Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://locus.ufv.br/handle/123456789/32886 https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244 |
Resumo: | No ambiente escolar acredita-se que a prática pedagógica baseada em informações equivocadas sobre o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, nesse caso, os neuromitos, é uma das responsáveis pela lacuna existente entre a neurociência e educação. Sendo assim, o programa "POPNEURO: ações para a popularização e divulgação da neurociência" se propôs a trabalhar alguns neuromitos no espaço escolar, elucidando-os. Participaram das ações 113 alunos, sendo 51,3% meninas e 48,6% meninos, com idade média de 11 anos. As ações contaram com atividades teóricas e práticas e cada ação teve duração de 1h e 30min. Como forma de avaliação, foram aplicados questionários estruturados pré e pós-intervenção, este último logo após a ação (imediato) e 30 dias após a ação (tardio). Verificamos que as ações foram exitosas, uma vez que houve aumento no conhecimento dos alunos após as intervenções, elucidando os conceitos trabalhados de forma simples, lúdica e, principalmente, prática, relacionando-os com o cotidiano escolar. |
id |
UFV_865013b0a495525330abfd1f4419179c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/32886 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitosCérebroEducaçãoDivulgação científicaPopularização da ciênciaBrainEducationScientific divulgationScience popularizationCerebroEducaciónDivulgación científicaPopularización de la cienciaNo ambiente escolar acredita-se que a prática pedagógica baseada em informações equivocadas sobre o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, nesse caso, os neuromitos, é uma das responsáveis pela lacuna existente entre a neurociência e educação. Sendo assim, o programa "POPNEURO: ações para a popularização e divulgação da neurociência" se propôs a trabalhar alguns neuromitos no espaço escolar, elucidando-os. Participaram das ações 113 alunos, sendo 51,3% meninas e 48,6% meninos, com idade média de 11 anos. As ações contaram com atividades teóricas e práticas e cada ação teve duração de 1h e 30min. Como forma de avaliação, foram aplicados questionários estruturados pré e pós-intervenção, este último logo após a ação (imediato) e 30 dias após a ação (tardio). Verificamos que as ações foram exitosas, uma vez que houve aumento no conhecimento dos alunos após as intervenções, elucidando os conceitos trabalhados de forma simples, lúdica e, principalmente, prática, relacionando-os com o cotidiano escolar.In the school environment, it is believed that the pedagogical practice based on misinformation about the functioning of the brain and the nervous system, in this case, the neuromyts, is one of the reasons for the gap that exists between neuroscience and education. Thus, the program "POPNEURO: actions to promote the popularization and dissemination of neuroscience" has proposed to work some neuromyts in the school, elucidating them. 113 students participated in the actions, of which 51.3% were girls and 48.6% were boys, with a mean age of 11 years. The actions counted on theoretical and practical activities and each action lasted 1h and 30min. As a form of evaluation, pre and post-intervention structured questionnaires were applied, the latter immediately after the action (immediate) and 30 days after the action (late). We verified that the actions were successful, since there was an increase in the knowledge of the students after the interventions, elucidating the concepts worked in a simple, playful and, mainly, practical form, related them to the school routine.En el ambiente escolar se cree que la práctica pedagógica basada en información engañosa sobre el funcionamiento del cerebro y del sistema nervioso, en este caso, los neuromitos, es una de las razones de la brecha existente entre la neurociencia y la educación. Por lo tanto, el programa "POPNEURO: acciones para popularización y difusión de la neurociencia" se propuso a trabajar algunos neuromitos en la escuela, buscando la aclaración de ellos. Participaron de las acciones 113 estudiantes, siendo 51,3% mujeres y 48,6% hombres, con edad media de 11 años. Las acciones contaran con actividades teóricas y prácticas y cada acción duró 1 hora y 30 minutos. Como una forma de evaluación, se aplicaron cuestionarios estructurados pre y post-intervención, este último poco después de la acción (inmediato) y 30 días después de la acción (tardío). Verificamos que las acciones tuvieron éxito, ya que hubo un aumento en el conocimiento de los estudiantes después de las intervenciones, elucidando los conceptos trabajados de una manera simple, lúdica y, sobre todo, práctica, relacionandolos con el cotidiano escolar.Revista ELO - Diálogos em Extensão2024-09-16T14:12:04Z2017-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARCE, J. P. S.; SOUZA, M. M. de; VARGAS, L. D. S. de; MELLO-CARPES, P. B. Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 6, n. 1, p. 64-73, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244.2317-5451 (eletrônico)2317-191X (impresso)https://locus.ufv.br/handle/123456789/32886https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244porv. 6, n. 1Creative Commons Attribution Licenseinfo:eu-repo/semantics/openAccessArce, João Pedro SperlukSouza, Mayara Marques deVargas, Liane da Silva deMello-Carpes, Pâmela Billigreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-09-17T06:02:06Zoai:locus.ufv.br:123456789/32886Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-09-17T06:02:06LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos |
title |
Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos |
spellingShingle |
Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos Arce, João Pedro Sperluk Cérebro Educação Divulgação científica Popularização da ciência Brain Education Scientific divulgation Science popularization Cerebro Educación Divulgación científica Popularización de la ciencia |
title_short |
Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos |
title_full |
Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos |
title_fullStr |
Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos |
title_full_unstemmed |
Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos |
title_sort |
Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos |
author |
Arce, João Pedro Sperluk |
author_facet |
Arce, João Pedro Sperluk Souza, Mayara Marques de Vargas, Liane da Silva de Mello-Carpes, Pâmela Billig |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Mayara Marques de Vargas, Liane da Silva de Mello-Carpes, Pâmela Billig |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arce, João Pedro Sperluk Souza, Mayara Marques de Vargas, Liane da Silva de Mello-Carpes, Pâmela Billig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cérebro Educação Divulgação científica Popularização da ciência Brain Education Scientific divulgation Science popularization Cerebro Educación Divulgación científica Popularización de la ciencia |
topic |
Cérebro Educação Divulgação científica Popularização da ciência Brain Education Scientific divulgation Science popularization Cerebro Educación Divulgación científica Popularización de la ciencia |
description |
No ambiente escolar acredita-se que a prática pedagógica baseada em informações equivocadas sobre o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, nesse caso, os neuromitos, é uma das responsáveis pela lacuna existente entre a neurociência e educação. Sendo assim, o programa "POPNEURO: ações para a popularização e divulgação da neurociência" se propôs a trabalhar alguns neuromitos no espaço escolar, elucidando-os. Participaram das ações 113 alunos, sendo 51,3% meninas e 48,6% meninos, com idade média de 11 anos. As ações contaram com atividades teóricas e práticas e cada ação teve duração de 1h e 30min. Como forma de avaliação, foram aplicados questionários estruturados pré e pós-intervenção, este último logo após a ação (imediato) e 30 dias após a ação (tardio). Verificamos que as ações foram exitosas, uma vez que houve aumento no conhecimento dos alunos após as intervenções, elucidando os conceitos trabalhados de forma simples, lúdica e, principalmente, prática, relacionando-os com o cotidiano escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04 2024-09-16T14:12:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARCE, J. P. S.; SOUZA, M. M. de; VARGAS, L. D. S. de; MELLO-CARPES, P. B. Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 6, n. 1, p. 64-73, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244. 2317-5451 (eletrônico) 2317-191X (impresso) https://locus.ufv.br/handle/123456789/32886 https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244 |
identifier_str_mv |
ARCE, J. P. S.; SOUZA, M. M. de; VARGAS, L. D. S. de; MELLO-CARPES, P. B. Divulgando a neurociência: ações para desmistificação de neuromitos. Revista ELO - Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 6, n. 1, p. 64-73, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244. 2317-5451 (eletrônico) 2317-191X (impresso) |
url |
https://locus.ufv.br/handle/123456789/32886 https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v. 6, n. 1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Creative Commons Attribution License info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Creative Commons Attribution License |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista ELO - Diálogos em Extensão |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista ELO - Diálogos em Extensão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1822610638060388352 |