A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_41138d3cd505393a5c41fb0f6e7893ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/30891
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalíticaChildhood and play in contemporary times: risks and possibilities from the psychoanalytic perspectivePrimeira InfânciaTecnologiaBrincarDesenvolvimentoEarly ChildhoodTechnologyPlayDevelopmentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A infância, primeira fase do desenvolvimento do ser humano, é caracterizada por diversos acontecimentos que marcam de forma significativa o processo de constituição do psiquismo, e entre estes acontecimentos encontra-se o brincar. Esta etapa da vida no contexto atual tem sido atravessada de forma significativa pela tecnologia, caracterizando-se assim uma nova relação entre a criança, o brincar e o mundo, tendo, como possíveis consequências, mudanças no processo de constituição do sujeito e no brincar atual que devem ser refletidas. Neste estudo visa-se compreender como aspectos do atual momento sócio-histórico-cultural estão influenciando o processo de constituição dos sujeitos, suas relações e o brincar contemporâneo pensando sobre a forte presença da tecnologia nesta fase da vida e suas consequências. O método que será utilizado para a realização deste estudo será o levantamento bibliográfico relacionado ao tema da primeira infância, psicanálise, brincar, contemporaneidade e tecnologia. Fontes diversas acerca deste tema estão sendo consultadas com o intuito de subsidiar a reflexão e discussão que ocorrerá a partir da teoria psicanalítica. Os principais aspectos teóricos que embasaram este estudo foram o processo se subjetivação do sujeito, a formação do eu, brincar e inserção da criança no mundo simbólico, relação intrafamiliar e seus impactos nos processos da criança. Tendo como base estes aspectos, foi possível compreender de forma mais profunda o processo de constituição do sujeito, a importância da relação da mesma com o outro que introduza no mundo simbólico e o cuidado que se faz cada dia mais necessário em relação a criança e seu contato com o mundo, principalmente na relação geradora de impasses com o mundo virtual e tecnologia, sendo que o desenvolvimento desta questão e suas consequências são pontos a serem questionados e estudados no decorrer dos próximos os anos, onde será possível observar e compreender de forma mais clara, as consequências da infância vivida nos dias atuais.2022-12-17Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaParavidini, João Luiz Leitãohttp://lattes.cnpq.br/1972943414602000Tachibana, MiriamAraújo, SaraAlves, BrunaSilva, Amanda Fernandes2020-12-30T12:34:29Z2020-12-30T12:34:29Z2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Amanda Fernandes. A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-05T14:39:35Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30891Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-05T14:39:35Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica
Childhood and play in contemporary times: risks and possibilities from the psychoanalytic perspective
title A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica
spellingShingle A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica
Silva, Amanda Fernandes
Primeira Infância
Tecnologia
Brincar
Desenvolvimento
Early Childhood
Technology
Play
Development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica
title_full A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica
title_fullStr A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica
title_full_unstemmed A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica
title_sort A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica
author Silva, Amanda Fernandes
author_facet Silva, Amanda Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paravidini, João Luiz Leitão
http://lattes.cnpq.br/1972943414602000
Tachibana, Miriam
Araújo, Sara
Alves, Bruna
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Primeira Infância
Tecnologia
Brincar
Desenvolvimento
Early Childhood
Technology
Play
Development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Primeira Infância
Tecnologia
Brincar
Desenvolvimento
Early Childhood
Technology
Play
Development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30T12:34:29Z
2020-12-30T12:34:29Z
2020-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Amanda Fernandes. A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891
identifier_str_mv SILVA, Amanda Fernandes. A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569708875841536