Marketing de relacionamento e atendimento ao cliente: Um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de papelaria em Patrocínio - MG
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
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Marketing de relacionamento e atendimento ao cliente: Um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de papelaria em Patrocínio - MGMarketing de relacionamentoAtendimentoClientePequenas empresasPapelariaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIAUFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O Marketing de Relacionamento é uma abordagem estratégica que busca estabelecer e manter relacionamentos de longo prazo com os clientes. Nesse contexto, o atendimento ao cliente desempenha um papel fundamental, pois é por meio dele que a empresa tem a oportunidade de interagir diretamente com seus clientes, compreender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar como uma empresa de pequeno porte do setor de papelaria trabalha o relacionamento por meio do atendimento ao cliente. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, a partir de um estudo de caso da empresa em questão embasado por entrevista, pesquisa documental e observação não participante. Os resultados do estudo indicaram que a empresa procura adotar uma abordagem personalizada, cordial e atenciosa no atendimento. Além disso, a organização demonstra comprometimento em resolver os problemas de forma ágil, visando a satisfação do cliente. Observou-se também a realização de investimentos em treinamento e capacitação dos colaboradores, contribuindo para o melhor desempenho do atendimento fornecido. Quanto às ações de pós-venda, a empresa busca acompanhar a satisfação dos clientes e obter feedbacks por meio do contato dos colaboradores e dos canais de comunicação disponíveis. A pesquisa permitiu verificar que os elementos que a literatura explora com o objetivo de proporcionar um bom atendimento ao cliente estão em consonância com o estudo realizado, mas ainda existem aspectos que podem ser aprimorados pela empresa com o objetivo de melhorar o processo de atendimento ao cliente.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoOliveira, Márcia Freire dehttp://lattes.cnpq.br/5410927608982362Rodrigues, Henrique Geraldohttp://lattes.cnpq.br/7053934714262762Paulo, Renata Rodrigues Daherhttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975Romão, Juliana Aparecida2023-12-05T17:10:41Z2023-12-05T17:10:41Z2023-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROMÃO, Juliana Aparecida. Marketing de relacionamento e atendimento ao cliente: Um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de papelaria em Patrocínio - MG. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39642porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-12-06T06:18:19Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/39642Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-12-06T06:18:19Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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