O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, José Josberto Montenegro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino em Revista
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36494
Resumo: O presente artigo parte dos seguintes questionamentos: como o trabalho de campo pode alterar o olhar do futuro professor de História sobre a relação entre teoria e prática? Qual seu potencial na formação de professores de história? O texto tem o objetivo de refletir sobre o potencial do trabalho de campo na formação de professores de história e de identificar nas vozes dos futuros professores como eles percebem a relação entre teoria e prática depois da concretização de um trabalho de campo. Foram analisados os relatórios produzidos pelos estudantes do curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), produzidos depois da conclusão do trabalho de campo realizado na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu-se que o trabalho de campo potencializa a formação crítico- reflexiva dos estudantes e possibilita evidenciar a relação entre teoria e prática. PALAVRAS-CHAVE: Trabalho de Campo. Formação de professores. Curso de História. 
id UFU-8_71479a3c169c0aa159d7432abff407b5
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36494
network_acronym_str UFU-8
network_name_str Ensino em Revista
repository_id_str
spelling O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' educationO presente artigo parte dos seguintes questionamentos: como o trabalho de campo pode alterar o olhar do futuro professor de História sobre a relação entre teoria e prática? Qual seu potencial na formação de professores de história? O texto tem o objetivo de refletir sobre o potencial do trabalho de campo na formação de professores de história e de identificar nas vozes dos futuros professores como eles percebem a relação entre teoria e prática depois da concretização de um trabalho de campo. Foram analisados os relatórios produzidos pelos estudantes do curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), produzidos depois da conclusão do trabalho de campo realizado na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu-se que o trabalho de campo potencializa a formação crítico- reflexiva dos estudantes e possibilita evidenciar a relação entre teoria e prática. PALAVRAS-CHAVE: Trabalho de Campo. Formação de professores. Curso de História. Universidade Federal de Uberlândia2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/3649410.14393/ER-v23n2a2016-6Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-459Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-459Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-4591983-17300104-375710.14393/ER-v23n2a2016-0reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36494/19249Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Júnior, Astrogildo FernandesSousa, José Josberto Montenegro2017-03-03T22:54:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36494Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2017-03-03T22:54:18Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education
title O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education
spellingShingle O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education
da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes
title_short O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education
title_full O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education
title_fullStr O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education
title_full_unstemmed O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education
title_sort O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education
author da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes
author_facet da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes
Sousa, José Josberto Montenegro
author_role author
author2 Sousa, José Josberto Montenegro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Júnior, Astrogildo Fernandes
Sousa, José Josberto Montenegro
description O presente artigo parte dos seguintes questionamentos: como o trabalho de campo pode alterar o olhar do futuro professor de História sobre a relação entre teoria e prática? Qual seu potencial na formação de professores de história? O texto tem o objetivo de refletir sobre o potencial do trabalho de campo na formação de professores de história e de identificar nas vozes dos futuros professores como eles percebem a relação entre teoria e prática depois da concretização de um trabalho de campo. Foram analisados os relatórios produzidos pelos estudantes do curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), produzidos depois da conclusão do trabalho de campo realizado na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu-se que o trabalho de campo potencializa a formação crítico- reflexiva dos estudantes e possibilita evidenciar a relação entre teoria e prática. PALAVRAS-CHAVE: Trabalho de Campo. Formação de professores. Curso de História. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36494
10.14393/ER-v23n2a2016-6
url https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36494
identifier_str_mv 10.14393/ER-v23n2a2016-6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36494/19249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-459
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-459
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 437-459
1983-1730
0104-3757
10.14393/ER-v23n2a2016-0
reponame:Ensino em Revista
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Ensino em Revista
collection Ensino em Revista
repository.name.fl_str_mv Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ensinoemrevista@gmail.com
_version_ 1799944221329719296