O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_80329840c9ce398dcb431f34223d16b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/25961 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-07-11T20:20:08Z2019-07-11T20:20:08Z2019-07-05MALVEZZI, Cecília Mussa. O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961porUniversidade Federal de UberlândiaGeografiaBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICAGeomarketingEstratégia de mercadoPesquisa de mercadoQuantificação em geografiaEstágio na CognatisO Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMiyazaki, Vitor Koitihttp://lattes.cnpq.br/6624706951578273Oliveira Júnior, Antôniohttp://lattes.cnpq.br/5324545399979626Rodrigues, Gustavo Barbosahttp://lattes.cnpq.br/8733331352821676http://lattes.cnpq.br/6175551714303956Malvezzi, Cecília MussaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Com o avanço da técnica e das tecnologias, se tornou mais desafiador para as empresas aperfeiçoarem seus negócios e conquistarem mais clientes. A pesquisa de mercado vem como um auxílio às empresas para crescerem e desenvolverem estrategicamente no território. Além da pesquisa de mercado, o marketing, juntamente com suas variantes de trabalho, fazem com que a disputa empresarial se torne mais complexa. O geomarketing é uma pesquisa que permite uma análise espacial a partir da investigação de dados sociais, econômicos e demográficos, afim de que se entenda a dinâmica do local estudado e, a partir do diagnóstico, informar se é um bom local para a expansão de pontos de vendas, se é uma boa área para investir em um novo negócio e entre outras diversas aplicabilidades possíveis. Para realizar tal pesquisa, é necessário que haja a coleta e manipulação de dados que, em sua maioria, são oferecidas através de plataformas online, como aquelas disponibilizadas pelo IBGE, por exemplo. A partir disso, os dados são transpostos e trabalhados em SIGs para que facilite a observação da área de estudo a partir de mapas e outras formas de representação espaciais. Porém, é notável que pesquisas em torno do geomarketing ainda são pouco exploradas, principalmente no âmbito da ciência geográfica. Este trabalho visa realizar um ensaio teórico sobre o tema, levantando alguns questionamentos e mostrando a perspectiva geográfica sobre o geomarketing. Para enriquecer o trabalho, foi realizado um estágio na empresa Cognatis, onde foi possível observar como o geomarketing é posto em prática, além de obter experiência no ambiente empresarial e suas diferentes perspectivas através da multidisciplinariedade dos profissionais que atuam nesta área.43info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25961/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALGeomarketingPerspectivaGeográfica.pdfGeomarketingPerspectivaGeográfica.pdfapplication/pdf1833601https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25961/3/GeomarketingPerspectivaGeogr%c3%a1fica.pdff35992c034abaefc1a4f9d56746b5dd2MD53TEXTGeomarketingPerspectivaGeográfica.pdf.txtGeomarketingPerspectivaGeográfica.pdf.txtExtracted texttext/plain80582https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25961/4/GeomarketingPerspectivaGeogr%c3%a1fica.pdf.txtd10803bbf52c199f278a9dbbfd70b329MD54THUMBNAILGeomarketingPerspectivaGeográfica.pdf.jpgGeomarketingPerspectivaGeográfica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25961/5/GeomarketingPerspectivaGeogr%c3%a1fica.pdf.jpg26989947ce4c9e37ede995e1389396feMD55123456789/259612019-07-12 03:06:57.524oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-07-12T06:06:57Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. |
title |
O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. |
spellingShingle |
O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. Malvezzi, Cecília Mussa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICA Geomarketing Estratégia de mercado Pesquisa de mercado Quantificação em geografia Estágio na Cognatis |
title_short |
O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. |
title_full |
O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. |
title_fullStr |
O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. |
title_full_unstemmed |
O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. |
title_sort |
O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. |
author |
Malvezzi, Cecília Mussa |
author_facet |
Malvezzi, Cecília Mussa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miyazaki, Vitor Koiti |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6624706951578273 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, Antônio |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5324545399979626 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rodrigues, Gustavo Barbosa |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8733331352821676 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6175551714303956 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malvezzi, Cecília Mussa |
contributor_str_mv |
Miyazaki, Vitor Koiti Oliveira Júnior, Antônio Rodrigues, Gustavo Barbosa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICA Geomarketing Estratégia de mercado Pesquisa de mercado Quantificação em geografia Estágio na Cognatis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geomarketing Estratégia de mercado Pesquisa de mercado Quantificação em geografia Estágio na Cognatis |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-11T20:20:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-11T20:20:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MALVEZZI, Cecília Mussa. O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961 |
identifier_str_mv |
MALVEZZI, Cecília Mussa. O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Geografia |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25961/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25961/3/GeomarketingPerspectivaGeogr%c3%a1fica.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25961/4/GeomarketingPerspectivaGeogr%c3%a1fica.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25961/5/GeomarketingPerspectivaGeogr%c3%a1fica.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 f35992c034abaefc1a4f9d56746b5dd2 d10803bbf52c199f278a9dbbfd70b329 26989947ce4c9e37ede995e1389396fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110387775078400 |