Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Letícia Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Viviane Santos, Kalsing, Vera Simone Schaefer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Elo (Viçosa, Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1247
Resumo: Este relato de experiência apresenta os desdobramentos de uma roda de conversa ocorrida em uma escola estadual de Lavras-MG. Objetivava-se com essa atividade promover entre os (as) discentes da referida instituição, a reflexão sobre os temas que também permeiam a sustentabilidade quais sejam, gênero e raça. A partir do vídeo "A História das Coisas", buscou-se pela problematização entre os (as) discentes de como as mulheres negras encontram-se excluídas dos processos de decisão na sociedade brasileira, uma vez que essas não atuam ativamente no processo de aquisição de bens e acumulação de capital sugerida pelo sistema capitalista em que estamos inseridos. Observou-se que realmente ainda há a percepção equivocada de que desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à reciclagem e economia de recursos naturais, e que a equidade nasrelações sociais não é compreendida como parte de uma sociedade sustentável.
id UFV-9_5ba84b6d8ad5c5283ac6e48aefe6696a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1247
network_acronym_str UFV-9
network_name_str Elo (Viçosa, Online)
repository_id_str
spelling Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidadeEste relato de experiência apresenta os desdobramentos de uma roda de conversa ocorrida em uma escola estadual de Lavras-MG. Objetivava-se com essa atividade promover entre os (as) discentes da referida instituição, a reflexão sobre os temas que também permeiam a sustentabilidade quais sejam, gênero e raça. A partir do vídeo "A História das Coisas", buscou-se pela problematização entre os (as) discentes de como as mulheres negras encontram-se excluídas dos processos de decisão na sociedade brasileira, uma vez que essas não atuam ativamente no processo de aquisição de bens e acumulação de capital sugerida pelo sistema capitalista em que estamos inseridos. Observou-se que realmente ainda há a percepção equivocada de que desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à reciclagem e economia de recursos naturais, e que a equidade nasrelações sociais não é compreendida como parte de uma sociedade sustentável.Universidade Federal de Viçosa2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/124710.21284/elo.v7i1.320Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 7 No. 1 (2018)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 7 Núm. 1 (2018)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 7 n. 1 (2018)2317-54512317-191X10.21284/elo.v7i1reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1247/652Copyright (c) 2018 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Letícia SilvaPereira, Viviane SantosKalsing, Vera Simone Schaefer2018-11-28T17:37:39Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1247Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2018-11-28T17:37:39Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade
title Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade
spellingShingle Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade
Ferreira, Letícia Silva
title_short Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade
title_full Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade
title_fullStr Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade
title_full_unstemmed Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade
title_sort Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade
author Ferreira, Letícia Silva
author_facet Ferreira, Letícia Silva
Pereira, Viviane Santos
Kalsing, Vera Simone Schaefer
author_role author
author2 Pereira, Viviane Santos
Kalsing, Vera Simone Schaefer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Letícia Silva
Pereira, Viviane Santos
Kalsing, Vera Simone Schaefer
description Este relato de experiência apresenta os desdobramentos de uma roda de conversa ocorrida em uma escola estadual de Lavras-MG. Objetivava-se com essa atividade promover entre os (as) discentes da referida instituição, a reflexão sobre os temas que também permeiam a sustentabilidade quais sejam, gênero e raça. A partir do vídeo "A História das Coisas", buscou-se pela problematização entre os (as) discentes de como as mulheres negras encontram-se excluídas dos processos de decisão na sociedade brasileira, uma vez que essas não atuam ativamente no processo de aquisição de bens e acumulação de capital sugerida pelo sistema capitalista em que estamos inseridos. Observou-se que realmente ainda há a percepção equivocada de que desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à reciclagem e economia de recursos naturais, e que a equidade nasrelações sociais não é compreendida como parte de uma sociedade sustentável.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1247
10.21284/elo.v7i1.320
url https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1247
identifier_str_mv 10.21284/elo.v7i1.320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1247/652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista ELO – Diálogos em Extensão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista ELO – Diálogos em Extensão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 7 No. 1 (2018)
Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 7 Núm. 1 (2018)
Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 7 n. 1 (2018)
2317-5451
2317-191X
10.21284/elo.v7i1
reponame:Elo (Viçosa, Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Elo (Viçosa, Online)
collection Elo (Viçosa, Online)
repository.name.fl_str_mv Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv elo@ufv.br
_version_ 1803387498920935424