Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_70be623331df9b0d25d3b5e31bc827ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33600 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelhoAfetividadeRelação professor-alunoEnsino aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O processo educativo ao longo do tempo passou por várias mudanças, algo relativamente comum para uma sociedade que está em constante crescimento e desenvolvimento. Entretanto, recentemente, a crise sanitária que se instalou mundialmente com a covid-19 ocasionou transformações, ainda que relevantes no âmbito educacional, para além das atuais estruturas que o sistema de ensino brasileiro possui. O isolamento social adotado conduziu as escolas a aderirem ao “ensino remoto” mediado pelas ferramentas tecnológicas. O distanciamento social foi a maneira mais viável adotada pelos órgãos de saúde para conter a disseminação do vírus, sendo que tal medida interferiu diretamente na esfera escolar. Diante disso, vale ressaltar a importância de se discutir o relevante papel que a afetividade possui na relação entre professor e aluno, sendo indispensável ao longo do processo educativo. O objetivo central deste trabalho é abordar a influência da afetividade na relação entre professor e aluno, bem como as implicações e os efeitos provocados no processo pedagógico. Além do mais, é importante também procurar entender como a afetividade trabalhada no ambiente escolar tem impactado a vida dos indivíduos no seio da sociedade. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar como tem sido trabalhado esse vínculo entre docente e discente no modelo de ensino remoto. A metodologia para realizar o trabalho consistiu de uma pesquisa bibliográfica. Evidencia-se que as práticas pedagógicas mediadas com afetividades contribuem para a formação do sujeito de forma não só intelectual, mas também humana. A necessidade da afetividade na relação entre professor e aluno, ainda que dentro do contexto de distanciamento e isolamento social, continua sendo fundamental para construção de um processo de ensino aprendizagem eficaz. Mesmo distantes, é possível que os indivíduos envolvidos no processo educativo constituam uma boa relação na qual as habilidades e competências do sujeito em formação sejam desenvolvidas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaLonghini, Iara Maria Morahttp://lattes.cnpq.br/7922481000336627Longhini, Marcos Danielhttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254x, xxRosa, Paula Tatiane Ribas Campos2021-11-30T17:45:00Z2021-11-30T17:45:00Z2021-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROSA, Paula Tatiane Ribas Campos. Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600porAttribution-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-01T06:20:16Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33600Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-01T06:20:16Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho |
title |
Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho |
spellingShingle |
Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos Afetividade Relação professor-aluno Ensino aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho |
title_full |
Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho |
title_fullStr |
Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho |
title_full_unstemmed |
Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho |
title_sort |
Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho |
author |
Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos |
author_facet |
Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Longhini, Iara Maria Mora http://lattes.cnpq.br/7922481000336627 Longhini, Marcos Daniel http://lattes.cnpq.br/8422119886996254 x, x x |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Relação professor-aluno Ensino aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Afetividade Relação professor-aluno Ensino aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30T17:45:00Z 2021-11-30T17:45:00Z 2021-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, Paula Tatiane Ribas Campos. Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600 |
identifier_str_mv |
ROSA, Paula Tatiane Ribas Campos. Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711304642265088 |