Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arce, João Pedro Sperluk
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Mayara Marques de, Vargas, Liane da Silva de, Mello-Carpes, Pâmela Billig
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br/handle/123456789/32886
https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244
Resumo: No ambiente escolar acredita-se que a prática pedagógica baseada em informações equivocadas sobre o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, nesse caso, os neuromitos, é uma das responsáveis pela lacuna existente entre a neurociência e educação. Sendo assim, o programa "POPNEURO: ações para a popularização e divulgação da neurociência" se propôs a trabalhar alguns neuromitos no espaço escolar, elucidando-os. Participaram das ações 113 alunos, sendo 51,3% meninas e 48,6% meninos, com idade média de 11 anos. As ações contaram com atividades teóricas e práticas e cada ação teve duração de 1h e 30min. Como forma de avaliação, foram aplicados questionários estruturados pré e pós-intervenção, este último logo após a ação (imediato) e 30 dias após a ação (tardio). Verificamos que as ações foram exitosas, uma vez que houve aumento no conhecimento dos alunos após as intervenções, elucidando os conceitos trabalhados de forma simples, lúdica e, principalmente, prática, relacionando-os com o cotidiano escolar.
id UFV_865013b0a495525330abfd1f4419179c
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/32886
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitosCérebroEducaçãoDivulgação científicaPopularização da ciênciaBrainEducationScientific divulgationScience popularizationCerebroEducaciónDivulgación científicaPopularización de la cienciaNo ambiente escolar acredita-se que a prática pedagógica baseada em informações equivocadas sobre o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, nesse caso, os neuromitos, é uma das responsáveis pela lacuna existente entre a neurociência e educação. Sendo assim, o programa "POPNEURO: ações para a popularização e divulgação da neurociência" se propôs a trabalhar alguns neuromitos no espaço escolar, elucidando-os. Participaram das ações 113 alunos, sendo 51,3% meninas e 48,6% meninos, com idade média de 11 anos. As ações contaram com atividades teóricas e práticas e cada ação teve duração de 1h e 30min. Como forma de avaliação, foram aplicados questionários estruturados pré e pós-intervenção, este último logo após a ação (imediato) e 30 dias após a ação (tardio). Verificamos que as ações foram exitosas, uma vez que houve aumento no conhecimento dos alunos após as intervenções, elucidando os conceitos trabalhados de forma simples, lúdica e, principalmente, prática, relacionando-os com o cotidiano escolar.In the school environment, it is believed that the pedagogical practice based on misinformation about the functioning of the brain and the nervous system, in this case, the neuromyts, is one of the reasons for the gap that exists between neuroscience and education. Thus, the program "POPNEURO: actions to promote the popularization and dissemination of neuroscience" has proposed to work some neuromyts in the school, elucidating them. 113 students participated in the actions, of which 51.3% were girls and 48.6% were boys, with a mean age of 11 years. The actions counted on theoretical and practical activities and each action lasted 1h and 30min. As a form of evaluation, pre and post-intervention structured questionnaires were applied, the latter immediately after the action (immediate) and 30 days after the action (late). We verified that the actions were successful, since there was an increase in the knowledge of the students after the interventions, elucidating the concepts worked in a simple, playful and, mainly, practical form, related them to the school routine.En el ambiente escolar se cree que la práctica pedagógica basada en información engañosa sobre el funcionamiento del cerebro y del sistema nervioso, en este caso, los neuromitos, es una de las razones de la brecha existente entre la neurociencia y la educación. Por lo tanto, el programa "POPNEURO: acciones para popularización y difusión de la neurociencia" se propuso a trabajar algunos neuromitos en la escuela, buscando la aclaración de ellos. Participaron de las acciones 113 estudiantes, siendo 51,3% mujeres y 48,6% hombres, con edad media de 11 años. Las acciones contaran con actividades teóricas y prácticas y cada acción duró 1 hora y 30 minutos. Como una forma de evaluación, se aplicaron cuestionarios estructurados pre y post-intervención, este último poco después de la acción (inmediato) y 30 días después de la acción (tardío). Verificamos que las acciones tuvieron éxito, ya que hubo un aumento en el conocimiento de los estudiantes después de las intervenciones, elucidando los conceptos trabajados de una manera simple, lúdica y, sobre todo, práctica, relacionandolos con el cotidiano escolar.Revista ELO - Diálogos em Extensão2024-09-16T14:12:04Z2017-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARCE, J. P. S.; SOUZA, M. M. de; VARGAS, L. D. S. de; MELLO-CARPES, P. B. Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 6, n. 1, p. 64-73, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244.2317-5451 (eletrônico)2317-191X (impresso)https://locus.ufv.br/handle/123456789/32886https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244porv. 6, n. 1Creative Commons Attribution Licenseinfo:eu-repo/semantics/openAccessArce, João Pedro SperlukSouza, Mayara Marques deVargas, Liane da Silva deMello-Carpes, Pâmela Billigreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-09-17T06:02:06Zoai:locus.ufv.br:123456789/32886Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-09-17T06:02:06LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos
title Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos
spellingShingle Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos
Arce, João Pedro Sperluk
Cérebro
Educação
Divulgação científica
Popularização da ciência
Brain
Education
Scientific divulgation
Science popularization
Cerebro
Educación
Divulgación científica
Popularización de la ciencia
title_short Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos
title_full Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos
title_fullStr Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos
title_full_unstemmed Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos
title_sort Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos
author Arce, João Pedro Sperluk
author_facet Arce, João Pedro Sperluk
Souza, Mayara Marques de
Vargas, Liane da Silva de
Mello-Carpes, Pâmela Billig
author_role author
author2 Souza, Mayara Marques de
Vargas, Liane da Silva de
Mello-Carpes, Pâmela Billig
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arce, João Pedro Sperluk
Souza, Mayara Marques de
Vargas, Liane da Silva de
Mello-Carpes, Pâmela Billig
dc.subject.por.fl_str_mv Cérebro
Educação
Divulgação científica
Popularização da ciência
Brain
Education
Scientific divulgation
Science popularization
Cerebro
Educación
Divulgación científica
Popularización de la ciencia
topic Cérebro
Educação
Divulgação científica
Popularização da ciência
Brain
Education
Scientific divulgation
Science popularization
Cerebro
Educación
Divulgación científica
Popularización de la ciencia
description No ambiente escolar acredita-se que a prática pedagógica baseada em informações equivocadas sobre o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, nesse caso, os neuromitos, é uma das responsáveis pela lacuna existente entre a neurociência e educação. Sendo assim, o programa "POPNEURO: ações para a popularização e divulgação da neurociência" se propôs a trabalhar alguns neuromitos no espaço escolar, elucidando-os. Participaram das ações 113 alunos, sendo 51,3% meninas e 48,6% meninos, com idade média de 11 anos. As ações contaram com atividades teóricas e práticas e cada ação teve duração de 1h e 30min. Como forma de avaliação, foram aplicados questionários estruturados pré e pós-intervenção, este último logo após a ação (imediato) e 30 dias após a ação (tardio). Verificamos que as ações foram exitosas, uma vez que houve aumento no conhecimento dos alunos após as intervenções, elucidando os conceitos trabalhados de forma simples, lúdica e, principalmente, prática, relacionando-os com o cotidiano escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04
2024-09-16T14:12:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARCE, J. P. S.; SOUZA, M. M. de; VARGAS, L. D. S. de; MELLO-CARPES, P. B. Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 6, n. 1, p. 64-73, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244.
2317-5451 (eletrônico)
2317-191X (impresso)
https://locus.ufv.br/handle/123456789/32886
https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244
identifier_str_mv ARCE, J. P. S.; SOUZA, M. M. de; VARGAS, L. D. S. de; MELLO-CARPES, P. B. Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 6, n. 1, p. 64-73, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244.
2317-5451 (eletrônico)
2317-191X (impresso)
url https://locus.ufv.br/handle/123456789/32886
https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v. 6, n. 1
dc.rights.driver.fl_str_mv Creative Commons Attribution License
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Creative Commons Attribution License
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista ELO - Diálogos em Extensão
publisher.none.fl_str_mv Revista ELO - Diálogos em Extensão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1822610638060388352