Concep??es que orientam as pr?ticas pedag?gicas dos professores de Matem?tica da EJA: uma an?lise a partir da perspectiva te?rica do Programa Etnomatem?tica
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3148 |
Resumo: | A pesquisa analisou a pr?tica docente dos professores de Matem?tica da EJA no sentido de identificar uma maior ou menor a??o pedag?gica orientada por algumas tend?ncias atuais da Educa??o Matem?tica, em especial a Etnomatem?tica. Os sujeitos da investiga??o foram os professores de Matem?tica do ensino fundamental e m?dio das escolas p?blicas estaduais da cidade de Montes Claros, MG, Brasil. O levantamento de dados ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu de aplica??o de um question?rio online enviado pela plataforma Google Forms para 39 professores que atendiam ao crit?rio de inclus?o na pesquisa, dos quais 21 retornaram respostas. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas com quatro dos 21 professores que responderam ao question?rio. A an?lise dos dados foi conduzida por meio da t?cnica de An?lise de Conte?do Categorial. As vari?veis textuais dos question?rios propiciaram a constru??o de tr?s Categorias de An?lise nominadas como: 1) Saberes n?o escolares e diversidade cultural? 2) Pr?tica pedag?gica e Matem?tica na EJA? 3) Programa Etnomatem?tica e a??es curriculares. As entrevistas n?o alteraram a constitui??o das Categorias de An?lise, entretanto, as comunica??es dos docentes selecionados nessa etapa possibilitaram um refinamento dessas categorias, revelando a??es vinculadas ao cotidiano e, sobretudo, ?s atividades profissionais dos alunos. A an?lise final das categorias sugeriu tr?s dimens?es intersecionadas na pr?tica docente do professor de Matem?tica da EJA, a saber: a) o professor identifica parcialmente os saberes matem?ticos n?o escolares dos alunos da EJA, b) esses saberes s?o, em parte, considerados nas a??es did?ticas eminentemente vinculadas ?s atividades profissionais dos alunos, c) o professor na maioria das vezes n?o se d? conta de que suas a??es curriculares e de ensino de Matem?tica na EJA guardam alguma conex?o com as tend?ncias em Educa??o Matem?tica, notadamente o Programa Etnomatem?tica. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para maiores reflex?es sobre a forma??o inicial do professor de Matem?tica, para a??es como capacita??o e forma??o continuada do docente, para produ??o de materiais did?ticos mais compat?veis ao ensino de Matem?tica e, sobretudo, para o desenvolvimento de projetos espec?ficos para a EJA, localizados espacialmente e de acordo com as singularidades de cada regi?o do Estado de Minas Gerais. ?Minas s?o muitas? (Guimar?es Rosa). |
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Santana, Jos? Jorge Francisco deFerreira, Adriana AssisCorr?a, Roseli de AlvarengaRamalho, Mara L?ciaLannes, WagnerFranchi, Regina Helena de Oliveira LinoCorr?a, Roseli de AlvarengaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Ferreira, Adriana Assis2023-03-17T20:31:26Z2023-03-17T20:31:26Z20232023-02-13SANTANA, Jos? Jorge Francisco de. Concep??es que orientam as pr?ticas pedag?gicas dos professores de Matem?tica da EJA: uma an?lise a partir da perspectiva te?rica do Programa Etnomatem?tica. 2023. 137 p. Disserta??o (Mestrado Profissional em Educa??o) ? Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2023.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3148A pesquisa analisou a pr?tica docente dos professores de Matem?tica da EJA no sentido de identificar uma maior ou menor a??o pedag?gica orientada por algumas tend?ncias atuais da Educa??o Matem?tica, em especial a Etnomatem?tica. Os sujeitos da investiga??o foram os professores de Matem?tica do ensino fundamental e m?dio das escolas p?blicas estaduais da cidade de Montes Claros, MG, Brasil. O levantamento de dados ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu de aplica??o de um question?rio online enviado pela plataforma Google Forms para 39 professores que atendiam ao crit?rio de inclus?o na pesquisa, dos quais 21 retornaram respostas. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas com quatro dos 21 professores que responderam ao question?rio. A an?lise dos dados foi conduzida por meio da t?cnica de An?lise de Conte?do Categorial. As vari?veis textuais dos question?rios propiciaram a constru??o de tr?s Categorias de An?lise nominadas como: 1) Saberes n?o escolares e diversidade cultural? 2) Pr?tica pedag?gica e Matem?tica na EJA? 3) Programa Etnomatem?tica e a??es curriculares. As entrevistas n?o alteraram a constitui??o das Categorias de An?lise, entretanto, as comunica??es dos docentes selecionados nessa etapa possibilitaram um refinamento dessas categorias, revelando a??es vinculadas ao cotidiano e, sobretudo, ?s atividades profissionais dos alunos. A an?lise final das categorias sugeriu tr?s dimens?es intersecionadas na pr?tica docente do professor de Matem?tica da EJA, a saber: a) o professor identifica parcialmente os saberes matem?ticos n?o escolares dos alunos da EJA, b) esses saberes s?o, em parte, considerados nas a??es did?ticas eminentemente vinculadas ?s atividades profissionais dos alunos, c) o professor na maioria das vezes n?o se d? conta de que suas a??es curriculares e de ensino de Matem?tica na EJA guardam alguma conex?o com as tend?ncias em Educa??o Matem?tica, notadamente o Programa Etnomatem?tica. 