Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12039 |
Resumo: | The topic citizenship has been highly studied in the past few years, but few researches relate business social actions to a stronger corporative image. The purpose of this work is to identify how a company s social actions can strengthen its corporative image based on the studies of Maignan, Ferrell (2001) who show corporative citizenship according to legal, ethical, economic and philanthropic aspects in order to answer to stakeholders demands. The "Child Project" held by CTBC Company, which develops activities involving elementary school children and teachers, was analyzed. In this case study, the actions of the "Child Project" in a school of the town of Uberlândia MG, were examined from a research with parents, students and teachers. The results show that the people involved acknowledge CTBC as a citizen company. |
id |
UFU_29a0747b47102825a6481a9ffbc4a5bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/12039 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MGCidadania corporativaImagem empresarialMarketing socialResponsabilidade social da empresaCorporative citizenshipManagerial imageSocial marketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOThe topic citizenship has been highly studied in the past few years, but few researches relate business social actions to a stronger corporative image. The purpose of this work is to identify how a company s social actions can strengthen its corporative image based on the studies of Maignan, Ferrell (2001) who show corporative citizenship according to legal, ethical, economic and philanthropic aspects in order to answer to stakeholders demands. The "Child Project" held by CTBC Company, which develops activities involving elementary school children and teachers, was analyzed. In this case study, the actions of the "Child Project" in a school of the town of Uberlândia MG, were examined from a research with parents, students and teachers. The results show that the people involved acknowledge CTBC as a citizen company.Mestre em AdministraçãoO tema cidadania corporativa vem sendo bastante estudado nos últimos anos, mas poucas pesquisas relacionam as ações sociais empresariais com o fortalecimento da imagem corporativa. Este trabalho visa identificar como as ações sociais de uma empresa podem fortalecer a imagem corporativa, com base nos estudos de cidadania corporativa de Maignan, Ferrell (2001) que apresentam a cidadania corporativa sob as faces legal, ética, econômica e filantrópica de forma a atender às demandas dos stakeholders. Analisou-se o Projeto Criança, realizado pela empresa CTBC, que desenvolve atividades que envolvem crianças e professores de Ensino Fundamental. Neste estudo de caso, analisaram-se as ações do Projeto Criança em uma escola municipal de Uberlândia-MG através de uma pesquisa com pais, alunos e professores. Os resultados indicam que as pessoas envolvidas reconhecem a empresa como uma empresa cidadã, mas ressaltam as vantagens que a mesma obtém com estas ações.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoCiências Sociais AplicadasUFUMoriguchi, Stella Naomihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9Valadão Júnior, Valdir Machadohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792819U6Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarãeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783186Z3Mamede, Talita Tavares2016-06-22T18:30:34Z2006-02-012016-06-22T18:30:34Z2005-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMAMEDE, Talita Tavares. Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12039porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2016-06-23T06:03:55Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/12039Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:03:55Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG |
title |
Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG |
spellingShingle |
Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG Mamede, Talita Tavares Cidadania corporativa Imagem empresarial Marketing social Responsabilidade social da empresa Corporative citizenship Managerial image Social marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG |
title_full |
Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG |
title_fullStr |
Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG |
title_full_unstemmed |
Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG |
title_sort |
Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG |
author |
Mamede, Talita Tavares |
author_facet |
Mamede, Talita Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moriguchi, Stella Naomi http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9 Valadão Júnior, Valdir Machado http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792819U6 Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783186Z3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mamede, Talita Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania corporativa Imagem empresarial Marketing social Responsabilidade social da empresa Corporative citizenship Managerial image Social marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Cidadania corporativa Imagem empresarial Marketing social Responsabilidade social da empresa Corporative citizenship Managerial image Social marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
The topic citizenship has been highly studied in the past few years, but few researches relate business social actions to a stronger corporative image. The purpose of this work is to identify how a company s social actions can strengthen its corporative image based on the studies of Maignan, Ferrell (2001) who show corporative citizenship according to legal, ethical, economic and philanthropic aspects in order to answer to stakeholders demands. The "Child Project" held by CTBC Company, which develops activities involving elementary school children and teachers, was analyzed. In this case study, the actions of the "Child Project" in a school of the town of Uberlândia MG, were examined from a research with parents, students and teachers. The results show that the people involved acknowledge CTBC as a citizen company. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-03-18 2006-02-01 2016-06-22T18:30:34Z 2016-06-22T18:30:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAMEDE, Talita Tavares. Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12039 |
identifier_str_mv |
MAMEDE, Talita Tavares. Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Administração Ciências Sociais Aplicadas UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Administração Ciências Sociais Aplicadas UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569628947087360 |