Appropriation of digital media and construction of memes in the classroom: reflections from an intersectional perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Coêlho, Tamires
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva Soares, Juliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7981
Resumo: Com objetivo de refletir sobre o uso das mídias digitais em atividades contra o uso de drogas e analisar o processo de construção de memes sobre esse tema por turmas do 6º ano da EMEB Celina Fialho Bezerra, em Cuiabá, utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação. Há relevância em entender esse impacto das drogas, a partir do contexto de estudantes em uma escola periférica, e a elaboração de memes é uma estratégia que mobiliza a linguagem informal, mais próxima da realidade deles. No entanto, a coleta de memes produzidos durante pesquisa exigiu um olhar interseccional (COLLINS, 2017; 2019; BUENO, 2020) para a emergência de representações de homens negros e como estereótipos desumanizadores podem estar associados a reflexões sobre a Lei 10.639. Constata-se que o meme pode potencializar uma mensagem de forma ética e respeitosa, com criatividade, mas também pode naturalizar materialmente o controle sobre determinadas imagens de alguns grupos sociais, o que não deixa de gerar importantes reflexões na formação de estudantes.
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