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The subjects of the investigation were mathematics teachers of primary and secondary education in state public schools in the city of Montes Claros, MG, Brazil. Data collection occurred in two stages. The first comprised applying an online questionnaire sent through the Google Forms to 39 teachers who met the inclusion criteria in the research, of which 21 returned responses. In the second stage, interviews were conducted with four of the 21 teachers who answered the questionnaire. Data analysis was conducted using the Categorical Content Analysis technique. The textual variables of the questionnaires led to the construction of three Categories of Analysis named as: 1) Non-school knowledge and cultural diversity? 2) Pedagogical practice and Mathematics in EJA? 3) Ethnomathematics Program and curricular actions. The interviews did not change the constitution of the Analysis Categories, however, the communications of the selected teachers in this stage allowed a refinement of these categories, revealing actions linked to the daily life and, above all, to the professional activities of the students. The final analysis of the categories suggested three intersecting dimensions in the teaching practice of the EJA mathematics teacher, namely: a) the teacher partially identifies the non-school mathematical knowledge of the EJA students, b) this knowledge is, in part, considered in the actions didactics eminently linked to the professional activities of the students, c) most of the time, the teacher does not realize that his curricular and mathematics teaching actions in EJA are connected with trends in Mathematics Education, notably the Ethnomathematics Program. The results can contribute to further reflections on the initial formation of the mathematics teacher, for actions such as training and continuing education of the teacher, for the production of teaching materials that are more compatible with the teaching of mathematics and, above all, for the development of projects specific for EJA, located spatially and according to the singularities of each region of the State of Minas Gerais. ?Minas are many? (Guimar?es Rosa).porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessConcep??es que orientam as pr?ticas pedag?gicas dos professores de Matem?tica da EJA: uma an?lise a partir da perspectiva te?rica do Programa Etnomatem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEduca??o Matem?ticaEJADiversidade culturalSaberes n?o escolaresPrograma Etnomatem?ticaMathematics EducationCultural diversityNon-school knowledgeEthnomathematics Programreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTjose_jorge_francisco_santana.pdf.txtjose_jorge_francisco_santana.pdf.txtExtracted texttext/plain380187http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3148/6/jose_jorge_francisco_santana.pdf.txt13d03a47195ace3eeac8a1fdfeb24835MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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A pesquisa analisou a pr?tica docente dos professores de Matem?tica da EJA no sentido de identificar uma maior ou menor a??o pedag?gica orientada por algumas tend?ncias atuais da Educa??o Matem?tica, em especial a Etnomatem?tica. Os sujeitos da investiga??o foram os professores de Matem?tica do ensino fundamental e m?dio das escolas p?blicas estaduais da cidade de Montes Claros, MG, Brasil. O levantamento de dados ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu de aplica??o de um question?rio online enviado pela plataforma Google Forms para 39 professores que atendiam ao crit?rio de inclus?o na pesquisa, dos quais 21 retornaram respostas. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas com quatro dos 21 professores que responderam ao question?rio. A an?lise dos dados foi conduzida por meio da t?cnica de An?lise de Conte?do Categorial. As vari?veis textuais dos question?rios propiciaram a constru??o de tr?s Categorias de An?lise nominadas como: 1) Saberes n?o escolares e diversidade cultural? 2) Pr?tica pedag?gica e Matem?tica na EJA? 3) Programa Etnomatem?tica e a??es curriculares. As entrevistas n?o alteraram a constitui??o das Categorias de An?lise, entretanto, as comunica??es dos docentes selecionados nessa etapa possibilitaram um refinamento dessas categorias, revelando a??es vinculadas ao cotidiano e, sobretudo, ?s atividades profissionais dos alunos. A an?lise final das categorias sugeriu tr?s dimens?es intersecionadas na pr?tica docente do professor de Matem?tica da EJA, a saber: a) o professor identifica parcialmente os saberes matem?ticos n?o escolares dos alunos da EJA, b) esses saberes s?o, em parte, considerados nas a??es did?ticas eminentemente vinculadas ?s atividades profissionais dos alunos, c) o professor na maioria das vezes n?o se d? conta de que suas a??es curriculares e de ensino de Matem?tica na EJA guardam alguma conex?o com as tend?ncias em Educa??o Matem?tica, notadamente o Programa Etnomatem?tica. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para maiores reflex?es sobre a forma??o inicial do professor de Matem?tica, para a??es como capacita??o e forma??o continuada do docente, para produ??o de materiais did?ticos mais compat?veis ao ensino de Matem?tica e, sobretudo, para o desenvolvimento de projetos espec?ficos para a EJA, localizados espacialmente e de acordo com as singularidades de cada regi?o do Estado de Minas Gerais. ?Minas s?o muitas? (Guimar?es Rosa). |
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