Reconhecimento das marcas patrocinadoras dos times de Futebol Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanna, Giovani Blasi Martino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carelli, Filipe Gomide, David, Wellington Augusto Lelis, Comini, Luma de Oliveira, Resende, Ítalo Bartole
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/436/384
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17341
Resumo: O futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros e os fatos que cercam esse esporte são constantemente propagados nos diversos meios de comunicação. A vasta divulgação do esporte desperta o interesse de muitas empresas a querer vincular a sua marca a determinado time de futebol com vistas a maximizar seus retornos de exposição, imagem e vendas. O presente estudo objetivou verificar o reconhecimento das marcas patrocinadoras dos times de futebol brasileiro na percepção dos torcedores. O público alvo do estudo foi composto por estudantes universitários selecionados por amostragem não probabilística por conveniência, totalizando 126 estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, no mês de junho de 2015, que foi respondido através de entrevista pessoal e individual. Os resultados demonstraram que 28,3% dos respondentes não torcem por nenhum time e 71,7% torcem por algum time. Considerando apenas a parcela dos respondentes que torcem por algum time, 28,9% não reconhecem nenhuma marca patrocinadora do time que torce e 71,1% reconhecem. Observa-se que a maior parcela dos torcedores reconhece as marcas patrocinadoras do time de futebol. Conclui-se que quando o indivíduo torce por algum time de futebol há um reconhecimento considerável das marcas patrocinadoras.
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