O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino em Revista |
DOI: | 10.14393/ER-v23n2a2016-6 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36494 |
Resumo: | O presente artigo parte dos seguintes questionamentos: como o trabalho de campo pode alterar o olhar do futuro professor de História sobre a relação entre teoria e prática? Qual seu potencial na formação de professores de história? O texto tem o objetivo de refletir sobre o potencial do trabalho de campo na formação de professores de história e de identificar nas vozes dos futuros professores como eles percebem a relação entre teoria e prática depois da concretização de um trabalho de campo. Foram analisados os relatórios produzidos pelos estudantes do curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), produzidos depois da conclusão do trabalho de campo realizado na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu-se que o trabalho de campo potencializa a formação crítico- reflexiva dos estudantes e possibilita evidenciar a relação entre teoria e prática. PALAVRAS-CHAVE: Trabalho de Campo. Formação de professores. Curso de História. |
id |
UFU-8_71479a3c169c0aa159d7432abff407b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36494 |
network_acronym_str |
UFU-8 |
network_name_str |
Ensino em Revista |
spelling |
O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' educationO presente artigo parte dos seguintes questionamentos: como o trabalho de campo pode alterar o olhar do futuro professor de História sobre a relação entre teoria e prática? Qual seu potencial na formação de professores de história? O texto tem o objetivo de refletir sobre o potencial do trabalho de campo na formação de professores de história e de identificar nas vozes dos futuros professores como eles percebem a relação entre teoria e prática depois da concretização de um trabalho de campo. Foram analisados os relatórios produzidos pelos estudantes do curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), produzidos depois da conclusão do trabalho de campo realizado na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu-se que o trabalho de campo potencializa a formação crítico- reflexiva dos estudantes e possibilita evidenciar a relação entre teoria e prática. PALAVRAS-CHAVE: Trabalho de Campo. Formação de professores. Curso de História. Universidade Federal de Uberlândia2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/3649410.14393/ER-v23n2a2016-6Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-459Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-459Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-4591983-17300104-375710.14393/ER-v23n2a2016-0reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36494/19249Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Júnior, Astrogildo FernandesSousa, José Josberto Montenegro2017-03-03T22:54:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36494Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2017-03-03T22:54:18Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education |
title |
O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education |
spellingShingle |
O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes |
title_short |
O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education |
title_full |
O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education |
title_fullStr |
O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education |
title_full_unstemmed |
O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education |
title_sort |
O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education |
author |
da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes |
author_facet |
da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes Sousa, José Josberto Montenegro Sousa, José Josberto Montenegro |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, José Josberto Montenegro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes Sousa, José Josberto Montenegro |
description |
O presente artigo parte dos seguintes questionamentos: como o trabalho de campo pode alterar o olhar do futuro professor de História sobre a relação entre teoria e prática? Qual seu potencial na formação de professores de história? O texto tem o objetivo de refletir sobre o potencial do trabalho de campo na formação de professores de história e de identificar nas vozes dos futuros professores como eles percebem a relação entre teoria e prática depois da concretização de um trabalho de campo. Foram analisados os relatórios produzidos pelos estudantes do curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), produzidos depois da conclusão do trabalho de campo realizado na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu-se que o trabalho de campo potencializa a formação crítico- reflexiva dos estudantes e possibilita evidenciar a relação entre teoria e prática. PALAVRAS-CHAVE: Trabalho de Campo. Formação de professores. Curso de História. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36494 10.14393/ER-v23n2a2016-6 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36494 |
identifier_str_mv |
10.14393/ER-v23n2a2016-6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36494/19249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-459 Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-459 Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-459 1983-1730 0104-3757 10.14393/ER-v23n2a2016-0 reponame:Ensino em Revista instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Ensino em Revista |
collection |
Ensino em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ensinoemrevista@gmail.com |
_version_ |
1822181556672790528 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/ER-v23n2a2016-6 |