T14:19:40Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL) Evaluación del aprendizaje en Historia: una propuesta para el aprendizaje basado en proyectos (ABP) Avaliação das aprendizagens em História: uma proposta para Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) |
title |
Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL) |
spellingShingle |
Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL) Batista, Ruhama Ariella Sabião Avaliação das Aprendizagens Avaliação da/para as aprendizagens Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) Ensino de Hysteria Learning Evaluation Evaluation of/for learning Project-Based Learning (PBjL) History teaching Evaluación del aprendizaje Evaluación de/para el aprendizaje Aprendizaje basado en proyectos (ABP) Enseñanza de la historia |
title_short |
Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL) |
title_full |
Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL) |
title_fullStr |
Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL) |
title_full_unstemmed |
Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL) |
title_sort |
Evaluation of Learning in History: a proposal for Project-Based Learning (PBL) |
author |
Batista, Ruhama Ariella Sabião |
author_facet |
Batista, Ruhama Ariella Sabião Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Ruhama Ariella Sabião Brandalise, Mary Ângela Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação das Aprendizagens Avaliação da/para as aprendizagens Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) Ensino de Hysteria Learning Evaluation Evaluation of/for learning Project-Based Learning (PBjL) History teaching Evaluación del aprendizaje Evaluación de/para el aprendizaje Aprendizaje basado en proyectos (ABP) Enseñanza de la historia |
topic |
Avaliação das Aprendizagens Avaliação da/para as aprendizagens Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) Ensino de Hysteria Learning Evaluation Evaluation of/for learning Project-Based Learning (PBjL) History teaching Evaluación del aprendizaje Evaluación de/para el aprendizaje Aprendizaje basado en proyectos (ABP) Enseñanza de la historia |
description |
This article presents a proposal for evaluating learning in the discipline of History, for Elementary School Final Years, associated with the Project-Based Learning (PBL) methodology (BENDER, 2014). The qualitative research, with a bibliographic approach, had as theoretical assumptions the writings of Fernandes (2009), Depresbiteris and Tavares (2009), Black (2009), Roldão and Ferro (2015), Brandalise (2020), among others, which contributed to the foundation of the Evaluation of/for learning, that is, summative and formative evaluation. In the discipline of History, it was considered that PBL can enhance the evaluation of learning as a participatory and dialogic process, in which teachers and students can experience the teaching-evaluation-learning integration. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935 10.14393/ER-v30a2023-1 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935 |
identifier_str_mv |
10.14393/ER-v30a2023-1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935/35653 https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/62935/35654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ruhama Ariella Sabião Batista, Mary Ângela Teixeira Brandalise http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ruhama Ariella Sabião Batista, Mary Ângela Teixeira Brandalise http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Continuous Publishing; e001 Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Publicación continua; e001 Ensino em Re-Vista; v. 30 (2023): Publicação Contínua; e001 1983-1730 0104-3757 reponame:Ensino em Revista instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Ensino em Revista |
collection |
Ensino em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ensinoemrevista@gmail.com |
_version_ |
1799944218638024704 |