“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Medeiros, Rosana Fachel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054
Resumo: Resumo: O celular faz parte do cotidiano das pessoas. Sua popularidade se deve às diferentes possibilidades de uso, como, criar e compartilhar memes. Na internet esse termo é bastante conhecido e faz referência ao fenômeno de viralização de um vídeo ou uma imagem entre usuários. O interesse dessa pesquisa foi analisar comparativamente memes criados por adolescentes, com os memes produzidos por graduandos. Com essa proposta os estudantes puderam problematizar a disseminação dessas produções e tornaram-se autores. Foi interessante perceber que mesmo os estudantes estando em níveis de escolarização distintos suas produções mostraram-se semelhantes. Ambos fizeram referência ao ambiente educacional e trouxeram o humor para as suas criações.
id ULBRA-1_80c802fb18e048e80e85f7c2dc18d193
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7054
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling “Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidadeResumo: O celular faz parte do cotidiano das pessoas. Sua popularidade se deve às diferentes possibilidades de uso, como, criar e compartilhar memes. Na internet esse termo é bastante conhecido e faz referência ao fenômeno de viralização de um vídeo ou uma imagem entre usuários. O interesse dessa pesquisa foi analisar comparativamente memes criados por adolescentes, com os memes produzidos por graduandos. Com essa proposta os estudantes puderam problematizar a disseminação dessas produções e tornaram-se autores. Foi interessante perceber que mesmo os estudantes estando em níveis de escolarização distintos suas produções mostraram-se semelhantes. Ambos fizeram referência ao ambiente educacional e trouxeram o humor para as suas criações.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)de Medeiros, Rosana Fachel2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/705410.29327/227811.24.59-11TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade2358-08011518-491910.29327/227811.24.59reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054/4404Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-25T18:32:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7054Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-08-25T18:32:19Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade
title “Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade
spellingShingle “Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade
de Medeiros, Rosana Fachel
title_short “Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade
title_full “Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade
title_fullStr “Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade
title_full_unstemmed “Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade
title_sort “Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade
author de Medeiros, Rosana Fachel
author_facet de Medeiros, Rosana Fachel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Medeiros, Rosana Fachel
description Resumo: O celular faz parte do cotidiano das pessoas. Sua popularidade se deve às diferentes possibilidades de uso, como, criar e compartilhar memes. Na internet esse termo é bastante conhecido e faz referência ao fenômeno de viralização de um vídeo ou uma imagem entre usuários. O interesse dessa pesquisa foi analisar comparativamente memes criados por adolescentes, com os memes produzidos por graduandos. Com essa proposta os estudantes puderam problematizar a disseminação dessas produções e tornaram-se autores. Foi interessante perceber que mesmo os estudantes estando em níveis de escolarização distintos suas produções mostraram-se semelhantes. Ambos fizeram referência ao ambiente educacional e trouxeram o humor para as suas criações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054
10.29327/227811.24.59-11
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054
identifier_str_mv 10.29327/227811.24.59-11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054/4404
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.24.59
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081465954304