Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671 |
Resumo: | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento |
id |
UFU_e8363449ba60e9cd48be36238694f19b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/30671 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musicalEscuta musicalEducação do ouvidoEducação musicalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAPesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta monografia tem como objetivo geral delinear a compreensão e o lugar da escuta musical no ensino-aprendizagem de música em um conjunto de 24 estudos publicados em três periódicos da área da educação musical desde o início do século XXI. Propõe-se, como objetivos específicos, mapear os temas aos quais a escuta está associada; localizar diferenças entre os modos e características de escuta apresentadas nos artigos selecionados; localizar concepções (filosóficas, sociológicas, musicológicas, educativo-musicais) dos autores das pesquisas selecionadas quanto à escuta; entender os objetivos das produções científicas ao trabalharem a escuta; reconhecer fundamentos teóricos que embasam produções científicas da área sobre escuta; identificar processos de ensino-aprendizagem da escuta divulgados na área. Os aspectos metodológicos tiveram como base a Teoria Social de Marx (2004; 2007), e foram operacionalizados com as técnicas da “leitura imanente” (LESSA, 2007) e do fichamento estruturado. Concluiu-se que a escuta musical ocupa, de forma geral, um lugar instrumental na pesquisa e no ensino-aprendizagem de música. Os estudos analisados, que em sua maioria foram quantitativos, pouco exploraram a dimensão social da escuta, se voltando a aspectos psicológicos e individuais da percepção musical. A referência oculta de um ideal de ouvido foi detectada, o que ratificou a hipótese do eurocentrismo como elemento basilar no pensamento e na prática pedagógico-musical em torno da escuta.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMúsicaGonçalves, Lilia Neveshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460Morato, Cintia Thaishttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639Cintra, Celso Luiz de Araujohttp://lattes.cnpq.br/3788782913732002Lima, Samuel Alexandre Alves de2020-12-16T17:20:23Z2020-12-16T17:20:23Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Samuel Alexandre Alves de. Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical. 2020. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-12-17T06:15:38Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30671Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-12-17T06:15:38Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical |
title |
Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical |
spellingShingle |
Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical Lima, Samuel Alexandre Alves de Escuta musical Educação do ouvido Educação musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
title_short |
Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical |
title_full |
Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical |
title_fullStr |
Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical |
title_full_unstemmed |
Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical |
title_sort |
Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical |
author |
Lima, Samuel Alexandre Alves de |
author_facet |
Lima, Samuel Alexandre Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Lilia Neves http://lattes.cnpq.br/2899680917014460 Morato, Cintia Thais http://lattes.cnpq.br/1504915383320639 Cintra, Celso Luiz de Araujo http://lattes.cnpq.br/3788782913732002 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Samuel Alexandre Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escuta musical Educação do ouvido Educação musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
Escuta musical Educação do ouvido Educação musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
description |
Pesquisa sem auxílio de agências de fomento |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16T17:20:23Z 2020-12-16T17:20:23Z 2020-12-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Samuel Alexandre Alves de. Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical. 2020. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671 |
identifier_str_mv |
LIMA, Samuel Alexandre Alves de. Ensinar a ouvir: uma discussão crítica sobre a escuta musical em pesquisas na área da educação musical. 2020. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711599861497856 |