Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Elo (Viçosa, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1247 |
Resumo: | Este relato de experiência apresenta os desdobramentos de uma roda de conversa ocorrida em uma escola estadual de Lavras-MG. Objetivava-se com essa atividade promover entre os (as) discentes da referida instituição, a reflexão sobre os temas que também permeiam a sustentabilidade quais sejam, gênero e raça. A partir do vídeo "A História das Coisas", buscou-se pela problematização entre os (as) discentes de como as mulheres negras encontram-se excluídas dos processos de decisão na sociedade brasileira, uma vez que essas não atuam ativamente no processo de aquisição de bens e acumulação de capital sugerida pelo sistema capitalista em que estamos inseridos. Observou-se que realmente ainda há a percepção equivocada de que desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à reciclagem e economia de recursos naturais, e que a equidade nasrelações sociais não é compreendida como parte de uma sociedade sustentável. |
id |
UFV-9_5ba84b6d8ad5c5283ac6e48aefe6696a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1247 |
network_acronym_str |
UFV-9 |
network_name_str |
Elo (Viçosa, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidadeEste relato de experiência apresenta os desdobramentos de uma roda de conversa ocorrida em uma escola estadual de Lavras-MG. Objetivava-se com essa atividade promover entre os (as) discentes da referida instituição, a reflexão sobre os temas que também permeiam a sustentabilidade quais sejam, gênero e raça. A partir do vídeo "A História das Coisas", buscou-se pela problematização entre os (as) discentes de como as mulheres negras encontram-se excluídas dos processos de decisão na sociedade brasileira, uma vez que essas não atuam ativamente no processo de aquisição de bens e acumulação de capital sugerida pelo sistema capitalista em que estamos inseridos. Observou-se que realmente ainda há a percepção equivocada de que desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à reciclagem e economia de recursos naturais, e que a equidade nasrelações sociais não é compreendida como parte de uma sociedade sustentável.Universidade Federal de Viçosa2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/124710.21284/elo.v7i1.320Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 7 No. 1 (2018)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 7 Núm. 1 (2018)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 7 n. 1 (2018)2317-54512317-191X10.21284/elo.v7i1reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1247/652Copyright (c) 2018 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Letícia SilvaPereira, Viviane SantosKalsing, Vera Simone Schaefer2018-11-28T17:37:39Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1247Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2018-11-28T17:37:39Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade |
title |
Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade |
spellingShingle |
Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade Ferreira, Letícia Silva |
title_short |
Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade |
title_full |
Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade |
title_fullStr |
Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade |
title_sort |
Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade |
author |
Ferreira, Letícia Silva |
author_facet |
Ferreira, Letícia Silva Pereira, Viviane Santos Kalsing, Vera Simone Schaefer |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Viviane Santos Kalsing, Vera Simone Schaefer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Letícia Silva Pereira, Viviane Santos Kalsing, Vera Simone Schaefer |
description |
Este relato de experiência apresenta os desdobramentos de uma roda de conversa ocorrida em uma escola estadual de Lavras-MG. Objetivava-se com essa atividade promover entre os (as) discentes da referida instituição, a reflexão sobre os temas que também permeiam a sustentabilidade quais sejam, gênero e raça. A partir do vídeo "A História das Coisas", buscou-se pela problematização entre os (as) discentes de como as mulheres negras encontram-se excluídas dos processos de decisão na sociedade brasileira, uma vez que essas não atuam ativamente no processo de aquisição de bens e acumulação de capital sugerida pelo sistema capitalista em que estamos inseridos. Observou-se que realmente ainda há a percepção equivocada de que desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à reciclagem e economia de recursos naturais, e que a equidade nasrelações sociais não é compreendida como parte de uma sociedade sustentável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1247 10.21284/elo.v7i1.320 |
url |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1247 |
identifier_str_mv |
10.21284/elo.v7i1.320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1247/652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista ELO – Diálogos em Extensão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista ELO – Diálogos em Extensão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 7 No. 1 (2018) Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 7 Núm. 1 (2018) Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 7 n. 1 (2018) 2317-5451 2317-191X 10.21284/elo.v7i1 reponame:Elo (Viçosa, Online) instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
Elo (Viçosa, Online) |
collection |
Elo (Viçosa, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
elo@ufv.br |
_version_ |
1803387498920935424 |