Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_0dc0e3319c65462605d4f3593b239cf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26124 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mãesRelação Família-EscolaEducação InfantilFamíliaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Sabe-se que tanto a família quanto a escola necessitam sincronicamente serem parceiras, visando contribuir para que a criança se constitua um ser que possui valores significantes para a própria vida e para a sua formação como indivíduo. Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo estudar como acontece a relação família-escola e qual o papel da família na aprendizagem de crianças de uma instituição infantil de Uberlândia-MG, na perspectiva de 5 mães que tinham filhos matriculados no ano de 2017. Para a realização deste estudo foram definidos a abordagem qualitativa como método de pesquisa; a Psicologia Histórico cultural como referencial teórico; e o questionário como instrumento. Este foi respondido pelas participantes em 30 minutos, na própria instituição em horários e dias previamente agendados. Os resultados apontaram que as mães: têm até dois filhos; casadas; entre 25 e 45 anos; tem, no mínimo, o ensino médio; somente duas estão inseridas no mercado de trabalho; acreditam que a participação da família na escola é essencial para a aprendizagem da criança; consideram-se participativas dentro do contexto escolar; percebem a escola como um espaço complementar à família; consideram-se satisfeitas com o trabalho que é realizado pela equipe institucional; apontam que esta poderia melhorar em relação a antecedência dos avisos e a realização de reuniões periódicas. Assim, ainda que exista uma boa relação família-escola, percebe-se a necessidade de que sejam realizados estudos e ações que visem discutir, construir e implementar propostas de parceria, aproximação e integração entre escola e família.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaSouza, Cirlei Evangelista Silvahttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263Assis, Fernanda BernardesVieira, Nágilla Regina Saraiva VieiraFerreira, Carla Hariele Parreira2019-07-17T16:37:24Z2019-07-17T16:37:24Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Carla Hariele. Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-02-20T06:06:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26124Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-20T06:06:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães |
title |
Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães |
spellingShingle |
Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães Ferreira, Carla Hariele Parreira Relação Família-Escola Educação Infantil Família CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães |
title_full |
Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães |
title_fullStr |
Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães |
title_full_unstemmed |
Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães |
title_sort |
Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães |
author |
Ferreira, Carla Hariele Parreira |
author_facet |
Ferreira, Carla Hariele Parreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Cirlei Evangelista Silva http://lattes.cnpq.br/3098309923269263 Assis, Fernanda Bernardes Vieira, Nágilla Regina Saraiva Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carla Hariele Parreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação Família-Escola Educação Infantil Família CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Relação Família-Escola Educação Infantil Família CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 2019-07-17T16:37:24Z 2019-07-17T16:37:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Carla Hariele. Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Carla Hariele. Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711328759513088 |