A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Márcia Maria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35634
Resumo: This present work aims to evaluate the influence of the PIBID contributions in the initial formation of the students of the degree in Chemistry of the Federal University of Uberlândia as scholarship holders of the program, seeking to associate the results obtained with the objectives of the program, to evidence their contributions in the process. formative. For that, a questionnaire with 11 (eleven) discursive questions and 1 (one) multiple-choice question was prepared to be applied to a total of 9 (nine) scholarship holders - former PIBID scholarship holders who are new to the Program, alumni and recent students - both Higher Education students of the degree in Chemistry at the Federal University of Uberlândia. After application of the questionnaire, data were organized, interpreted and analyzed from the answers obtained in a qualitative/interpretative manner. As a conclusive result, it was possible to highlight the importance of inserting the undergraduate/scholarship holder in the context of the basic school during his degree, through PIBID, due to the experiential knowledge acquired along his journey to teaching practice, through the answers of most of the interviewees. Or the influence of PIBID contributions in teacher training.
id UFU_661a5ab916b260dfb9025062c8e5bb17
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35634
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.PIBIDPIBIDFormação inicialInitial formationConcepções dos estudantesConceptions of studentsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAThis present work aims to evaluate the influence of the PIBID contributions in the initial formation of the students of the degree in Chemistry of the Federal University of Uberlândia as scholarship holders of the program, seeking to associate the results obtained with the objectives of the program, to evidence their contributions in the process. formative. For that, a questionnaire with 11 (eleven) discursive questions and 1 (one) multiple-choice question was prepared to be applied to a total of 9 (nine) scholarship holders - former PIBID scholarship holders who are new to the Program, alumni and recent students - both Higher Education students of the degree in Chemistry at the Federal University of Uberlândia. After application of the questionnaire, data were organized, interpreted and analyzed from the answers obtained in a qualitative/interpretative manner. As a conclusive result, it was possible to highlight the importance of inserting the undergraduate/scholarship holder in the context of the basic school during his degree, through PIBID, due to the experiential knowledge acquired along his journey to teaching practice, through the answers of most of the interviewees. Or the influence of PIBID contributions in teacher training.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência das contribuições do PIBID na formação inicial dos estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia enquanto bolsistas do programa, buscando associar os resultados obtidos aos objetivos do programa, para evidenciar suas contribuições no processo formativo. Para tanto foi elaborado um questionário com 11 (onze) questões discursivas e 1 (uma) questão de múltipla escolha para ser aplicado a um total de 9 (nove) bolsistas - ex-bolsistas do PIBID iniciantes do Programa, egressos e alunos recentes - ambos estudantes do Ensino Superior do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia. Após aplicação do questionário, foi feita a organização, interpretação e análise dos dados a partir das respostas obtidas de forma qualitativa/interpretativa. Como resultado conclusivo foi possível destacar a importância de inserir o licenciando/bolsista no contexto da escola básica durante sua licenciatura, através do PIBID, devido aos saberes experienciais adquiridos ao longo da sua jornada para prática docente, através das respostas da maior parte dos entrevistados. Ou da influência contribuições do PIBID na formação docente.Universidade Federal de UberlândiaBrasilQuímicaLima, Viviani Alves dehttp://lattes.cnpq.br/9829786425442334Marques, Deividi Marciohttp://lattes.cnpq.br/3827393881546997Ferreira, Gustavo Maximianohttp://lattes.cnpq.br/2249878998468598Vieira, Márcia Maria2022-08-22T18:38:49Z2022-08-22T18:38:49Z2022-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA,Márcia Maria. A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Custo (Graduação em Química) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35634porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-23T06:27:53Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35634Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-23T06:27:53Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.
title A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.
spellingShingle A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.
Vieira, Márcia Maria
PIBID
PIBID
Formação inicial
Initial formation
Concepções dos estudantes
Conceptions of students
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.
title_full A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.
title_fullStr A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.
title_full_unstemmed A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.
title_sort A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia.
author Vieira, Márcia Maria
author_facet Vieira, Márcia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Viviani Alves de
http://lattes.cnpq.br/9829786425442334
Marques, Deividi Marcio
http://lattes.cnpq.br/3827393881546997
Ferreira, Gustavo Maximiano
http://lattes.cnpq.br/2249878998468598
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Márcia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
PIBID
Formação inicial
Initial formation
Concepções dos estudantes
Conceptions of students
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic PIBID
PIBID
Formação inicial
Initial formation
Concepções dos estudantes
Conceptions of students
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This present work aims to evaluate the influence of the PIBID contributions in the initial formation of the students of the degree in Chemistry of the Federal University of Uberlândia as scholarship holders of the program, seeking to associate the results obtained with the objectives of the program, to evidence their contributions in the process. formative. For that, a questionnaire with 11 (eleven) discursive questions and 1 (one) multiple-choice question was prepared to be applied to a total of 9 (nine) scholarship holders - former PIBID scholarship holders who are new to the Program, alumni and recent students - both Higher Education students of the degree in Chemistry at the Federal University of Uberlândia. After application of the questionnaire, data were organized, interpreted and analyzed from the answers obtained in a qualitative/interpretative manner. As a conclusive result, it was possible to highlight the importance of inserting the undergraduate/scholarship holder in the context of the basic school during his degree, through PIBID, due to the experiential knowledge acquired along his journey to teaching practice, through the answers of most of the interviewees. Or the influence of PIBID contributions in teacher training.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22T18:38:49Z
2022-08-22T18:38:49Z
2022-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA,Márcia Maria. A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Custo (Graduação em Química) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35634
identifier_str_mv VIEIRA,Márcia Maria. A influência das contribuições do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em química da universidade federal de Uberlândia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Custo (Graduação em Química) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711538127634432