A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_41138d3cd505393a5c41fb0f6e7893ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/30891 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalíticaChildhood and play in contemporary times: risks and possibilities from the psychoanalytic perspectivePrimeira InfânciaTecnologiaBrincarDesenvolvimentoEarly ChildhoodTechnologyPlayDevelopmentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A infância, primeira fase do desenvolvimento do ser humano, é caracterizada por diversos acontecimentos que marcam de forma significativa o processo de constituição do psiquismo, e entre estes acontecimentos encontra-se o brincar. Esta etapa da vida no contexto atual tem sido atravessada de forma significativa pela tecnologia, caracterizando-se assim uma nova relação entre a criança, o brincar e o mundo, tendo, como possíveis consequências, mudanças no processo de constituição do sujeito e no brincar atual que devem ser refletidas. Neste estudo visa-se compreender como aspectos do atual momento sócio-histórico-cultural estão influenciando o processo de constituição dos sujeitos, suas relações e o brincar contemporâneo pensando sobre a forte presença da tecnologia nesta fase da vida e suas consequências. O método que será utilizado para a realização deste estudo será o levantamento bibliográfico relacionado ao tema da primeira infância, psicanálise, brincar, contemporaneidade e tecnologia. Fontes diversas acerca deste tema estão sendo consultadas com o intuito de subsidiar a reflexão e discussão que ocorrerá a partir da teoria psicanalítica. Os principais aspectos teóricos que embasaram este estudo foram o processo se subjetivação do sujeito, a formação do eu, brincar e inserção da criança no mundo simbólico, relação intrafamiliar e seus impactos nos processos da criança. Tendo como base estes aspectos, foi possível compreender de forma mais profunda o processo de constituição do sujeito, a importância da relação da mesma com o outro que introduza no mundo simbólico e o cuidado que se faz cada dia mais necessário em relação a criança e seu contato com o mundo, principalmente na relação geradora de impasses com o mundo virtual e tecnologia, sendo que o desenvolvimento desta questão e suas consequências são pontos a serem questionados e estudados no decorrer dos próximos os anos, onde será possível observar e compreender de forma mais clara, as consequências da infância vivida nos dias atuais.2022-12-17Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaParavidini, João Luiz Leitãohttp://lattes.cnpq.br/1972943414602000Tachibana, MiriamAraújo, SaraAlves, BrunaSilva, Amanda Fernandes2020-12-30T12:34:29Z2020-12-30T12:34:29Z2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Amanda Fernandes. A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-05T14:39:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30891Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-05T14:39:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica Childhood and play in contemporary times: risks and possibilities from the psychoanalytic perspective |
title |
A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica |
spellingShingle |
A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica Silva, Amanda Fernandes Primeira Infância Tecnologia Brincar Desenvolvimento Early Childhood Technology Play Development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica |
title_full |
A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica |
title_fullStr |
A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica |
title_full_unstemmed |
A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica |
title_sort |
A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica |
author |
Silva, Amanda Fernandes |
author_facet |
Silva, Amanda Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paravidini, João Luiz Leitão http://lattes.cnpq.br/1972943414602000 Tachibana, Miriam Araújo, Sara Alves, Bruna |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Amanda Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeira Infância Tecnologia Brincar Desenvolvimento Early Childhood Technology Play Development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Primeira Infância Tecnologia Brincar Desenvolvimento Early Childhood Technology Play Development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30T12:34:29Z 2020-12-30T12:34:29Z 2020-12-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Amanda Fernandes. A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891 |
identifier_str_mv |
SILVA, Amanda Fernandes. A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569708875841536 |